MANIFESTO NEW SCHOOL

Tudo o que você precisava saber sobre o mais novo movimento do RPG!

Uma típica sessão new school, onde tudo pode acontecer!

Qualquer um que começou a jogar RPG, independente do ano ou da sua idade, e está cansado de jogos engessados que pararam no tempo, digamos antes dos anos 2000. Apresentamos a Nova Escola. New school — ou nuschool, para os íntimos.

Há uma diferença entre jogos mais antigos e os que fazem parte do new school. Em certo ponto os jogos da nova escola passam pelo “Momento Hype”. Eles podem soar completamente ilógicos para um jogador antigo mas, assim que você aceitar sentir isso, tenho certeza que ficará tão maravilhado quanto Alice ao entrar no país das Maravilhas. Assim, apresento os quatro pontos principais que definem esta faixa de classificação e por sua vez o básico do New School.

O MOMENTO HYPE

Primeiro momento Hype: Meu jogo, minhas Regras
A primeira parte da nova escola fala sobre atitude dos jogadores e status quo. Como o nome sugere, aquele que tem o livro de regras (quase sempre é alguém chamado de mestre, por algum motivo) tem mais razão que os outros em eventuais disputas de regras que possam ocorrer na mesa. É sua responsabilidade e dever, assim como o dono da bola de futebol em uma pelada, decidir quando o jogo começa e acaba.

Segundo Momento Hype: Reinvente a roda 
Os jogos da nova escola não devem cair na tentação de se inspirar no velho, nem mesmo precisam fazer referência a tudo quanto é coisa. Quanto mais obscuro e inovador é o seu sistema ou cenário, mais new school ele é.

Terceiro momento Hype: Alternativo sim, exclusivo nunca 
Não cairás na tentação de ir para grupos indies, os jogos também não devem ser tão exclusivos assim. Normalmente, quanto mais pessoas jogarem ao mesmo tempo, melhor. Não tenha medo de narrar para 11 ou 12 pessoas em uma mesa, mas fique a vontade para narrar para apenas 2 ou 3 se quiser também, o que importa é jogar RPG!

Quarto Momento Hype: A Regra de Bronze
Assim como um gato de Schrodinger, a “Regra de Ouro” habita um patamar de dúvida, onde existe e não existe ao mesmo tempo, por isso existe a regra de bronze. E, como sabemos, cavaleiros de bronze sempre vencem os de ouro, por isso apenas a regra de bronze é capaz de abarcar todo o paradoxo que existe aqui.

DICAS PARA JOGADORES

Dragão fofo > Tiamat feiosa.

1 — Entre com a cara e a coragem; afinal, o que não te mata te deixa mais gordo!

2 — Esqueça masmorras, elas são chatas e repetitivas. Caso entre numa delas, nunca tente checar todos os cômodos da mesma.

3 — Assuma que você pode derrotar qualquer monstro que encontrar, afinal nada supera o poder da amizade!

4 — Esqueça mapas, todos sabemos que nem você nem seu mestre vão se lembrar se aquela montanha estava realmente ali.

5 — Descreva o que você vê, proatividade é melhor do que esperar que o mestre pense em tudo.

6 — Magos são os melhores tanques, nunca se esqueça disso!

7 — Largue os NPCs em qualquer lugar, afinal o que importa é você e seu grupo, sempre!

8 — Escolha uma arma pelo estilo, não pelo dano. Afinal, um sorriso bonito já matou muito mais que uma espada.

9 — Lembre-se, se o seu mestre quiser usa o escudo do mestre, você também pode usar o escudo do jogador!

DICAS PARA MESTRES

E hoje o que aprendemos classe?

1 — Leia os momentos Hype. Se eles não derem um “boom” no seu cérebro, chute o balde e comece a inventar tudo da sua cabeça, cada um tem seu ritmo.

2 — Faça download de várias imagens de gatinhos vestidos de personagens de RPG. Não existe forma melhor de se inspirar para criar coisas do que ver animais em sua mais pura forma de batalha.

3 — Use as regras dos jogos que você lembra na sua cabeça e misture da maneira que achar mais criativa. Se quiser você também pode usar um sistema que já existe, quanto mais novo melhor, mas fuja daqueles com a sigla OSR, isso significa “Drogas Pesadas” em coreano.

4 — Pense na aventura que você quer fazer. Se não quiser ter muito problema você pode se inspirar em algum filme, série, jogo, anime ou mesmo um daqueles livros que vendem com o nome “aventuras prontas”.

5 — Aprenda a fazer pão de alho. Essa é a comida ideal pra qualquer sessão de RPG.

6 — Jogue a aventura e se divirta!

Este é o básico do movimento. Se sentiu representado por um dos pontos? Você é New School. Caso você não tenha entendido nada: Você é New School. E se você riu, você também é New School. Vamos juntos dividir um pão de alho.

No fim do dia, nada desse movimento significa nada, é apenas um hobbie de fazer a mesma piada várias vezes até que ela seja verdade.