“Senta que lá vem história”: Uma jornada pelas hibridizações presentes em Castelo Rá-Tim-Bum

BestGroupEver
Narrativas midiáticas e deslizamentos
5 min readNov 27, 2019

Estéfanie Ianna, João Paulo, Karolaine Ferraz, Ynara Matos

(https://uploads.jovemnerd.com.br/wp-content/uploads/2019/11/raios-e-trovoes.jpg)

O jovem aprendiz de feiticeiro Nino, um garoto de 300 anos de idade, vive em um castelo nos arredores da cidade de São Paulo com seus tios, Dr Victor (um cientista feiticeiro) e Morgana. Nesse castelo repleto de criaturas fantásticas e salas secretas, o menino passa seus dias acompanhado dos amigos (três crianças convocadas para lá através de um feitiço) e recebendo as visitas do entregador de pizza Bongô; da charmosa repórter de TV, Penélope; da lenda folclórica Caipora; e de um ET, o Etevaldo. Para preencher o lado maligno da história, está o Dr. Abobrinha, um especulador imobiliário que deseja derrubar o Castelo e construir em seu lugar um prédio de cem andares.

Com esse enredo o programa “Castelo Rá-Tim-Bum” foi exibido pela TV Cultura dos anos 1994 a 1997, sendo considerado uma dos melhores produtos audiovisuais da TV brasileira. Almejando atingir um público infanto-juvenil em idade escolar, fez um sucesso tão extraordinário (por ser um produto tão completo, mesclando quadros, gêneros e formatos e apresentando diversos personagens) que acabou conquistando muito mais que a criançada. Bateu recordes de pontos na audiência dentro da categoria educativo e ganhou vários anos de reprise, não só em sua emissora original, como também em mais de 10 países do continente americano.

Falando sobre as hibridizações presentes na série, destrinchamos aqui algumas bem marcantes e responsáveis pelo sucesso do programa. Há 27 quadros que usufruem dos diferentes formatos e até mesmo gêneros dos mais variados. Mas antes de falar sobre eles, vamos observar como o pesquisador José Carlos Aronchi define os conceitos de categorias, gêneros e formatos .

Adaptada de Aronchi (2004)
Canal Midiaria

Estabelecidos esses conceitos, partimos para o conceito de hibridização, que pode ser mais simplesmente explicado como: um produto audiovisual que mescla duas ou mais dessas categorias.

O “Castelo Rá-Tim-Bum” se enquadra na categoria entretenimento e funciona dentro do gênero série. A série possui uma enorme gama de formatos, são eles: infantil, fantasia, educação e ficção científica. Mesmo dentro dessa categoria, o programa combina animação, humorístico, infantil e variedades.

Além disso, é possível perceber em vários quadros, produtos que se enquadram nas categorias Educação (Esportistas Mirins/ Como Se Faz/ Lavar as Mãos), Informação (as entrevistas da Cabine), musical (Músicos Mirins/ Dedolândia) entre outros.

Essa mistura também pode ser vista no elenco que povoou o Castelo, por onde passaram tanto atores como Cassio Scapim (Nino) e Rosi Campos (Morgana) quanto jornalistas como Marcelo Tas (Telekid).

Retirado da página “Castelo Rá-Tim-Bum”
Retirado da página “Castelo Rá-Tim-Bum”

Além dessa hibridização de gêneros e formatos, há a hibridização dos meios pelos quais foram transmitidos os conteúdos do “Castelo Rá-Tim-Bum”. A série já foi reproduzida no formato de peça teatral, filme, musical, exposição.

Peça Teatral- A peça traz ao público quatro capítulos diferentes que reproduzem com fidelidade episódios da série, que é considerada um dos maiores sucessos da televisão brasileira. As adaptações do seriado que serão reproduzidas no Iguatemi Esplanada são “Tchau não, até amanhã”, “O dono do Castelo”, a terceira atração conta a história de “Penélope” e a outra peça que será apresentada ao público fala sobre “Etevaldo”, um alienígena que aparece no Castelo. Quem seria ele? E como fazer para se comunicar com ele? Na peça, as crianças e Nino buscam soluções para fazer com que ele entenda o universo do Castelo e o batizam de Etevaldo.

Musical- “Castelo Rá-Tim-Bum — O Musical”, é um espetáculo para toda a família com efeitos especiais, orquestra ao vivo e uma história imperdível, em comemoração aos 25 anos do programa, tendo o ator Duda Mamberti no elenco para viver o Dr. Victor, papel que foi de seu pai Sérgio Mamberti.

Exposição- A exposição temática “Castelo Rá-Tim-Bum”, que traz para o mundo real a magia do famoso seriado da TV Cultura da década de 90, chega a um shopping localizado entre Sorocaba e Votorantim (SP) no dia 23 de agosto.

O castelo será literalmente reconstruído no Espaço de Eventos do Piso Terraço, ao lado do cinema, na Ala Sul do shopping, onde ficará até o dia 27 de outubro.

Com projeto de aproximadamente 600 m², os visitantes poderão conferir o saguão do castelo com a árvore e a cobra Celeste, a biblioteca do Gato Pintado, o laboratório dos cientistas gêmeos Tíbio e Perônio, os quartos de Nino e Morgana, a cozinha e muitas outras surpresas.

Exposição temática ‘Castelo Rá-Tim-Bum’ chega à região de Sorocaba no dia 23 de agosto — Foto: Divulgação

Filme- Em 1999 a série de TV ganhou um filme intitulado “Catelo Rá-Tim-Bum: O Filme” que até hoje é uma das produções nacionais mais caras já realizadas, custando cerca de 7 milhões de reais. Em sua estreia nos cinemas, ficou em segundo lugar da bilheteria nacional perdendo apenas para “O Auto da Compadecida”, obra aclamada pelos críticos.

Ganhou um canal no YouTube, onde os episódios podem ser assistidos na íntegra e onde são postados diversos conteúdos sobre o enredo e a sobre a produção do “Castelo”, como curiosidades sobre os personagens e sobre os bastidores.

Retirado da página “Castelo Rá-Tim-Bum”

Há ainda intitula a “TV Rá-Tim-Bum” que tinha como propósito exibir uma programação infantil e educacional 100% brasileira, dividida entre programas infantis que já foram exibidos na TV Cultura, produções próprias e coproduções com estúdios de animação brasileira de vários estados.

A “TV Rá-Tim-Bum” também possui jogos criados pelas empresas Sunag Entertainment, Tortuga Studios e pela equipe própria do site da “TV Rá-Tim-Bum”.

O site oficial foi criado no início de 2008 trazendo vídeos, imagens, atividades e jogos de conteúdo educativo, informações para os pais e um espaço para as crianças deixarem recados para seus programas preferidos. O site possui também uma rádio virtual onde se pode ouvir 150 faixas musicais diferentes de programas como “Vila Sésamo” e “Cocoricó”.

Retirado da TV Rá-Tim-Bum

A hibridização se dá até hoje em diversos programas, de diversas formas, porém um marco deste fenômeno com certeza foi o programa “Rá-Tim-Bum”, que encantou e ainda encanta gerações com sua infinidade de conteúdos dentro de uma mesma proposta.

Referências:

https://uploads.jovemnerd.com.br/wp-content/uploads/2019/11/raios-e-trovoes.jpg

https://abrasce.com.br/espaco-do-associado/mais-uma-temporada-da-peca-de-teatro-sobre-o-castelo-ra-tim-bum-sera-apresentada-neste-final-de-semana/

https://bora.ai/sp/passeios/castelo-ra-tim-bum-o-musical

https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2019/08/10/exposicao-tematica-castelo-ra-tim-bum-chega-a-regiao-de-sorocaba-no-dia-23-de-agosto.ghtml

https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_R%C3%A1-Tim-Bum

Livro Gêneros e formatos na televisão brasileira. José Carlos Aronchi de Souza

--

--