One-Page-Settings: Faça dados rolarem no seu cenário!

No começo de 2019, uma nova tendência chegou nas comunidades de RPG do reddit: tratam-se dos One-Page-Settings ou, em tradução livre, cenários de uma página. No final de fevereiro, começamos a acompanhar o surgir do tópico, que cresceu de maneira espontânea. Que tal trazermos essa tendência as comunidades brasileiras de RPG?!

The Mad City Incarnari, por u/latenightzen

Estrutura

A ideia é bem simples, construir um cenário cuja proposta caiba em uma página. A meta é que seja possível jogar aventuras no conteúdo dessa página, que pode ser uma ideia de região, lugar, ou um micro-cenário, tanto para integrar parte de outros jogos em andamento, como para ser um ninho de novos jogos. Tudo feito de forma objetiva e divertida.

Conforme as postagens aumentavam, uma estrutura básica foi adotada pelos posts, baseadas no formato proposto por Dan Felder (u/Dan_Felder), exposta adiante. Vamos apresentar alguns dos cenários postados nas comunidades internacionais, pra quem quiser exemplo de como funciona.

Nome do Lugar/Região

O nome do lugar que sua proposta quer apresentar. Bem simples, sem segredos. Um nome descritivo costuma apresentar o seu diferencial logo de cara, de forma intuitiva. Exemplo: A Floresta dos Ecos (The Echoing Woods).

A Grande Ideia

Aqui é apresentada a premissa básica. A Floresta dos Ecos é uma floresta assombrada que cuida de crianças perdidas e afasta outras pessoas. De uma a três frases, o suficiente para que saiba-se sobre o que se trata a proposta.

O Estilo

Sua página é sobre uma temática cyberpunk? fantasia medieval? contos de fadas? horror? Aqui saberemos que tipo de aventuras tentar encaixar no micro-cenário. A Floresta dos Ecos é um ambiente perfeito para uma aventura de tensão psicológica numa pegada Grimm de contos de fadas.

Habitantes Corriqueiros

Aqui se coloca a parte viva do lugar, que tipo de criaturas podemos encontrar no ambiente apresentado. Moradores, monstros, animais ou mesmo invasores recentes. Animais selvagens, crianças bestiais, brinquedos amaldiçoados e espíritos da floresta podem ser encontrados na Floresta dos Ecos.

Alguns Personagens

Um jogo de RPG geralmente não acontece sem a presença de um ou outro Personagem de Mestre (PdM, ou NPC no inglês). Três a quatro PdMs são o suficiente para plantar a semente de aventura na cabeça dos mestres. Faça-os interessantes. Nas Echoing Woods, Rook é a líder de um grupo de crianças bestiais. Ela quer ser um lobo, e conduz caçadas periódicas pela floresta. A Tia Cinzenta é uma bruxa que faz brinquedos pras crianças, geralmente de pedaços de suas vítimas.

Alguns Rumores

Rumores fazem uns dos melhores tipos de geradores de aventuras, missões e tarefas pras jogadoras. Use sua imaginação para colocar movimento nos possíveis rumores do seu cenário. Cinco rumores são o necessário para ajudar o mestre em seu trabalho. Há rumores que uma espada mágica descansa na Floresta dos Ecos, a única sobrevivente do tempo antes das maldições que assombram o lugar.

O Combustível de Ideias

A última parte, porém não menos importante, é o seu lugar de dialogar com quem irá mestrar usando seu cenário. Exponha ideias de como você conduziria uma aventura ou outra usando o que foi proposto, e também apresente ferramentas que julgue colar bem com o cenário. Seu jogo funciona bem com um Dungeon Master’s Guide ao lado? Talvez uma aventura de temática fantástica e tecnológica caia bem com o Wayfinder’s Guide to Eberron, ou algum outro livro de sua escolha (nem tudo é D&D!).

O post de The Echoing Woods sugere o uso de tabelas aleatórias interessantes que podem ser encontradas aqui. O site dndspeak como um todo, assim como sua fonte, o r/d100, bem como as comunidades de RPG do Facebook podem lhe ajudar nesse quesito.

One-Page-Setting do blog Dungeons & Possums! (PDF)

Alguns cenários de uma página estruturados!

As Dunas de Ferro (The Iron Dunes), publicado pelo usuário u/reubencovington, consiste em um gigantesco deserto metálico, cada grão de “areia” é na verdade um grão de algum minério metálico. Um tom pós-apocalíptico onde podemos encontrar cidades e fábricas de metal abandonadas (ou populadas por uma galera estranha), constructos clockwork, animais com membros metálicos e tubarões de ferrugem. Uma boa tabela de encontros no deserto pode vir a calhar.

uma galera estranha

A Floresta de Vidro é um lugar surreal, também por u/reubencovington,onde tudo não é o que parece. As criaturas mais ameaçadoras são as mais amigáveis, e as mais belas e gentis podem ser seu fim. Flocos de neve afiados como navalha, pessoas-raposa, animais de vidro, arvores de glitter e fadas, muitas fadas. É um cenário de ilusão e contos de fadas não tão agradáveis.

E o meu cenário?!

Com a estrutura em mente, é hora de por a mão na massa. Monte o seu cenário de uma página, tira da gaveta aquele projeto engavetado a 3 anos, ou chama aquele seu amigo cheio de ideia pra participar, e passe a adiante! Quanto mais pessoas postando cenários de uma página, melhor.

Os grupos de RPG nacionais nas redes sociais podem servir como um bom lugar para a publicação ou para achar dicas pertinentes, bem como toda a leva de produtores de conteúdo que temos a disposição. A comunidade nacional de RPG não pode ficar de fora!