Animação de Critical Role arrecada mais de 4 milhões nos primeiros dias no Kickstarter

Critical Role é a mesa de RPG mais popular do mundo. É um jogo semanal de D&D com dubladores famosos, incluindo o narrador Matthew Mercer (McCree em Overwatch, Edér in Pillars of Eternity). Inicialmente exibido no canal Geek & Sundry, Critical Role já teve sua popularidade reconhecida por Mike Mearls, o cabeça de D&D.

Vox Machina se preparando para o combate

O projeto

Com uma meta inicial de $750.000 dólares, Legend of Vox Machina pretendia fazer uma animação de 22 minutos sobre as aventuras do grupo presente na primeira campanha de Critical Role antes dos eventos da mesma. Várias outras metas aumentaram a extensão desse especial. No momento da publicação desse artigo, já foram financiados 88 minutos de animação.

Diferente da maior parte dos projetos desse tipo, as recompensas não têm relação direta com o conteúdo produzido. Nenhuma delas inclui a animação. O que é oferecido são kits de dados, ringtones, baralhos. Itens com a marca Critical Role. Nesse sentido, Legend of Vox Machina é um dos Kickstarters de sucesso mais fiéis ao espírito da plataforma. Ninguém está dando seu dinheiro para ver um desenho animado. Os fãs estão apoiando uma ideia.

O elenco

Uma fanbase poderosa

As transmissões das mesas de D&D de Critical Role conseguiram conquistar fãs extremamente leais. Conhecidos como critters, eles alimentam o sucesso do programa interagindo no chat das transmissões, divulgando links e criando seu próprio conteúdo.

O impacto dos fãs é tão forte que frequentemente sites citados no programa caem logo depois, não aguentando a quantidade de acessos simultâneos. Esse fenômeno foi apelidado de “critter hug”.

Nesse exato momento, muitos critters estão reunidos no canal de Twitch de Critical Role. Nada está sendo transmitido. Eles só estão acompanhando os números do financiamento e comentando entre si sobre o quão animados estão.

O grupo da temporada atual

Preparando o voo

Pouco tempo atrás, Critical Role anunciou que estava saindo do canal Geek & Sundry para lançar suas streams através de seu canal no Twitch. Isso pode ter soado surpreendente, visto a relação amigável entre os canais, mas a reação dos fãs em geral foi de reafirmar que CR já era maior que o Geek & Sundry faz tempo.

Essa decisão dá ao Critical Role mais controle sobre quaisquer derivados da sua marca, como a animação em processo de financiamento.

A possibilidade de quebrar recordes

O próprio financiamento de Legend of Vox Machina parece destinado a ser lendário. Com sua arrecadação bombástica em pouco mais que um dia, ele já se aproxima dos projetos com maior arrecadação de cinema ou TV da plataforma. A nova temporada de MST3K arrecadou $5.764.229 dólares. O filme de Veronica Mars arrecadou $5.702.153 dólares. Legend of Vox Machina já arrecadou 75% disso e não mostra sinais de parar tão cedo; quebrar esse recorde parece apenas questão de tempo.

Com números dessa magnitude, não é impossível imaginar que a animação de Critical Role se torna o projeto mais bem-sucedido da história do Kickstarter. No momento essa glória pertence ao relógio Pebble Time, com arrecadação de $20.338.986 de dólares. O segundo e terceiro lugar ficam bem atrás: Coolest Cooler com $13.285.226 e Pebble 2 com $12.779.843. Todos esses projetos são de produtos físicos de tecnologia com recompensas médias na casa das centenas de dólares; caso a animação de Critical Role ultrapasse sua arrecadação, isso será realmente impressionante.

Insatisfação entre game designers

Alguns game designers e profissionais de RPG se manifestaram negativamente a respeito do financiamento coletivo em redes sociais. A polêmica recente sobre o preço dos livros digitais de Invisible Sun também parece ter influenciado suas reações.

David Flor, autor indicado ao Ennie, foi irônico em sua afirmação.

Pessoas do RPG: “$99 por um PDF é caro demais!” Mesmas pessoas do RPG: *LEVE TODO O MEU DINHEIRO, CRITICAL ROLE!!!*

Darryl Mott, colunista da EN World, tentou descrever o sentimento em seu Twitter.

Se você está curioso sobre o motivo de game designers gente boa e bem intencionados estarem um pouco chateados com o Kickstarter de Critical Role, eu queria lembrá-lo de que eles arrecadaram quase 10% das vendas brutas de TODA A INDÚSTRIA DO RPG em um ano em cerca de um dia, a partir do trabalho dos designers, que não receberam nada disso.

DC, game designer, foi mais enfático após interações com os critters.

Eu vou só mutar as pessoas. Se você não consegue entender que pessoas vivendo na miséria se sentem mal quando veem milhões de dólares passando por eles, então você provavelmente não tem noção de empatia. Ninguém está atacando seu programa de TV. Capitalismo é uma merda.

É importante enfatizar que a recompensa mais barata do Kickstarter de Legend of Vox Machina custa $20 dólares, enquanto a mais cara custa $25.000 dólares.

O que isso quer dizer para o RPG?

O sucesso do financiamento coletivo de Legend of Vox Machina enfatiza não apenas a popularidade de Critical Role, mas também a de Dungeons & Dragons Quinta Edição. Muitas pessoas duvidaram quando a Wizards of the Coast afirmou que a nova edição já tinha vendido mais cópias que todas as outras. Diante desses números, é muito mais fácil acreditar.

Mais que isso, a possibilidade da animação de Critical Role fazer sucesso significa uma oportunidade de trazer novos jogadores para o hobby. Se Critical Role vai bem, D&D vai bem. Se D&D vai bem, o resto da indústria prospera. O sucesso da animação não é apenas um marco para Critical Role e para o Kickstarter, é um passo gigante no processo de integração de D&D ao mainstream cultural.

Saiba mais

Para o financiamento coletivo da animação (em inglês), clique aqui.

Para o canal Geek & Sundry (em inglês), clique aqui.

Para o canal de Critical Role no Twitch, clique aqui.

Para um artigo da Fortune sobre o sucesso do financiamento (em inglês), clique aqui.