Há noventa e dois anos e três gerações

Foto: Juan Lamonatto.

Dos vinte e seis estabelecimentos que vendem comida na Rua XV de Novembro, quatro são quiosques, dois são McDonalds, um é vegetariano e um tem 92 anos de história, sendo o mais antigo do calçadão. Fundado pela família Amatuzzi em 1925, o Bar Mignon tem lanches curiosos e únicos, como o seu sanduíche de pernil. A receita veio da Calábria, com a família italiana, e nunca foi revelada. É um dos clássicos da Boca Maldita.

Lá, os funcionários atendem com gravata borboleta e suspensório. A clientela se abriga do sol (ou da chuva) debaixo de toldos de fibra roxa semi transparente, que me lembram dos meus primeiros passeios por ali, ainda aos 7 anos de idade.

Uma das coisas que mais chama a atenção é o fato de, com 92 anos de idade, o bar atrair um movimento considerável. Chegou a funcionar 24 horas por dia. Hoje, na terceira geração da família, o estabelecimento busca manter tradições. Paulo, que hoje está à frente do negócio, demonstra o cuidado com a clientela que já era dado por seu pai e seu avô. Ele ainda afirma: “Estou tentando passar o negócio para frente, para a quarta geração, mas meus filhos ainda não estão interessados. Querem seguir outra profissão”.

Por Juan Lamonatto

--

--

Capital da Notícia
A XV de Novembro é uma rua de personagens

Medium do jornal laboratório do curso de Jornalismo do UniBrasil Centro Universitário