Fotografia: Lente 50mm — Algumas razões para você ter uma!


Quando comecei a me interessar mais pela fotografia, praticamente em todas as matérias que eu lia, lá estava ela: a famosa 50mm ou, para os mais íntimos, cinquentinha.

Por @espimentel

Hoje, nas minhas recomendações de próximos vídeos no YouTube estava um vídeo, de 10 minutos e em inglês (habilite as legendas em português, pra facilitar o entendimento), listando 05 motivos. Veja abaixo:

Das cinco dicas listadas pelo vídeo, achei realmente importante citar 04.

1. Peso: é uma lente leve, devido ao seu tamanho reduzido! — talvez eu só tenha reparado o quanto isso é importante depois de usar uma lente Sigma 70–300mm — depois de algum tempo com uma lente dessa apoiada no pescoço, você começa a se incomodar com o peso. Para uma rápida sessão de fotos, pode parecer bobagem esse ponto, mas tive que concordar com o fotógrafo do vídeo.

2. Zoom: ou a falta de! O ponto defendido pelo protagonista do vídeo é que a falta de um zoom ótico nessa lente faz você pensar na sua foto, pensar na composição, ao contrário da movimentação de zoom, até achar um enquadramento satisfatório e preguiçoso. Essa lente tem uma característica muito peculiar. Seu “campo de visão” e distância focal é bem similar ao olho humano. Acredito que essa característica colabore para fotos tão bonitas!

3. Versatilidade: Sim! É uma lente bem versátil. É possível tirar fotos criativas com essa pequenina. Se você tiver uma limitação de espaço na mochila, por exemplo, leve apenas sua 50mm. O fato dela ser uma lente clara (diafragma bem aberto), faz com que você possa usá-la em qualquer hora do dia e em praticamente todas as situações. Luzes, sombras, paisagens, becos — tudo fica bem definido com ela.

4. Bokeh: Temos um post inteiro sobre isso!

Uma razão extra: o preço! Em comparação com outras lentes, essa lente apresenta uma ótima relação custo-benefício. Cerca de 100 doláres (R$300,00 em moeda brasileira) você consegue uma. No mercado de usados, você consegue preços melhores!

E você, possui uma? Compartilhe com a gente suas fotos com a cinquetinha!

Nossa imagem de destaque foi feita com uma 50mm F/1.8, em uma Canon T3i:

em todas as matérias que eu lia, lá estava ela: a famosa 50mm ou, para os mais íntimos, cinquentinha. Hoje, nas minhas recomendações de próximos vídeos no YouTube estava um vídeo, de 10 minutos e em inglês (habilite as legendas em português, pra facilitar…

Eduardo Pimentel espimentel@gmail.comAdministratorRuído Pop


Originally published at ruidopop.com on November 5, 2014.

Gostou do post? Recomende!

Siga o Ruído Pop no Facebook.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Fernando Miranda’s story.