5 maneiras de enxergar o post do Buzzfeed sobre a Revolução Egípcia

Danilo Bortoli
I. M. H. O.
Published in
2 min readJul 10, 2013

No último dia 8, o Buzzfeed cruzou a linha entre o aceitável deles (algo como uma lista de pessoas vivas que ganham muito dinheiro, algo típico deles) e decretou o fim da blogosfera, abrindo um buraco negro nela, publicando um post sobre a Revolução Egípcia que constava basicamente de .gifs retirados de Jurassic Park, de Steven Spielberg. Eu não entendo muito de ironia, eu sei, mas acredito que esta tenha sido uma jogada,no mínimo, ofensiva.

Inspirado por um texto da Slate sobre o ocorrido, aí está uma tentativa de interpretar o que o Buzzfeed fez (e o que levou uma equipe inteira a deixar que isto acontecesse) da forma que o site domina muito bem: através de listas. Nem sempre listas muito inteligentes, mas listas acima de tudo.

1. É trollgaze

Um argumento inválido, já que para ser trollgaze, pelo menos para Maura Johnson o conteúdo deve ser criado especificamente para a internet, o que de fato pode ser verificado aqui, mas é preciso tampém de autoconsciência. O sujeito “criador de conteúdo precisa necessariamente saber o que está fazendo e entender do que está falando ou escrevendo. No caso, o Buzzfeed (os staff writers deles envolvidos, claro) raramente sabe do que fala. É muito provável, por exemplo, que eles publiquem mais tarde uma lista com gatos em resposta ao backlash do post deles sobre a Revolução Egípcia simplesmente porque eles podem fazer isto — e vão fazer isto, esperem.

2. Eles são fascistas

Não é totalmente correto, já que, conforme será dito no item logo abaixo, eles podem ser apolíticos mas não são tão loucos ao ponto de cantar o hino nacional e vestir a bandeira pedindo o fim da corrupção canalizando, assim, sua própria insatisfação generalizada.

3. Eles são apolíticos

Não é totalmente verdadeiro, já que grande parte do “conteúdo” que é criado pela equipe do Buzzfeed e pelos próprios usuários do site não pode nem ser tido como uma negação da político. É o total esquecimento da existência dela inclusive.

4. Eles são apartidários

Eles não devem saber da configuração partidária do Egito. Por isso escreveram sobre o assunto da forma mais americana possíve: através de um monte de .gifs de Jurassic Park.

5. Eles são doidos por clicks e são fãs de clickbaits

Provavelmente.Isto explica tudo muito bem.

--

--