Black Mirror: A ficção mais real da atualidade

Clarissa Ikeda
Narrativas midiáticas e deslizamentos
5 min readNov 27, 2019

Clarissa Sayuri, Karla Souza e Pedro Augusto

Capa primeira temporada

Black Mirror” é uma série de ficção científica com o propósito de fazer críticas à nossa sociedade moderna, especialmente em nossa relação com a tecnologia e seus avanços. Teve seu primeiro episódio exibido em 4 de dezembro de 2011 produzidos para a Endemol. Em um comunicado de imprensa da produtora, foi dito que a narrativa teria histórias que provocam uma sensação de “paranoia-tecnológica”. A primeira temporada da série foi aclamada pela crítica por ser inovadora e chocante. Sobre o primeiro episódio, o jornalista “Michael Hogan” (The Daily Telegraph) disse “Esta foi uma ideia demente e brilhante. A sátira era tão audaciosa que me deixou de boca aberta e gritando. Quase igual àquele pobre porco”. O site de crítica “Rotten Tomatoes” famoso por suas pontuações sobre filmes e série deu uma nota 83% à série.

Da TV ao Streaming

A série estreou na rede de televisão britânica Channel 4 como broadcast, seguindo os horários da programação do canal. Em 2015 a provedora de filmes e séries on demand, Netflix, comprou os 12 episódios que foram divididos em duas temporadas (terceira e quarta), assim como todos os que se seguiram. É interessante pensar na mudança de experiência que ocorre ao assistir séries na televisão em contraponto a assistir numa plataforma de Streaming. Por mais que seus episódios sejam independentes e a história de Black Mirror não apresente, necessariamente, uma sequência, a possibilidade de escolha é o grande diferencial entre as plataformas. Não é mais necessário aguardar a próxima semana para mais um episódio, pois a temporada é disponibilizada completa, além de nos dar informações como a sinopse de cada episódio, e acesso livre em todos os horários.

Banner de divulgação da 4ª temporada na Netflix

Filme interativo

Com o crescimento da série na plataforma a Netflix viu uma oportunidade na crescente ideia de filmes interativos e criou o “Black Mirror: Bandersnatch”. Inicialmente essa ideia se deu na série “Gato de Botas: Preso num Conto Épico”, seguida de várias outras séries, como “Minecraft: Story Mode”, adaptação do jogo “RPG” baseado em “Minecraft” onde a trama se desenrola por meio de escolhas do jogador, para a plataforma de streaming. Seguindo a mesma linha a empresa criou outras séries infantis com o recurso, que tempos depois foi levada a Black Mirror.

O filme tem cerca de uma hora e meia e, segundo a Netflix, possui 5 finais distintos. Durante o filme a plataforma te dá em diversos momentos o poder de escolher o que fazer com a história, tomar uma decisão crucial e definir o rumo da trama, para isso você tem duas escolhas na tela, bastando clicar em uma delas ou apenas ignorar para que o filme tome um rumo distinto.

Trailer do filme “Black Mirror: Bandersnatch”

Deslizamento de plataformas e hibridização

Podemos apontar “Black Mirror” como um produto que se modificou durante sua passagem de um meio para o outro perante as experiências que passa aos seus expectadores. Uma vez em um canal de TV aberta, possuía alguns fatores nos quais no streaming não são necessários. Por exemplo, o horário da exibição dos episódios tinha extrema importância, uma vez que abordava temas e trazia imagens não recomendadas para o público infantil, porém, eles não poderiam passar em um horário extremamente desfavorável, uma vez que a série precisa ser assistida para que continue sendo produzida. Já a Netflix não têm esse foco, uma vez que programa uma data para que todos os episódios sejam liberados e assistidos da forma e quando o telespectador quiser. Porém, as plataformas de streaming, inclusive esta, está se tornando cada vez mais segmentada, uma vez que a gama de variedades de conteúdos de canais externos diminui. Isto se deve tanto pelo fato da Netflix ter começado a produzir suas próprias séries e filmes, quanto pelo aumento de concorrência no mercado de streaming, com a Amazon, HBO, Hulu, entre outros.

Já da série para o filme temos uma modificação também de formato, além de perder sua forma seriada, mais extensa, agora temos um produto interativo, assim como os videogames.

Curiosidades

  • Em 2016, a campanha do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi comparada à um episódio da série. O episódio em questão é o “The Waldo Moment” e o comentário foi feito pelo seu próprio escritor, Charlie Brooker, e “previu” a eleição do candidato. ( Para saber mais sobre o episódio em questão clique aqui).
  • Um episódio baseado na interatividade do filme pode estar por vir! Charlie Brooker, em uma entrevista ao “The Hollywood Reporter”, comparou a experiência da produção do filme como um parto. “Enquanto estávamos filmando [o filme], falávamos ‘Não vamos fazer isso nunca mais’. E, depois, acho que assim como um parto, você esquece a dor e quer fazer uma segunda vez!“
  • O relevante site de críticas de filmes e séries “Rotten Tomatoes” deu a nota de 98% à primeira temporada da série, enquanto para a mais recente, 68%.
  • A quinta temporada de “Black Mirror” apresentou um diferencial em relação as outras temporadas. Enquanto, ao terminarmos os episódios anteriores ficávamos com um sentimento de desesperança e medo perante as tecnologias apresentadas, esta nova fase da série possui no final de seus episódios uma mensagem de esperança.

(Para ver as notas das demais temporadas, do filme e do episódio especial de natal clique aqui).

Novo livro

A série foi reproduzida agora em outro meio. O Livro apresenta histórias inéditas e foi apresentado por Charlie Brooker (criador da série) em sua conta do “twitter”. Lançado em fevereiro de 2018 pela Amazon, o livro já pode ser comprado no Brasil em sua versão física e e-book.

Referencias

https://www.rottentomatoes.com/tv/black_mirror

https://cinemacao.com/2016/07/06/black-mirror-the-waldo-moment-2013/

https://www.showmetech.com.br/15-curiosidades-sobre-black-mirror/

https://super.abril.com.br/cultura/vimos-o-filme-interativo-de-black-mirror-e-por-que-voce-deveria-fazer-o-mesmo/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Black_Mirror

https://www.tecmundo.com.br/netflix/117842-netflix-papel-black-mirror-ganha-livro-historias-ineditas.htm

https://www.amazon.com.br/Black-Mirror-1-Charlie-Brooker/dp/1785036742

https://tecnoblog.net/269562/minecraft-story-mode-netflix/

https://veja.abril.com.br/entretenimento/netflix-anuncia-suas-primeiras-series-interativas/

https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2018/12/28/saiba-quais-sao-os-finais-de-black-mirror-bandersnatch-e-como-chegar-ate-eles.html

https://showmetech.com.br/15-curiosidades-sobre-black-mirror/

--

--