Bruxão nas Telinhas !!!

Trio Ternura
Narrativas midiáticas e deslizamentos
9 min readNov 27, 2019

Douglas Croos, Lucas Silva, Luiz Felipe

Geralt de Rivia e Henry Cavill.

Wiedźmin

(em inglês: The Witcher; em português: A Saga do Bruxo Geralt de Rívia) é uma série literária de contos e romances de fantasia escrita pelo polonês Andrzej Sapkowski que segue a história do mítico Geralt de Rívia, um dos últimos bruxos restantes na Terra . No universo da saga, bruxos são monstros geneticamente modificados que desenvolvem habilidades sobre seres humanos quando jovens para combater ameaças mortais, agindo como mercenários. O grande apelo dos livros gera muitas adaptações das narrativas para outros meios, formatos e mídias de quadrinhos, cinema, televisão, tabuleiros, jogos de mesa, jogos de cartas e, principalmente, jogos de vídeo, que expandem uma estatística de todo o mundo. Uma saga “ Wiedźminie” tem um arco de 5 romances publicados por Sapkowski (A Saga do Bruxo, em tradução livre).

Capas de livros da série.

Decurso

Os primeiros contidos foram publicados na revista polonesa Fantastyka a partir de meados dos anos de 1980. O primeiro deles, chamado “Wiedźmin” (“O bruxo”), de 1986, foi publicado exclusivamente para um concurso realizado por esta revista, no último lugar . Posteriormente, em 1990, como quatro primeiras histórias abordando o bruxo Geralt foram usadas, na forma de livro, em uma coleção de contos também intitulada “Wiedźmin” (hoje fora de catálogo). Esta coleção contém adicionalmente o termo "Droga, ztórej sièna wraca" (tradução direta: "Caminho Sem Retorno"), que fala sobre Visenna, a mãe de Geralt, e está antes das histórias do bruxo.

A segunda coleção de contos publicada foi Miecz przeznaczenia (A Espada do Destino), de 1992, e subsequentemente, em 1993, foi lançada a terceira, intitulada “Ostanie życzenie” (O Último Desejo), que embora tenha vindo após A Espada do Destino, se passa antes dessa cronologicamente. O Último Desejo então substituiu “Wiedźmin” como o primeiro livro depois que incluiu todos os contos presentes neste (exceto “Droga, z której się nie wraca”, o único sem Geralt). Ainda que novos contos tenham sido adicionados nesta coleção, estes também situam-se antes de A Espada do Destino.

A partir daí, Sapkowski começou a escrever romances que davam segmento aos acontecimentos dos contos presentes nestas coleções, com o primeiro deles sendo “Krew elfów” (O Sangue dos Elfos), publicado em 1994, e o último “Pani Jeziora” (A Senhora do Lago), publicado em 1999 e fechando o arco iniciado por O Sangue dos Elfos.

Foi mais tarde publicado então “Coś się kończy, coś się zaczyna” (tradução direta: Algo Termina, Algo Começa), uma coleção contendo um final alternativo à série acerca do casamento de Geralt e Yennefer, escrito inicialmente para amigos de Sapkowski, incluindo outras histórias sem ligação à série. Em algumas edições polonesas, os contos “Droga, z której się nie wraca” e “Coś się kończy, coś się zaczyna” (que dá nome à coleção) foram adicionados a O Último Desejo e A Espada do Destino.

Por fim, foi publicado em 2013 o romance Sezon Burz (Tempo de Tempestade), que situa-se cronologicamente antes de O Sangue dos Elfos e não faz parte oficialmente do arco original de romances, apesar de também ter sido escrito por Sapkowski.

Linguagem

Sapkowski também criou uma linguagem exclusiva para a série, tentando agregar a ela mais imersão e exclusividade criativa. Conhecida como “Linguagem ancestral”, tem como base o inglês, o francês, o galês, o irlandês, o latim, e outras línguas. Dialetos importantes de tais línguas são difundidos nas ilhas de Skellige e pelos Nilfgaardianos.

Sapkowski, autor da obra.

Traduções

Os contos e romances foram traduzidos para o inglês, português, tcheco, alemão, russo, lituano, estônio, finlandês, francês, espanhol, italiano, búlgaro, ucraniano, sérvio, sueco, húngaro, holandês, chinês e georgiano.

1° Game

2007, The Witcher

No ano 2007, série de livros “The Witcher”, lançou seu primeiro jogo para console, o jogo foi publicado, distribuído e desenvolvido pela empresa polonesa CD Projekt Red. O jogo conta a história de Geralt de Rívia, um dos poucos bruxos (witchers) restantes no começo do jogo, recebe a tarefa de curar a filha do rei Foltest, que foi amaldiçoada a se transformar em um monstro com sede de sangue, Geralt captura o traidor que a amaldiçoou a princesa e usa-o como isca para atrair o monstro, na batalha, ele consegue espantar o monstro com sua magia. Na manhã seguinte, Geralt encontra a princesa com forma humana, quando ele aproxima-se, ela abre os olhos, que eram os olhos do monstro, e o acerta no rosto, deixando uma grande cicatriz.

2° Game

2011, The Witcher 2: Assassins of Kings

Em 2011 o jogo lançou sua continuação “The Witcher 2: Assassins of Kings”, assim como o primeiro também é baseado na serie de livros. Na época em que foi lançado se tornou um grande sucesso, vendendo mais de 1,7 milhões de unidades para PC e Xbox 360. O jogo começa com Geralt sendo interrogado em uma prisão no reino de Temeria por Vernon Roche, o comandante de um grupo das forças especiais temerianas, a respeito do assassinato do rei de Temeria, o rei Foltest. Durante uma revolta contra Foltest por parte das famílias nobres de Temeria, Foltest pessoalmente liderou a batalha com Geralt como seu guarda costa, para recuperar seus filhos bastardos, que estavam sendo mantidos pelos rebeldes. Quando o rei Foltest consegue encontra seus filhos, é assassinado por um homem disfarçado como um monge cego, que escapa antes de Geralt conseguir reagir. Geralt é então encontrado na cena do assassinato pelas forças temerianas e acusado de matar o rei.

3° Game

2015, The Witcher 3: Wild Hunt

E por fim o ultimo jogo lançado da saga do bruxo mais lendário que conhecemos “The Witcher 3: Wild Hunt”, dessa vez Geralt inicia uma longa jornada pelos Reinos do Norte. Enquanto a ordem planetária enfrenta uma grande ameaça, com o misterioso e sanguinário exército de cavaleiros vermelhos, conhecido como a “Caçada Selvagem” que costumam a deixar somente sangue e ruína por onde passam. “The Witcher 3: Wild Hunt” foi aclamado pelas críticas, com algumas pessoas considerando-o como um dos melhores jogos de todos os tempo, mas sua consagração veio mesmo na noite de 3 de dezembro de 2015, quando recebeu o grande prêmio de jogo do ano no The Game Awards, considerado o evento mais importante e prestigiado do mundo dos videogames. O jogo, além de ter se tornado o mais premiado da história, com 257 prêmios de múltiplas publicações e eventos recebidos apenas na categoria de melhor jogo, também foi um sucesso financeiro, tendo vendido cerca de 10 milhões de cópias ao redor do globo.

Evolução gráfica de Geralt através dos jogos.

A Série

O Bruxo mais querido dos games está de volta, mas de um jeito nunca antes visto. Depois de protagonizar a série de games “The Witcher”, baseada na obra do diretor polonês Andrezej Sapkowski, o personagem Geralt de Rívia agora também terá uma série para protagonizar. Na produção, de mesmo nome da série de games, feita pela provedora de serviços de streaming Netflix, Geralt será interpretado por Henry Cavill, mesmo ator que estrelou o último Super-Homem da DC Comics até o momento nos filmes: “Homem de Aço”, “Batman vs Superman” e “Liga da Justiça”; além de outros papéis de destaque.

No seriado, o bruxo irá continuar desempenhando seu esporte predileto que é o de caçar monstros, enquanto luta para encontrar seu devido lugar em uma sociedade que o discrimina pelo fato de ser quem é. Até que em um determinado momento, o seu destino se cruza com os de outros dois personagens, uma feiticeira e uma jovem princesa, que guarda um segredo misterioso. A partir daí ambos precisarão se aliar, para, assim, sobreviver em uma sociedade em que as pessoas são mais perversas do que as criaturas ferozmente caçadas pelo bruxo.

trailer oficial: https://www.youtube.com/watch?v=tjujvMkqWe4

Além do protagonista, vivido por Henry Cavill, a produção também irá contar com atores de não tanto renome, como Freya Allan, que viverá a princesa Ciri, e Anya Chalotra, que interpretará a feiticeira Yennifer. Além destes, a obra também contará com outros atores, como: Adam Levy, Millie Brady e Bjorn Hlynur Haraldsson. Quanto aos bastidores, os fãs da série podem ficar mais tranquilos, já que para esta empreitada haverá a contribuição de Alik Sakharov, conhecido por já ter dirigido episódios da série: Game of Thrones, sucesso da rede americana HBO, além do fato de o próprio autor dos livros estar auxiliando no desenvolvimento do roteiro, também contar com a participação de Lauren S. Hissrich, da série: Demolidor, também produzida pela netflix, que será responsável pela coesão envolvendo a trama, e, por fim, Tomasz Bagiński, que dirigiu os vídeos de apresentação dos games para comandar ao menos um episódio.

Por apresentar uma boa aposta no Antes mesmo da sua estreia, a segunda temporada de “The Witcher” já está confirmada. Além disso, a showrunner Lauren Schmidt revelou que a série deve durar ao menos sete temporadas, além de que os primeiros episódios oito episódios da primeira temporada já ganharam seus títulos, conforme você confere neste link:

https://www.tecmundo.com.br/cultura-geek/148015-the-witcher-titulos-sinopses-episodios-1-temporada.htm

Vale também ressaltar que a produtora que opera o projeto possui seus méritos ao deixar os fãs das franquias, tanto literárias quanto de games, extremamente curiosos e afoitos para conferir o resultado final deste trabalho. Porém, para ver Geralt em ação também nas telas de streaming, teremos que aguardar até o dia 20 de dezembro de 2019, quando será lançado na plataforma da Netflix, então, enquanto isso, uma boa pedida é dar uma olhada nas séries que originaram a produção seriada, para manter as expectativas em alta.

Uma Transição Midiática

Desde 2007 é correto dizer que a CD Projekt Red, que fez a transição da história de Geralt vem passando por transformações trans-midiáticas

Transmídia : Produções que tomaram desdobramentos em múltiplas plataformas convergendo-se e misturando-se (co- existindo), em várias mídias.

fortes,transformando-se numa franquia,

Franquia : Conteúdo voltado para mais de 1 mídia, criando extensões e pluralidades, sendo compartilhado e definido em várias mídias e produtos licenciados em “ empenho coordenado em imprimir uma marca e um mercado a conteúdos ficcionais ”.l (JENKINS, 2009, p. 47).

conceito de Henry Jenkins de sucesso que atingiu os mais diversos meios midiáticos com sucesso, estando inserido no que chamamos de cultura de convergência.

Cultura de convergência : novo panorama cultural contemporâneo , que abrange os “ fluxos de conteúdo, através de múltiplas plataformas de mídias [ e a ] cooperação de múltiplos mercados políticos “(IBIDEM, p. 29).

Henry Jenkins : Henry Jenkins é um norte-americano estudioso dos meios de comunicação. Ele é considerado “um dos pesquisadores da mídia mais influentes da atualidade”. Durante os anos de 1993 e 2009 ele esteve a frente do programa de Estudos de Mídia Comparada do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

Henry Jenkins, grande comunicólogo.

Referências:

ABCiber: 7 ° Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Cibercultura. ( Resende, Vitor Lopes ).

--

--