Quem foi R C Sproul? E porque foi de grande importância

Bruno Pulis
Saber Teológico
Published in
4 min readDec 15, 2017

Robert Charles Sproul, nasceu em 13 de fevereiro de 1939, em Pittsburgh, Pensilvânia. Foi teólogo calvinista e pastor. Ele é o fundador e presidente da Ligonier Ministries (uma organização reformada sem fins lucrativos, sediada em Orlando) e podia ser ouvido diariamente sobre no programa de rádio Renewing Your Mind difundido nos Estados Unidos e em mais 60 países. A Ligonier realiza várias conferências teológicas a cada ano, incluindo a principal conferência realizada anualmente em Orlando, Flórida, em que Sproul é um dos principais oradores. Quando o assunto é Soberania de Deus, ele é considerado a maior referência no assunto.

Casou-se com Vesta em 1960. Serviu no Gordon College em Massachusetts, Conwell Theological Seminary na Filadélfia, e depois pastoreou em Cincinnati.

#paracegover: R.C.Sproul e Vesta sorrindo dentro de um carro após a cerimônia de casamento

Em 1971, Sproul, Vesta e seus dois filhos, Sherrie e R.C. Jr. instalaram-se nas montanhas do oeste da Pensilvânia para servir no recém-estabelecido Centro de Estudo do Vale de Ligonier. R.C. publicou seu primeiro livro em 1973, The Symbol, uma exposição do Credo dos Apóstolos, ganhando um prêmio de livro do Christianity Today.

#paracegover: Pessoas sentadas em uma sala atentas a fala de R.C.Sproul que está em pé.

R.C. liderou uma equipe de acadêmicos e escritores cristãos, o que viria a ser um dos documentos mais significativos da igreja do século XX, The Chicago Statement on Biblical Inerrancy. Em 1984, a equipe de Sprouls e Ligonier mudou-se para Orlando, Flórida. Além de liderar um ministério de rápido crescimento e entregar palestras para ensinar séries, Sproul também serviu como professor de teologia para um seminário reformado.

Bibliografia

Uma das obras mais aclamadas de Sproul é “A Santidade de Deus”, publicada em 1985. Nela, R.C. visava abordar o problema fundamental da humanidade: não sabemos quem é Deus e não sabemos quem somos. No centro desse livro, Isaías 6, um texto pontual para R.C. Sproul e Ligonier Ministries. Nela, também conhecemos os teológos favoritos de R.C. que são: Lutero, Edwards, Calvino e Agostinho.

Em 1986 Sproul publica Escolhidos por Deus. esse livro foi usado por Deus para chamar milhares de cristãos para uma visão mais elevada da soberania de Deus.

Em 1995 é lançada A Nova Bíblia de Estudo de Genebra, editada por R.C, introduziu as riquezas do cristianismo reformado através de úteis notas interpretativas e auxílios de estudo.

Um traço distintivo do ensino de R.C. é o entendimento do fluxo de idéias. As Consequências das Idéias (2000) oferecem uma visão perspicaz da história da filosofia desde uma perspectiva cristã.

O último livro lançado por Sproul é o “Somos Todos Teólogos”, uma abordagem a introdução a teologia sistemática.

Sproul também lançou uma série de livretos com temas sucintos, no qual, li sobre o tema de arrependimento. A série está disponibilizada para compra na Editora Fiel. A seguir, listo alguns títulos da série:

Influenciou uma gama de teológos por todo o mundo, podemos destacar no cenário brasileiro o Reverendo Augustus Nicodemus que ontem deu uma declaração sobre o autor.

Perdemos um grande homem que dedicou sua vida ao ensino das verdades do Sola Scriptura a manifestação talvez seja de saudade e carinho, mas sabemos que hoje Sproul está nos braços de Cristo.

“Você pode sofrer por mim na semana anterior à minha morte, se eu estiver com medo e machucado, mas quando eu suspirar com aquela última respiração fugaz e minha alma imortal fugir para o Céu, eu estarei pulando sobre hidrantes nas ruas douradas e minha maior preocupação, se eu tiver alguma, será minha esposa aqui na Terra sofrendo. Quando eu morrer, eu serei identificado com a exaltação de Cristo. Mas agora sou identificado com Sua aflição.” — R. C. Sproul

Referências Bibliográficas

Soli Deo Gloria,
Bruno Pulis

--

--