A Postura do Cristão Frente ao Sofrimento

Raphael Bessa
Saber Teológico
Published in
4 min readMay 22, 2020

Você, assim como eu, já deve ter pensado inúmeras vezes, lendo as Escrituras, que nunca faria as mesmas bobagens que os judeus, desde a peregrinação no deserto, até a negação da divindade de Cristo e Sua crucificação. Confessa, vai.

Pelo menos comigo, quando era mais novo, sempre aconteceu. Não conseguia entender como um povo, após ver a libertação de forma sobrenatural, com mar abrindo, coluna de fogo e tudo mais, seria capaz de murmurar e criar bezerros de ouro.

Nessa semana, devido a toda nossa realidade frente ao COVID-19, um versículo veio à minha memória:

Toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e Arão no deserto; disseram-lhes os filhos de Israel: Quem nos dera tivéssemos morrido pela mão do Senhor, na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne e comíamos pão a fartar! Pois nos trouxestes a este deserto, para matardes de fome toda esta multidão. Ex. 16:3.

As reclamações do povo, em sofrimento por falta de comida, como demonstra o texto, eram dirigidas a Moisés e Arão. Porém, entendo que também eram a Deus, por quem Moisés era dirigido.

O sofrimento então, era algo real. Um povo inteiro com fome, fragilizado pelas circunstâncias ao redor. Esse era o panorama do povo à época e, talvez, seja o de muitos nesse momento de pandemia.

Nossa memória sobre a provisão de Deus, diante das dificuldades, é facilmente apagada. Conforme relatado no livro de Êxodo, um pouco antes, todas as maravilhas de Deus haviam sido demonstradas ao povo. Inclusive, momentos antes, em Êxodo 15:25, Ele havia dado de beber ao povo, transformando as águas amargas de Mara em água potável.

Moisés, então, ao interceder pelo povo, recebe de Deus provisão na forma do maná e de codornizes.

Mais uma vez, você pode pensar em como esse povo tinha a ingratidão em seu coração e que sua postura seria totalmente diferente face às dificuldades da vida. Afinal, eles haviam visto a mão poderosa de Deus! Quanta ingratidão desse povo!

Na verdade, essa é uma fraqueza presente em toda a humanidade desde sempre e permanece, insistentemente, em nossos corações até hoje.

Em nossa pequenez de entendimento e no egoísmo imediatista do nosso ser, não reconhecemos a soberania de Deus em nada do que ocorre na Terra.

Murmuramos, viramos as costas a Ele e Sua Palavra, pulamos de cabeça no pecado e nos esquecemos de todas as benesses já recebidas anteriormente.

Recordo os feitos do Senhor, pois me lembro das tuas maravilhas da antiguidade. Sl. 77:4

No momento de desespero e sofrimento, mentimos, roubamos e pecamos contra nosso próximo e a Deus para satisfação das nossas necessidades.

Ele, porém, está perto daquele de coração contrito e espírito abatido e satisfaz as necessidades daqueles que buscam Nele.

Nesse momento, caso você esteja passando por tempos ruins, lembre-se daquilo que te traz esperança. Lembre das palavras de Jesus em Mateus 6:25–33:

Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Como disse anteriormente, nada foge à soberania Dele. Isso inclui mandos e desmandos de governantes, pandemias, encolhimento da economia… Tudo para satisfação da vontade Dele. Seus momentos de deserto estão em Seus planos, para algo melhor lá na frente. Um momento de provação é um momento (perdão soar repetitivo, mas a ideia é, realmente, frisar). E, mesmo que seja uma vida inteira, não se compara à bondade e misericórdia de Deus à humanidade por toda a Eternidade. Nele, somente Nele, podemos dizer “tudo ficará bem!”

Em oração por você!

--

--