A Reforma Radical — em Thomás Müntzer e nos anabatistas

Regina Fernandes Sanches
Editora Saber Criativo
Sent as a

Newsletter

2 min readOct 30, 2020

Por Luís Fernando de Carvalho Sousa e Sidney M. Sanches

https://amzn.to/3kHKqr6

Para compreender a postura teológica de Thomas Müntzer, o desdobramento que ela teve e as consequências teológicas e políticas na história, sobretudo dos camponeses, é necessário identificar suas origens e as circunstâncias que permitiram o desenvolvimento de sua teologia (assim como sua pessoa). Aliás, mais do que uma teologia, Müntzer sinalizou para uma práxis cristã revolucionária.

Igreja

O principal motivo pelo qual Lutero e Müntzer se separam foi teológico. As diferenças de conceitos eclesiológicos, a hermenêutica bíblica e a espiritualidade foram os ingredientes que no final das contas fizeram com que a inevitável ruptura ocorresse entre esses dois lendários personagens históricos. Lutero acreditava no princípio democrático do sacerdócio universal de todos os crentes. Com este princípio, teve a alavanca para fazer balançar a Igreja institucional e hierárquica de seu tempo. Igreja era, para ele, a livre reunião de todos os crentes em Cristo, a comunhão invisível dos que estão ligados pela fé e pelo amor. Uma Igreja que não surge e nem é mantida a partir dos indivíduos, mas a partir de algo objetivo, que está fora deles e sobre eles: a Palavra. Para que esta Palavra seja corretamente ensinada e pregada surge novamente uma instituição exterior, visível, uma Igreja exterior, visível, no seio da qual existe a verdadeira Igreja, a Igreja invisível (DREHER, 1992).

Já, para Müntzer, a Igreja era uma comunhão sem classes e sem a existência de propriedade privada dos “eleitos”, através da posse do Espírito. Em outras palavras: Igreja é um ideal social, onde inexistem Estado, classes, propriedade privada. Quem exige esse tipo de Igreja, o único verdadeiro, é o Espírito que age independentemente da Palavra. Ele é inerente a todos os homens, é um princípio uniformizado de toda a vida, exigindo a uniformização de Deus, que pode ser conhecida por todos os seres humanos (BLOCH, 1968).

O livro pode ser encontrado somente em formato ebook em https://amzn.to/3kHKqr6

--

--