Sétimo Mar comprado pela Chaosium

O RPG de capa e espada se muda para a empresa de Chamado de Cthulhu

A Chaosium Inc, editora americana responsável por Chamado de Cthulhu, anunciou a aquisição da John Wick Presents, editora fundada pelo premiado game designer John Wick, criador de Sétimo Mar e Lenda dos Cinco Anéis.

Sucessos e dificuldades

Em 2015, John Wick comprou os direitos de Sétimo Mar da editora Alderac, que havia publicado a primeira edição do jogo. No ano seguinte, John Wick montou uma equipe de expoentes do desenvolvimento indie para lançar o financiamento coletivo da segunda edição do jogo.

Realizada pelo Kickstarter, a campanha de financiamento coletivo de Sétimo Mar arrecadou mais de um milhão de dólares. Na época, essa foi a maior arrecadação obtida em uma campanha de financiamento coletivo de RPG, superando a terceira edição de Exalted da Onyx Path.

O resultado? Vários livros de capa dura e miolo colorido, ricamente ilustrados, retratando o mundo de Théah. A JWP cresceu, contratou vários funcionários, fez outro financiamento coletivo para Khitai, um continente baseado na Ásia.

Então vieram os problemas. Suplementos encalhados por tiragens altas demais. Uma tentativa de videogame que fracassou. Dificuldade de comunicação com editoras licenciadas em outros países. Em 2018, começaram as demissões. As coisas não estavam boas para a JWP.

John Wick

Só Cthulhu salva

O designer de jogos John Wicks sempre foi um fã da Chaosium e de Chamado de Cthulhu. Assim, quando a empresa apresentou uma proposta para comprar a JWP, havia poucas dúvidas sobre a aceitação.

A Chaosium pretende lançar todos os lançamentos planejados dos financiamentos coletivos de Sétimo Mar e de Khitai. A antiga editora agora é um setor dentro da Chaosium, com o próprio John Wick mantendo controle criativo sobre suas criações. Quanto da equipe da JWP fará a transição junto com ele ainda não foi divulgado.

E no Brasil?

Aqui na terrinha, Sétimo Mar é uma publicação da New Order Editora. Embora eles ainda não tenham tido uma conversa oficial com a Chaosium, eles também publicam Chamado de Cthulhu. Nada leva a crer que ocorrerão problemas com a licença.

Saiba mais

Para obter Sétimo Mar em português, visite a página da New Order Editora.

Para o anúncio oficial da compra (em inglês), clique aqui.

Para o Kickstarter de Sétimo Mar (em inglês), clique aqui.