Erros que narradores de RPG costumam cometer

O livro de Dungeon Master Guide do D&D 5th tem várias dicas ótimas para narradores novatos e em cima dessas dicas uma discussão se seguiu pelo Reddit e a comunidade Roleplaying Games community do Google + que fez gerar um post com 19 erros clássicos de Narradores iniciantes.

Lembrem, errar as vezes também dá XP (ainda mais se for em Dungeon World…)


1. Não usar o feedback que os jogadores dão depois do jogo. Isso inclui não pedir pelo feedback, pra começo de conversa.

2. Você pode tentar fazer muita coisa no jogo, mas nunca conseguirá fazer tudo todas as vezes — especialmente se for novato como narrador.

3. Jogar RPG é supostamente para ser divertido. Não deixe o fato de ser um narrador devorar todo o seu tempo. Lembre-se, nenhum planejamento de encontro sobrevive ao grupo dos personagens.

4. Narrar o jogo como se os jogadores fossem o adversário ao invés de colaboradores, como devem ser.

5. Fazer jogadas que deveriam ser apenas narradas como parte da história.

6. Narrar falhas de uma forma chata. A mais comum é “nada acontece”.

7. Não dar muitas informações ao jogadores. Jogadores precisam de informação para tomar decisões que importam.

8. Ir para um jogo com uma história pronta em vez de uma situação para os jogadores explorarem

9. Não entender ou sentir qual é a ideia do jogo antes de começar. Isso é onde a parte de “sempre diga sim” falha. Uma velha louca dos gatos pode ser engraçada, mas não encaixa num jogo de fantasia medieval de nível 20. Guarde o personagem para depois.

10. Se focam muito neles mesmo. Não de um jeito “olhem para mim, sou o DM”, mas em questão de progressão da história e dos personagens. Pense em narrar como se fosse um anfitrião, ponha as pessoas em primeiro lugar.

11. Se perder em detalhes inúteis. Sim. a história do mundo é legal; mas, se o jogador não se importa, (e não for relevante para o plot do jogo) não é importante.

12. Permitir que nada aconteça quando uma jogada falha. Ao invés disso, avance usando a falha. Cada falha deve resultar em alguma complicação interessante, não um “nada acontece”. Se você não consegue pensar em uma complicação interessante para falha, não deixe que a rolagem comande a sessão, deixe acontecer. Se a falha vai ser chata, não deixem eles falharem.

13. Fazer os jogadores rolarem a mesma coisa, como furtividade ou percepção sem parar até que falhem. Ao invés disse, deixe rolar. Jogadores jogaram um bom teste de furtividade? Deixe eles manterem o resultado pelo resto da cena ao menos que algo mude drasticamente. Re-rolar a mesma coisa várias vezes é chato e fica parecendo injusto.

14. Fazer um cenário sem a ajuda dos jogadores e joga-los nele. Ao invés disso, pergunte que tipo de jogo os personagens querem jogar e quais os objetivos pessoais de seus personagens. Faça o jogo ser sobre os isso. Os jogadores devem perseguir os objetivos que eles acham interessantes e você deve recompensar isso.

15. Deixe os jogadores (o resto da frase poderia ser “deixe os jogadores ganhar” “deixe os jogadores falharem” “deixe os jogadores tentarem” “deixe os jogadores serem heróis/vilões/apresentadores de talk show/o que quer que seja” ) mas, por favor… deixe os jogadores.

16. Se preocupar mais com as regras do que com a história e a sequência do jogo. Por favor: enquanto todos estiverem se divertindo tendo um bom jogo, não importa realmente se você fez cada jogada corretamente.

17. Tentar contar sua história em vez de ajudar os jogadores a contarem as histórias de seus personagens. Presumir que você sabe o que seus jogadores irão fazer ou pior ainda, forçá-los a fazerem o que o seu plot manda. Por que não escreve um livro e lê em voz alta?

18. Acreditar que você pode “ganhar” em um jogo de RPG. Ou mesmo que o narrador joga em competição com os jogadores. Isso é uma maneira garantida de fazer os personagens perderem.

19. O jeito mais fácil de perceber que você está errando como narrador — seja novato ou veterano — é sempre que você se pegar perguntando “como faço para meus personagens fazerem isso…”


E ae? Concordam com esses erros? Acham que existam outros que não foram adicionados? Conhece um narrador assim que poderia ler essas dicas?

Um abraço a todos e muito XP!

Texto original: 19 common mistakes new GMs make