A Bandeira do Elefante e da Arara: O Encontro Fortuito de Gerard van Oost e Oludara

Leandro Jardim
RPG e muito mais
4 min readApr 4, 2019

--

  • Livro de Christopher Kastensmidt

O Encontro Fortuito de Gerard van Oost e Oludara, uma das histórias do universo de A Bandeira do Elefante e da Arara já foi finalista do Prêmio Nebula, da Science Fiction and Fantasy Writers of America, um dos mais importantes prêmios de literatura fantástica do mundo, além de ter sido indicada a outros prêmios internacionais.

Sobre o Autor

Christopher Kastensmidt, 41 anos, norte-amaricano, nascido no Texas, é professor e escritor e mora no Brasil há 10 anos. Nesse tempo, Kastensmidt trabalhou como sócio-diretor da empresa gaúcha de videogames Southlogic Studios, onde negociou dezenas de contratos com empresas estrangeiras e participou da produção de diversos games nos cargos de diretor criativo, game designer, produtor e programador. Ele criou o conceito original e fez o projeto de game design do jogo brasileiro mais vendido no exterior, Casamento dos Sonhos, com mais de um milhão de cópias vendidas. No final, a empresa foi vendida para a multinacional Ubisoft Entertainment, onde trabalhou como Coordenador de Estúdio e Diretor Criativo da Ubisoft Brasil. Ele dá aula na UniRitter e faz consultoria sobre criação de propriedades intelectuais e narrativas, além de continuar com a sua carreira de escritor.

Sinopse do Livro

Na selva tropical do Brasil Colônia, povoada por onças, jibóias, curupiras e Sacis-Pererês, dizem os veteranos que muitas vezes uma mente afiada é mais útil do que uma espada afiada.
Gerard Van Oost e Oludara aprendem essa lição enfrentando os mistérios de um país nascendo entre a floresta e o mar, com aventureiros cruéis, tribos misteriosas, escravidão e montanhas de jóias que incendeiam a imaginação dos homens.
A Bandeira do Elefante e da Arara é um hino às grandes aventuras da literatura universal, e um olhar lúdico e carinhoso ao país que o autor escolheu para viver.

Resenha do Livro

Gerard e Oludara encontram-se em Salvador, após a morte do Boitatá pelos homens de Antônio Deias Caldas e mostram-se destemidos, determinados e homens com valores morais sem precedentes. Raridade no mundo antigo e no mundo atual. Não há como não nos envolvermos com ambos e torcermos para que tudo dê certo ao final.
Gerard enfrenta o preconceito de cristãos contra protestantes no Brasil. O antagonista demonstra a sordidez de Antônio Dias Caldas e a maneira prepotente com que usa seu prestígio diante de todos, colocando Gerard em uma posição difícil diante do governador.
A história de vida de Oludara, feito prisioneiro em Ketu, é outra surpresa. Um negro com astúcia e inteligência para se livrar de inimigos indesejados, mas com talento e intuição para identificar e diferenciar amigos e inimigos.

Versões

Existem duas versões uma é um livro e outra HQ Graphic Novel.

A Série

Romances:
A Bandeira do Elefante e da Arara, Devir Livraria, 2016
Reeditado como “The Elephant and Macaw Banner” (inglês), Guardbridge Books. novembro de 2018

Graphic Novels:
A Bandeira do Elefante e da Arara: O Encontro Fortuito, Devir Livraria, 2014

Série de noveletas — A Bandeira do Elefante e da Arara

Edições em inglês: The Elephant and Macaw Banner
The Catastrophic Ending (livro 11), julho de 2018
An Audacious Affair (livro 10), dezembro de 2017
The Dolorous Birthing (livro 9), junho de 2017
A Minacious Appearance (livro 8), abril de 2017
A Torrential Complication (livro 7), dezembro de 2016
A Tumultuous Convergence (livro 6), abril de 2016
A Preposterous Plight (livro 5), março de 2016
An Inauspicious Visit (livro 4), fevereiro de 2016
The Discommodious Wedding (livro 3), julho de 2015
A Parlous Battle (livro 2), julho de 2015
The Fortuitous Meeting (livro 1), julho de 2015

--

--