Já ouviu falar em tecnoteologia?

Regina Fernandes Sanches
Editora Saber Criativo
Sent as a

Newsletter

2 min readJun 8, 2021

uma breve resenha

Trans-humanismo e Secularização

A obra Trans-humanismo e Secularização apresenta diversas teorias de uma pós-humanidade e seus principais pensadores. Nelas, o corpo é uma construção social, caracterizado de diversas formas nas variadas culturas humanas, e passa por uma nova concepção na relação biotecnológica contemporânea. A mente é tratada como o que configura de fato a humanidade, e o corpo está sujeito a ela.

A secularização é a condição necessária para a construção desse novo paradigma, onde a humanidade avança em sua pretensão de ser sua auto-criadora e do mundo que a cerca. Essa criação acontece nos domínios da tecnociência. O corpo, como um lugar para o humano, pode se transmutar visando melhorias de seu potencial e da sua estética, dando lugar ao homem-máquina, ciborgues, conforme já amplamente exposto no imaginário e utopismo cinematográfico, da literatura, das artes plásticas e no âmbito das comunicações na internet.

O autor relaciona essa atual concepção da vida com um pós e trans-humanismo, em uma nova forma de gnose, contemporânea, que ele chama de tecnognóstica, onde o conhecimento, agora tecnológico, assume o protagonismo não somente da ordenação, mas da criação do mundo e do humano nele. Tais ideias também podem ser compreendidas como uma espécie de escatologia, de superação dessa atual ordem de mundo e da forma humana nela, para um mundo ideal, marcado pela perfeição do corpo, sua eternidade possível pela tecnologia, portanto, uma nova humanidade.

https://www.editorasabercriativo.com.br/transhumanismo-e-secularizacao

--

--