Não são estas 5;(

As 5 máquinas: O desafio do empreendedor SaaS

Você não achou que seria fácil, não é mesmo?

Um dos meus blogs favoritos sobre VC/Startups/Empreendedorismo no Brasil é o blog da Astella investimentos. Acompanho sempre os posts do Edson Rigonatti, da Laura e do Martino Bagini por lá. Se você ainda não conhece, eu recomendo que você leia o blog e também assine a news deles.

A Jornada do Empreendedor

Quando soube que eles lançaram um livro, compilando alguns dos melhores momentos do blog, comprei de bate pronto, pois sabia que o conteúdo seria legal. Mas demorei um pouco para acabar a leitura e só concluí hoje. Resumindo: O livro é super legal e espero poder sumarizá-lo em breve para o 12 Minutos. (Se não conhece o 12minutos ainda, clique aqui!)

Descobrindo as 5 Máquinas

Ontem, ao ler este post, me lembrei de um conceito recorrente nos textos dos caras. Toda empresa, para escalar, precisa montar 5 máquinas essenciais. E se você é empreendor como eu, muitas vezes faltam infos de como começar. Abaixo, listo os principais posts no blog deles que descrevem cada uma das máquinas em detalhes:

1) Montando a Máquina de Vendas:

2) Montando a Máquina de Produto:

3) Montando a Máquina de Sucesso de Clientes

4) Montando a Máquina de Talentos:

5) Montando a Máquina de Governança

Apresentando uma série nova!

Agregar materiais úteis para founders é algo que gosto muito e recentemente publiquei este post:

Nele, compartilhei alguns dos materiais mais legais para quem está começando no mundo de SaaS. O post que teve uma repercussão super legal, e muita gente pediu por continuações.

O livro da Jornada do Empreendedor é um ótimo começo, mas uma ideia que me veio a mente foi para criar um catálogo vivo de recursos para cada uma destas máquinas. Por isso, decidi começar uma nova série de posts.

Nas próximas semanas, escreverei um post sobre cada uma das máquinas, compilando blog posts, livros, palestras e outros materiais úteis para quem precisa construir cada uma destas máquinas. Para acompanhar, sugiro que você assine o blog ou me siga aqui no Medium. E se quiser sugerir materiais/livros/conteúdos F*DAS para a série, basta responder a este artigo ou me mandar um email! Quero criar listas vivas de materiais úteis para ajudar quem está começando e assim, cada vez mais, crescer nosso nascente mercado de SaaS. #SentaaPua


Se você curtiu este artigo, me ajude a espalhá-lo clicando no ❤ abaixo. Compartilhe no Facebook, Twitter e Linkedin. E se quiser acompanhar minhas postagens, não deixe de assinar minha newsletter e seguir nossa publicação aqui no Medium.