SEGURANÇA PÚBLICA
Juiz de Fora hoje vem sofrendo cada vez mais com a questão de falta de segurança. O número de assassinatos bate recorde e em sua grande maioria as vítimas são jovens negros e pobres. A violência tem cor e classe social. Embora os grandes criminosos usem terno e moram em bairros ricos, quem mais sofre são os pobres. E não é criando um clima de violência e vigilância constante que vamos enfrentar essa questão. Só vamos conseguir melhorar a situação quando encararmos a questão da violência sob diversos ângulos, aliando políticas públicas das mais variadas áreas, articuladas para a criação de uma sensação de segurança e de bem estar comunitário maior.
Propostas
- Repensar a Secretária de Segurança Urbana e Cidadania, fazendo com que ela trabalhe na produção e divulgação de pesquisas e estudos sobre o tema, ajudando na elaboração de programas de promoção e prevenção social de forma correta e mais eficaz.
- . Políticas de segurança que saiam da visão que criminaliza a pobreza e que saibam lidar com as especificidades de cada região.
- Iniciativas que enfrentem e fujam da lógica punitivista da repressão, valorizando a questão da prevenção e promoção do bem estar social.
- Desmilitarizar e reformular a atuação da Guarda Municipal passando para um comando civil.
- Iniciativas para a construção de uma vida mais solidária em comunidade
- Investimento e ampliação da iluminação pública, através de mapeamento adequado dos pontos necessários, de acordo com as particularidades de cada bairro.
- Criação de uma ouvidoria municipal para casos de violência policial.
- Trabalhar em conjunto com outros órgãos e profissionais para a capacitação dos servidores de segurança, voltada para valorização dos ideais democráticos e humanitários.
- Criar iniciativas intersetoriais que visem a melhoria da qualidade de vida da população e maior segurança na vida em comunidade.