A Dona do Pedaço: existem limites para a ficção na vida real?

+ d’Duas
Narrativas midiáticas e deslizamentos
7 min readNov 27, 2019

--

Ana Clara Fernandes, Gabriela Valentina Guedes São Thiago

Esclareceremos como realizar uma transição entre novela real e virtual da novela mais famosa do Brasil. Esperamos que gostem!

O que é um programa híbrido?

Os canais de distribuição podem ser considerados como o conjunto de empresas e identificados como garantia de que um produto chegará ao consumidor final. Esse conceito também pode ser chamado de canal de marketing ou canal comercial. Um canal híbrido é aquele que a empresa utiliza intermediários, mas assume parte do processo de contato com seus clientes.

“Uma TV híbrida com interação entre o sistema de transmissão e o mundo da banda larga. A ação de cada sistema, separado, é limitado; foi apenas o vislumbre de todo o potencial de interação dos dois que nasceu na TV Híbrida.

A individualização do conteúdo é o ponto central que envolve uma TV híbrida. Assistir televisão realizando outras tarefas simultâneas foi se tornando um crime muito comum para grande parte dos espectadores. A internet potencializou esse hábito e assistir à televisão conectada à internet hoje é um comportamento natural para muitos espectadores.

No Brasil, 73% da população conectada utiliza uma TV enquanto acessa a Internet ao mesmo tempo. Portanto, a TV Híbrida já possui um nicho de mercado altamente fidelizado e com um já estabelecido. Isso é algo que não pode ser ignorado, pois fornece uma enorme variedade de possibilidades de interação com este público que a televisão pelo ar nunca consegue estabelecer, principalmente na questão da publicidade dirigida. ”

(Matéria Revista Fórum: "O futuro da televisão no Brasil? Ser híbrida")

Um motivo que é apontado como fator principal para o consumo de programas de TV na Internet é a facilidade de ver programas no horário da TV. A TV híbrida não tem como ponto positivo apenas alcançar um público que está deixando de assistir televisão tradicional. Os pontos convergentes entre os dois sistemas são mais amplos e alteram o modo como a TV tradicional se relaciona com a audiência.

Um programa híbrido segue a mesma lógica. A interatividade entre diversos meios, principalmente, e a entrega do conteúdo audiovisual para milhões de pessoas - sem estarem “presas” apenas na TV.

Resumo da novela

Um exemplo de programa híbrido é uma novela das 21h da Rede Globo, “A Dona do Pedaço”, com o personagem Vivi Guedes, interpretada por Paolla Oliveira. Uma novela escrita por Walcyr Carrasco gera muitas discussões, sendo vista como a mais interativa da Rede Globo até agora.

Sua história é parecida com alguns episódios já explorados em outras telenovelas, como "Vale Tudo", além de todo o conflito amoroso que a personagem principal (Maria da Paz) envolve. Passado os anos o personagem de Juliana Paes, desenvolve o mesmo talento de sua avó e se torna rico: ela se transforma em uma grande boleira.

Como qualquer novela, ela apresenta histórias paralelas ao protagonista, e é nesse contexto que entra a história de Vivi Guedes, uma personagem que representa a profissão mais recente que temos, uma famosa influência digital. A atriz Paolla Oliveira dá vida a uma mulher que, com beleza e carisma, acabou se encontrando nessa profissão e se tornando a maior influenciadora do país já nos primeiros episódios.

Recentemente, uma novela teve seu desfecho e muitas pessoas perguntaram como seria o final do personagem e mantiveram uma página no ar. Esperamos que Walcyr tenha dado um digno final e já esperado a ela. Com toda a situação de extremo horror que vive, um influenciador vê finalmente livre para viver seu grande amor e deixa sua vida para trás, logo e porém, isso inclui uma internet. Antes de partir, ela faz um último vídeo na sua página, se despede e agradece por todo o carinho que recebeu. Essa despedida foi ambígua, pois Vivi se despediu de seus “seguintes” e sua antiga vida ao mesmo passo em que Paolla se despediu de seu trabalho. Foi sua última postagem, vista como uma novela e junto com uma rede social, Vivi Guedes não volta às telinhas, trazendo uma excelente história final: atriz e personagem.

Por que o programa é híbrido?

Como forma de chamar mais a atenção dos espectadores e trazer para a história contada na novela, um episódio criado pelo Instagram do personagem ( @estiloviviguedes ) mostrando sua vida “real”. Como as publicações nessa rede social são atualizadas simultaneamente com o horário da novela, dar uma idéia de que é a própria personagem que está mexendo na sua conta e interagindo com pessoas em tempo real.

Ao longo da novela, o marketing digital já está em sua parte superior. Vivi Guedes não é apenas uma personagem coadjuvante, ela se transforma em uma pessoa real, quase anulando uma atriz própria, que distorce entre Vivi Guedes personagem secundária, um influenciador digitale a Paolla Oliveira para as telinhas. Afinal, todas as novidades, bastidores e participações relatam uma novidade para a página da Vivi, para os "seguimores" - telespectadores reais que se convertem em seguidores reais para o Instagram da blogueira famosa. É importante citar que sem o público essa ideia nunca terá dado certo, assim como uma influenciadora digital no mundo real não fica famosa sem seus seguidores. Sabe quando o Instagram do personagem foi criado, atingiu um número alto de seguidores, um milhão e até o final da novela acumulando um total de 2,3 milhões - um número muito maior, inclusive, que influencia várias influências da vida real. Baseado nesses números fica o questionamento: até onde vai os limites da ficção na vida real?

Uma convergência do real e do virtual na novela: especificando as hibridizações

Das telinhas para redes sociais, o Instagram da famosa blogueira saiu dos roteiros e foi para o mundo digital. O @estiloviviguedes foi reconhecido como Instagram oficial e chegou a uma incrível marca de 2,3 milhões de seguidores. Através de seu perfil, Vivi compartilha sua rotina: looks, ensaios fotográficos e fotos com familiares e amigos.

O engajamento dos seguidores foi tão grande que um personagem começou a fazer publicidade para marcas reais. Alguns dos seus maiores patrocinadores foram: uma famosa marca de cosméticos Avon, uma concessionária Fiat, uma marca de produtos de cabelo DutyColor e o serviço de entrega mais conhecido, o iFood Brasil.

O sentido da realidade do personagem não surge em nenhum momento em que as cenas são exibidas e postagens viam logo em seguida, em simultaneidade. Por exemplo, temos como fotos que foram tiradas em estúdio durante uma cena da novela para o seu Instagram e postadas logo após ir ao ar - muitas delas antes mesmo de terminar. Uma observação interessante é que Vivi trabalhou com estilistas reais, como André Nicolau e Fernando Tomaz. Outro exemplo que cria essa impressão falsa foi o uso das ferramentas “InstaStories” e “Destaques” do Instagram. Como cenas mostradas em um blog, gravando uma história pelo seu celular, e segundos depois basta atualizar o seu perfil e eles estavam postados, como se fossem em tempo real.

foto 1; foto 2

Além desses estilos de publicidades virtuais, também tiveram as publicidades televisivas, num formato ainda não conhecido. A personagem de Paolla Oliveira, em parceria com a Fiat, fez o merchan da marca entre os intervalos da novela. Enquanto ainda nas cenas já mostrava a Vivi no studio se preparando em meio aos carros, o intervalo era anunciado com a música e a identidade da novela e, sem cortes, Vivi saía “andando” do cenário da ficção para o cenário da propaganda, um cenário real. Esse formato também foi aplicado com a propaganda da popular rede Casas Bahia, tendo as cenas protagonizadas por Maria da Paz e Rock, personagem de Caio Castro. Ambas empresas, Fiat e Casas Bahia, já são conhecidas por fazerem propaganda em horário nobre e, portanto, houve um deslizamento entre a novela e suas publicidades, num quadro chamado “Casa de Novela” no caso da rede de varejo.

foto 3; foto 4

Outra forma abordada na novela foi a intermídia, ou seja, o deslizamento de um programa para outro de mesmo formato. Como a temática da novela girava em torno de bolos, foi criado um programa dentro da novela, o “Best Cake” com figuras famosas, como Dudu Bertolini, Carole Crema, Angélica e a própria personagem Vivi Guedes. O programa também não ficou isento de merchan, fazendo divulgação pra marca Electrolux, devido ao contexto do mesmo. Além desse, a personagem também fez uma participação no programa Mais Você, como os convidados famosos fazem.

foto 5; foto 6

foto 7

Curiosidades

O engajamento da página foi tão grande que depois de uma novela terminar, os quais decidiu deixar o perfil de Vivi Guedes no ar, porém administrado pela Rede Globo, ou que irritou os fãs. Esse desapontamento é proporcional ao efeito que um personagem gera ao sair das telinhas: uma mistura da realidade e da virtualidade causa um sentimento de afeto por parte dos telespectadores que podem sofrer os seguidores. Vivi Guedes se personificou em outra imagem, distinta de Vivi Guedes coadjuvante e de Paolla Oliveira, atriz que deu vida.

--

--