O livro digital de Invisible Sun custa 100 dólares

Thiago Rosa
Feb 28 · 2 min read

Quando Monte Cook anunciou seu novo jogo Invisible Sun, ele disse que seria revolucionário. Disse que estaria voltado a solucionar um problema comum entre jogadores adultos: a dificuldade de se reunir e jogar. Disse que a gente nunca tinha visto nada parecido em RPG.

Metade disso foi só marketing vazio. A última parte é verdade. Ninguém nunca tinha visto um jogo tão absurdamente elitista quanto Invisible Sun.

O financiamento coletivo

Quando a campanha de Invisible Sun foi lançada no Kickstarter, ficou bem claro que se tratava de um produto de luxo para poucos. O nível de apoio mais baixo era de 197 dólares, incluindo um cubo preto com o jogo e um medalhão aleatório.

Itens de luxo, especialmente em financiamentos coletivos, fazem sentido. Se alguém pode comprar, saem ganhando o autor e o comprador. Geralmente aparecem opções mais baratas, frequentemente digitais. Às vezes uma opção de “muito obrigado”. Às vezes apenas o livro digital. Invisible Sun não tinha nada disso.

Um jogo para ricos

Conforme a campanha continuou, ficou bem claro que toda a “revolução” prometida pro Monte Cook era só um lifestyle pra gente rica que não ia mais jogar RPG. Invisible Sun não é um jogo para ser colocado em mesa. É um prop caríssimo para ser ostentado por gente endinheirada que quer se sentir RPGista.

Até aí, continua aceitável. Ninguém foi obrigado a nada. O jogo é bem produzido. Os valores para os produtos físicos não estão nem fora da realidade do prometido. Eram apenas artigos de luxo.

O livro digital

Sabe o que não é um artigo de luxo? Um livro digital em formato PDF. É isso que custa 100 dólares no DriveThruRPG. Não inclui nem mesmo versões em mobi e epub. Só mais 100 dólares para obter sua passagem para o trem da ostentação RPGista.

Não existe muita justificativa para um preço tão elevado, tão fora da escala de outros produtos do meio, além de elitismo. Se todo mundo puder jogar Invisible Sun, se todo mundo puder participar desse universo da forma que um livro digital permite, daí a ilusão do lifestyle desaparece.

Pra permitir que seus apoiadores endinheirados continuem limpando pó dos seus cubos pretos e se sentindo muito RPGistas, Monte Cook está impedindo que você jogue o novo jogo dele.

Saiba mais

Para o financiamento coletivo de Invisible Sun, clique aqui.

Se tiver 100 dólares para gastar, clique aqui.

RPG Notícias

Se você gosta de RPG de mesa, seu lugar é aqui.

Thiago Rosa

Written by

Escritor, tradutor e revisor de RPG. Punk rocker. Bardo na Dragão Brasil. Bloga no RPG Notícias.

RPG Notícias

Se você gosta de RPG de mesa, seu lugar é aqui.