AGROECOLOGIA E MEIO AMBIENTE

Frente Popular Socialista
Só a luta muda a vida
2 min readSep 7, 2016

Juiz de Fora precisa pensar seu desenvolvimento de uma forma que não degrade o meio ambiente e que possa fazer com que o convívio da população com a natureza seja mais harmonioso e proporcione uma maior qualidade de vida. Também precisa fortalecer a área da agroecologia, como um instrumento que vise fortalecer o pequeno agricultor familiar e que possa contribuir para o desenvolvimento econômico e social dessas famílias e para a preservação do meio ambiente.

Propostas

  1. Formular medidas de adequação de nossos pólos industriais às questões de proteção e preservação ambiental. Cumprimento e aperfeiçoamento da legislação municipal para que contemple a proteção ambiental, com forte taxação e penalidades às empresas destruidoras do meio ambiente.
  2. Fortalecimento da Agricultura Familiar e expansão das feiras.

3. Formular políticas de reaproveitamento e reciclagem de dejetos em soluções coletivas.

4. Proteção de nascentes, rios e represas na zona rural e no perímetro urbano.

5. Expandir o Plano Nacional de Agricultura Familiar (PNAF) para hospitais e outros setores públicos.

6. Aproximação da UFJF e IF Sudeste de Minas como a administração municipal na produção de conhecimentos na área.

7. Inserção da Agroecologia no contexto escolar, habitacional e da saúde, como estratégia de geração de renda e emancipação humana.

8. Criação de um plano de desenvolvimento e recuperação do meio ambiente que inclua recomposição da cobertura vegetal, recuperação de rios, lagoas, restingas, além de outros sistemas.

9. Revitalização do Rio Paraibuna e o aproveitamento de seu espaço para a construção de áreas de lazer, ciclovias e atividades físicas.

10. Incentivo à pesquisa, produção e distribuição de energia a partir de fontes renováveis, com destaque para as energias solar e de biocombustíveis; políticas de estímulo ao consumo de energia gerada por fontes alternativas.

11. Construção de usinas de reciclagem de lixo e ativação das existentes com tecnologia apropriada; eliminação dos “lixões” e aterros sanitários existentes.

12. Projetos de educação ambiental nas escolas e comunidades.

13. Ampliação da coleta seletiva de lixo para todo o município.

14. Ampliação e conservação, sob controle popular, do número e da qualidade de parques e jardins nas cidades.

15. Ampliação e fortalecimento da AGROFAR (Associação Regional de Produtores Rurais e Feirantes da Agroindústria Familiar de Alimentos), transformando a associação em gestora de todas as feiras livres de Juiz de Fora.

16. Transformar o Fórum Regional de Agroecologia em um evento anual de consciência cidadã, levando o debate para toda a cidade.

17. Aluguel subsidiado de microtratores e motobombas de irrigação para agricultores sob dificuldades financeiras.

18. Incentivar as compras em feiras livres e construções de hortas comunitárias e nas escolas municipais.

--

--

Frente Popular Socialista
Só a luta muda a vida

A Frente Popular Socialista é um grupo criado para mostrar uma alternativa para a política de Juiz de Fora que desloca o protagonismo político para o povo.