Icons fora de publicação no Brasil

Thiago Rosa
Feb 6 · 2 min read

O RPG de super-heróis Icons, de Steve Kenson, estava sendo publicado no Brasil pela Redbox. Depois de vários adiamentos, ele foi lançado e teve uma boa recepção da comunidade, recebendo muito suporte especialmente na Guilda dos Mestres.

A Redbox optou por não renovar a licença dele por não estar satisfeita com os lucros. O jogo já não consta mais de seu catálogo online.

A seguir, a nota oficial de Dan Ramos publicada no grupo do jogo.

Gente, só porque vocês merecem uma satisfação oficial.

Sim, a gente não renovou a licença do ICONS. Isso é algo que acontece quando se trata de licenciamento e a maioria das empresas não fala muito sobre, mas acho que é uma questão de respeito ser transparente agora.

Nós tínhamos suplementos programados para este ano, mas infelizmente 2018 foi um ano difícil (pra todo mundo) e fizemos algumas reestruturações internas, e nisso tivemos que deixar algumas licenças que acabaram o período de contrato e não deram o retorno mínimo esperado.

Não sei se vocês sabem, mas o mercado norte-americano de RPG é absurdamente maior que o nosso, a ponto de jogos independentes prosperarem. O ICONS segue vivo nas mãos competentes de Steve Kenson e Dan Houser (que faz um grande trabalho de marketing), mas o Brasil não o absorveu em escopo suficiente para custear a continuidade da licença, custo esse que eles não possuem (sem falar nos custos bem menores de produção).

Se fosse pela nossa vontade, teríamos um suporte tão forte quanto, mas capitalismo é selvagem.

Enfim, mas quem sabe no futuro todo esse entusiasmo de vocês não prove que estávamos errados e a licença volte ao país, nas nossas mãos ou de outra editora. Só tenho a agradecer pelo carinho e dedicação, e desejar que vocês produzam muito material de fã legal (e pode ter certeza que se o material for bom, o Dan Houser é um cara aberto o suficiente pra quem sabe até republicar nos EUA).

RPG Notícias

Se você gosta de RPG de mesa, seu lugar é aqui.

Thiago Rosa

Written by

Escritor, tradutor e revisor de RPG. Punk rocker. Bardo na Dragão Brasil. Bloga no RPG Notícias.

RPG Notícias

Se você gosta de RPG de mesa, seu lugar é aqui.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade