Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=7W3fPKhYvxg

Bethesda plagia aventura de D&D

Alguém devia estar treinando Pickpocket

No dia 7 de maio, fãs de Elder Scrolls receberam a grata surpresa de uma aventura inédita para D&D 5e lançada pela própria Bethesda, ambientada no universo da franquia. Elsweyr é uma aventura em três partes: introdução, lutas e enigmas, confronto climático com um dragão. Infelizmente, ela é uma cópia descarada de uma aventura oficial da Wizards of the Coast.

Elder Scrolls

Você muito provavelmente já sabe disso, mas Elder Scrolls é um longeva franquia de RPGs eletrônicos. Iniciada em 1994 com Elder Scrolls: Arena, a franquia evoluiu conquistando fãs e prêmios. Esse sucesso foi coroado com Skyrim, quinto jogo da franquia principal, que já foi lançado tantas vezes diferentes que provavelmente tem uma versão que roda no seu microondas.

Elsweyr x A Black Road

Quando a Bethesda publicou sobre a aventura em sua página do Facebook, vários fãs de D&D comentaram as similaridades com a aventura A Black Road, da Adventurer’s League. Entre esses fãs estava Paige Leitman, uma das autoras da aventura. Ela escreveu um longo post no Facebook detalhando os plágios. O post foi removido, mas trechos dele foram reproduzidos em diversos canais de imprensa.

Paige Leitman e Ben Heisler

O plágio

Percebam como Elsweyr já começa copiando na introdução. O mais curioso é apresentar a duração em minutos de cada parte — embora isso seja costumeiro para aventuras da Adventurer’s League, não é o caso de Elsweyr. Provavelmente foi esse trecho que começou as suspeitas.

This adventure has three parts; an introduction, some fights and puzzles along the way, and a big fight against a dragon.
(…)
Part 1. 15 minutes
Part 2. 90–120 minutes
Part 3. 5 minutes
- Elsweyr

Compare com…

The adventure has three parts; an introduction, various encounters on the road, and a conclusion. See the DM Appendix: Adventure Flowchart for an overview.
 Part 1. 15 minutes
Part 2. 90–120 minutes
Part 3. 5 minutes
- The Black Road

São muitos outros exemplos de texto copiado. Em alguns casos, palavras são trocadas por sinônimos (que às vezes nem se encaixam bem) para disfarçar o plágio. Acontece muitas vezes e seguindo o mesmo padrão, o que torna extremamente improvável (se não impossível) que seja apenas coincidência.

A reação

Quando a comoção nas redes sociais aumentou, a Bethesda removeu a aventura do Facebook. Ela ainda está disponível no link do Dropbox oferecido inicialmente. A empresa afirmou estar investigando o caso internamente.

Paige Leitman também não está mais se pronunciando sobre o caso.

Saiba mais

Para mais detalhes e exemplos do plágio (em inglês), leia o artigo completo na Ars Technica, nossa fonte principal.

Para outro artigo cobrindo o caso (em inglês), confira o Kotaku.

Para a cobertura de um ponto de vista da comunidade de RPG (em inglês), visite a EN World.

Para uma discussão sobre o assunto (em inglês), confira o fórum do Resetera.

Para comprar a aventura A Black Road, visite a DM’s Guild.

Ou você pode ver nosso Leandro Pug jogando Skyrim no YouTube.