TURISMO

Frente Popular Socialista
Só a luta muda a vida
3 min readSep 7, 2016

De tão fundamental para a vida da cidade — construindo modelos econômicos sustentáveis, gerando empregos, valorizando aspectos culturais específicos, fomentando o desenvolvimento social — a questão do turismo não pode ser tratada como uma política isolada. Importante pensar que o turismo envolve uma análise da forma como a cidade acolhe as pessoas que buscam por ela, envolvendo com isso condições propícias para milhares de famílias trabalhadoras se sustentarem com o turismo. Assim, enxerga-se que Juiz de Fora tem muito a caminhar na questão turística, torando-se uma cidade mais atrativa às pessoas ao mesmo tempo em que busca gerar inúmeras oportunidades para seus habitantes explorarem seu potencial turístico.

Contudo, o turismo deve ser democratizado, não sendo voltado exclusivamente para as classes mais abastadas. Visa-se criar e fomentar roteiros e eventos turísticos que abranjam setores sociais mais esquecidos da cidade, os quais conseguem manter preservados aspectos culturais muito atraentes, pois se diferenciam do turismo massificado, cada dia mais difundido. Nesse intuito o mapeamento e o estudo pormenorizado do potencial turístico da cidade é primordial, bem como a utilização dos centros tecnológicos dispostos na cidade para aprimorar a questão.

O turismo deve estar apto para atrair um público abrangente, diversificando rotas e custos no intuito de propiciar lazer, cultura e arte de forma ampla e igualitária. É necessário desenvolver o equipamento hoteleiro de baixo custo, manter as atrações turísticas da cidade, desenvolver mais formas de lazer que atenda à população interna e atraia pessoas da região, entre outras propostas que podem ser vistas a seguir.

PROPOSTAS

  1. Criar incentivo para os micro, pequenos e médios empresários e associações locais e em seu fortalecimento. (Como associação de artesãos, Amigos do Trem, de pequenos produtores rurais, associação de carnaval…).
  2. Capacitação e incentivo para esses grupos poderem se estabelecer economicamente com incentivo aos pequenos produtores rurais e aos artesãos por ex.
  3. A prefeitura precisa desenvolver pesquisas, levantar dados e fazer estudos constantes sobre o potencial turístico da cidade e a Realização de estudos sobre os circuitos que já acontecem na cidade e na região e como potencializa-los.
  4. Parceria com a UFJF para pesquisa e extensão na área e elaboração de políticas de turismo para Juiz de Fora e região / Com parcerias e incentivos para soluções tecnológicas aplicadas aos circuitos turísticos da cidade.
  5. Fazer com que a cidade acolha mais as pessoas que passam por ela, como as que usam os serviços de saúde, educação, etc. Turismo para quem transita constantemente pela cidade.
  6. Fomentar o turismo de baixo custo para dar dinamicidade à economia, como o caso de estudantes que vem a Juiz de For a para eventos estudantis.
  7. Fomentar criação de albergues, feiras livres agroecológicas e literárias por ex.
  8. Estudar a situação do potencial ferroviário da cidade para o turismo e desenvolver politicas que integrem um sistema de transporte publico de qualidade com um atrativo cultural e turístico com grande potencial de desenvolvimento).

--

--

Frente Popular Socialista
Só a luta muda a vida

A Frente Popular Socialista é um grupo criado para mostrar uma alternativa para a política de Juiz de Fora que desloca o protagonismo político para o povo.