Futsal é uma das principais portas de entrada para o futebol de campo

Renato Kubaszewski
Rumo ao Estrelato
Published in
3 min readNov 26, 2018

Se tornando comum no início da carreira de grandes craques, as quadras de salão são o primeiro passo para o campo

Futsal abre cada vez mais portas aos jovens para os gramados ( Foto: Felipe Barros/ExLibris/Secom-PMI)

Não é de hoje que o futsal é visto com outros olhos pelos brasileiros e tem revelado grandes jovens que hoje são craques no futebol de campo. Desde nomes como Ronaldinho, Ronaldo e Robinho, o futsal é uma porta para o futebol de campo há muitos anos. Cada vez mais as quadras tem sido uma referência para os brasileiros, principalmente pela sua técnica apurada e por ser praticado de forma quase unânime nas escolas.

Muitos jovens iniciam suas carreiras em escolinhas de futsal e, mais tarde, acabam trocando as quadras pelos gramados. Isso tudo é muito comum nos dias de hoje pelo fácil acesso as escolinhas de futsal e pelos olheiros que acabam levando os garotos ao campo para maiores oportunidades de se tornarem profissionais.

Para ter uma maior noção da grande porta de entrada que o futsal tem sido para o futebol de campo basta vermos a seleção de Tite na Copa do Mundo da Rússia. Dos 23 jogadores convocados pelo técnico Tite para representar o Brasil no Mundial, 12 atletas tiveram passagem pelo futsal quando eram garotos. Alisson, Douglas Costa, Fágner, Filipe Luís, Marcelo, Marquinhos, Miranda, Geromel, Philippe Coutinho, Renato Augusto, Willian e Neymar, todos já foram federados no futsal durante a infância.

O futsal é muito praticado pelos jovens na infância por ser uma quadra muito comum na maioria das escolas. Além disso, facilita muito para as crianças pela quadra ser menor e por elas terem uma participação mais efetiva nos jogos. Mas também as crianças conseguem ter uma grande referência nas quadras, o camisa 12 da Seleção Brasileira de futsal e melhor jogador de todos os tempos, Falcão.

Falcão em partida pela Copa do Mundo de Futsal em 2012 (Foto: Getty Images/Lars Baron-FIFA)

Ao contrário dos jovens, Falcão resolveu fazer sua carreira no futsal, mas por algumas vezes tentou a carreira no campo, embora sempre tivesse as quadras como plano B caso os planos não dessem certo. Após tentar a carreira de jogador de campo no Palmeiras e anos depois no São Paulo, Falcão desistiu e resolveu voltar de vez para o futsal, onde era a sua verdadeira casa.

Reconhecido mundialmente como o melhor jogador de todos os tempos no futsal, Falcão é um ídolo do esporte para a garotada e uma referência para quem começa nas quadras e, mais tarde, muda para o campo. Para os jovens que saem do futsal para o campo ainda quando novos, a experiência com o salão é muito importante devido a habilidade adquirida, o raciocínio rápido e saber o que fazer em curtos espaços no campo.

É dessa forma que o futsal vai continuar sendo uma grande porta de entrada para o futebol de campo. Pois além de ter diversos ídolos e referências no futsal e também craques que saíram do futsal para o campo, o principal motivo para o salão continuar sendo base no futebol é por sempre ser muito praticado nas escolas ou nos bairros pela quantidade de quadras de salão que temos.

--

--