Privateer Press Rights and Property image

Além dos Reinos de Ferro: Cryx

Leandro Jardim
RPG e muito mais
6 min readFeb 20, 2019

--

O Império do Pesadelo

Muito a oeste, através dos mares escuros, está o reino das ilhas do Pai Dragão, o grandioso Lorde Toruk.

Privateer Press Rights and Property image

Cryx (pai Dragão Lorde Toruk e os 12 Lordes Lychs)

- o império do pesadelo, a nação dos mortos-vivos e do pai Dragão Toruk, o 1º Dragão de Caen.

Nos mares ocidentais, protegidos por anéis de recifes afiados, uma costa longa e tenebrosa de picos irregulares se projeta a partir de águas escuras, como as presas de uma criatura monstruosa, faminta pelo que há no céu.

Na ilha principal, à sombra das suas selvas e montanhas, terríveis criaturas habitam cidades pútridas e aldeias de arquitetura arruinada e decadente, comungando e apodrecendo como carrapatos em um lobo sarnento.

Embora Cryx seja o lar das legiões mortas-vivas de Lorde Toruk, suas cidades abrigam mortais desesperados e alienados que tentam levar suas vidas dentro das fronteiras do Império dos Pesadelos.

Nesses locais miseráveis, os fracos sobrevivem com a clemência dos mais fortes e os fortes não têm nenhuma clemência.

Os vivos não conseguem morar perto de Toruk e Skell é dominada apenas pelos mortos e pelos poucos sacerdotes do Pai-Dragão nos estágios fi nais de sua transformação imortal.

Todas as coisas na ilha principal estão corrompidas.

Nada é intocável e pouquíssimos forasteiros que viajam para Cryx, mesmo que brevemente, podem dizer que saíram de lá inalterados.

Mesmo as raças familiares são muitas vezes flageladas e transformadas em formas alienígenas para seus parentes no continente.

Além das várias monstruosidades necromânticas que assombram as ilhas, Cryx abriga satyxis, trolloides, ogrun e gobbers, todos participando — e sendo sujeitos aos perigos — do Império dos Pesadelos.

Embora os seres humanos sejam a maioria da população, o reino de Toruk claramente não é um lugar governado por homens vivos.

As áreas selvagens das Ilhas Scharde são o lar de animais terríveis de uma astúcia diabólica.

Eles são movidos por mais do que uma fome instintiva, pois os animais desta terra são capazes de maldade e crueldade, um efeito mais sutil do flagelo espalhado por Toruk, corrompendo bem mais do que se vê a olho nu.

As legiões de Toruk espalham praga, morte e fome em todo Immoren ocidental há séculos.

Antes das Invasões Scharde, o Pai-Dragão e os seus servos eram uma ameaça misteriosa e sem forma, rondando a periferia da civilização.

Mas, nas últimas décadas, eles começaram a fazer sua presença conhecida em todo o continente.

Os dias nos quais Cryx era conhecida como pouco mais de lenda e as depredações esporádicas de seus navios negros não existem mais.

Não é nenhum grande segredo que Toruk tem projetos em Immoren ocidental, embora não seja para as motivações fúteis dos conquistadores mortais. O Pai-Dragão está ocupado com uma antiga guerra e anseia pelo dia em que suas legiões arrasarão as terras de humanos e removerão seus filhos de seus esconderijos, onde serão consumidos pela sua raiva imortal.

Privateer Press Rights and Property image

Relato sobre Cryx no possível ano de 602 DR

- No oeste longínquo, nas águas costeiras infestadas de piratas depois da Costa Quebrada de Cygnar ocidental, ficam as Ilhas Scharde. Na maior delas jaz o reino de Cryx. A costa denteada e auguriosa de Scharde sugere a verdadeira natureza deste território — é uma terra ainda mais sombria e traiçoeira do que aparenta. Seus habitantes são trollóides cruéis, ogruns bestiais, gobbers selvagens, humanos malignos e mestiços distorcidos. Os anões e elfos são raros em Cryx, exceto talvez como escravos nos palácios de obsidiana dos ricos, ou como gado caro nos mercados das cidades portuárias.

Os habitantes da ressecada terra vivem todos em temor, sob a sombra de seu governante, um dragão ancestral chamado Toruk. O Senhor das Serpentes, como é conhecido no continente, domina totalmente este território há séculos, e seus bucaneiros aterrorizam as costas ocidentais de Cygnar e Ord.

Toruk, segundo o que se acredita, é o dragão mais velho do mundo — talvez até mesmo o primeiro dragão. Ele usa seu imenso tamanho e poder para permanecer pessoalmente envolvido na política de seu reino, alegremente esmagando pretensos rebeldes ou agitadores com garras e fogo. Sua corte real se encontra em um gigantesco palácio de pedra negra, aquecido pelo calor da terra ferida abaixo. Por enquanto, Lorde Toruk parece satisfeito em governar seu remoto reino insular, mas todos temem o dia em que ele decidir expandir suas fronteiras.

É sussurrado que o ego de Toruk não conhece limites, e que ele força seus súditos a adorarem-no como a um deus, proibindo todas as outras religiões na terra de Cryx. A veracidade destas afirmações preocupa muitos líderes religiosos do continente, pois diz-se que, de fato, seus clérigos têm poderes negros.

Privateer Press Rights and Property image

A Nação de Cryx: O Imperio do Pesadelo

- O povo dos Reinos de Ferro nunca compreendeu as maquinações de Lorde Toruk e seus lordes liches.

Durante séculos, os invasores cryxianos atacaram as costas de Cygnar, Ord e Khador aparentemente de forma aleatória, massacrando aldeias inteiras sem aviso.

Ocasionalmente, os invasores cryxianos atacavam mais para o interior, mas seus objetivos eram obscuros.

Apenas há algumas décadas, no que veio a ser conhecido como as Invasões Scharde, Cryx realizou uma série de ataques brutais ao longo da costa cygnarana.

O exame atencioso dos eventos pelo Arsenal Cygnarano resultou no Documento Hurstwallen, que chegou à conclusão preocupante de que os ataques aparentemente aleatórios tinham um propósito sinistro: desviar a atenção da invasão Cryx no interior do continente.

Tal ação levou um fruto sombrio a vários locais escondidos, incluindo a Muralha da Serpente e abaixo da Floresta dos Espinhos. Lá, os cryxianos possuem uma rede imensa de túneis e, dentro deles, um complexo de fábricas que rivalizam qualquer uma nas Ilhas Scharde.

As passagens distorcidas foram herdadas de uma raça chamada cephalyx, que estava ansiosa para se juntar com os mortos-vivos de Toruk para fins conhecidos apenas por eles.

Com esta aliança em vigor, o domínio dos lordes liches começou a se espalhar pela Floresta dos Espinhos e além dela.

Necrotécnicos trabalham incessantemente para criar uma legião de gigantes-do-inferno e gigantes-de-ossos para superar qualquer exército cryxiano da história, e os servos à disposição dos senhores liches agora são dezenas de milhares. Os exércitos cryxianos começaram a se mexer, preparando-se para executar a próxima etapa dos planos do Lorde Toruk.

Os Reinos de Ferro sabem que a atividade cryxiana aumentou no continente, mas eles não suspeitam da extensão da morte que se esconde debaixo de seus pés.

No entanto, ninguém viaja sozinho pela Floresta dos Espinhos, onde até mesmo patrulhas armadas começaram a desaparecer, e aqueles que vivem nas margens da grande floresta sussurram sobre formas sinistras se movendo na noite.

Privateer Press Rights and Property image
Privateer Press Rights and Property image

--

--