Yo digo R, tu dices BD!

Sussu Arbex
Narrativas midiáticas e deslizamentos
3 min readNov 27, 2019

Açucena Arbex, Luiza Monteiro, Samuel Reis

A banda mexicana RBD, formada por: Anahí, Dulce Maria, Maite, Poncho, Christopher e Christian, surgiu dentro da telenovela Rebelde (seriada em três temporadas). Estreou no México em 2004 e no ano seguinte começou a ser exibida no Brasil pelo SBT. Na trama os integrantes interpretam os personagens principais: Mía, Roberta, Lupita, Miguel, Diego e Giovanni. A novela se passa na maior parte do tempo dentro do universo do colégio Elite Way School, onde os estudantes vivem várias histórias e conflitos característicos da adolescência. O sexteto forma a banda RBD dentro do colégio e posteriormente conquista o país na ficção. O grupo musical ultrapassa essa barreira, existindo também na realidade, fazendo shows pelo México e por vários países reunindo milhares de fãs, inclusive no Brasil, no qual participaram de uma turnê exclusiva no ano de 2006 passando por 13 cidades brasileiras.

Integrantes da banda RBD e seus respectivos personagens na novela Rebelde
“Rebelde”, música tema de abertura da primeira temporada da novela
Música “Rebelde” cantada na abertura do show da banda no Brasil em 2006

Ficção e realidade se misturam em vários aspectos, que configuram a banda como uma produção hibrida. Trechos de shows reais do RBD são exibidos em capítulos da novela, como sendo shows realizados dentro da trama, assim como o CDs que lançam, que são os mesmos lançados no mercado fonográfico. Os dois casais formados na novela realizam uma cena com beijo durante um show em Chicago, que foi ao ar em um dos capítulos finais da história. Os outros dois integrantes que não formavam um casal na trama encenam uma brincadeira de beijo entre amigos. E a partir desse capitulo, essas encenações se repetiram durante vários shows da banda pelo mundo.

Encenação de beijos no show da banda que foi ao ar em um capitulo da novela Rebelde

Em 2006, após o final da novela, a banda continuou existindo e fazendo sucesso. No ano de 2007 os integrantes voltam à ficção, agora em uma série de TV, intitulada “RBD: La Familia”, que teve apenas uma temporada. Os personagens levam o apelido dos atores e eles integram a banda RBD, provocando uma mistura ainda maior entre ficção e realidade, que vai de encontro ao gênero Docudrama, obra que se situa entre ficção e documentário. Na abertura dos episódios por exemplo, são exibidas fotos da infância dos integrantes, intercalando com momentos contemporâneos à produção da série.

Abertura da série “RBD: La Familia”

No ano de 2008 o grupo anunciou seu fim e realizou uma turnê de despedida por vários países. Além de terem feito sucesso através da banda, novela e série, o fenômeno RBD (como era intitulado pela mídia) esteve presente em vários produtos, como: brinquedos, jogos, revistas, equipamentos eletrônicos, roupas, calçados, produtos de cama, mesa e banho, entre outros.

Produtos “Rebelde”

O RBD fez parte de uma geração de crianças e adolescentes da primeira década dos anos 2000.

Refências
- Souza, José Carlos Aronchi de Gêneros e Formatos na Televisão Brasileira — 2ª Ed. 2015.
- Calmon Andrea RBD a Trajetoria de um Fenomeno, 2009.

--

--