Imagens de dar água na boca

Conheca o appetite appeal, técnica utilizada pelos publicitários para despertar a vontade de comer

Ao ver uma foto em uma revista ou um comercial na televisão apresentando um belo prato, você já sentiu vontade provar? Se já passou por isso, você foi conquistado por um conceito chamado “appetite appeal”, recurso utilizado por publicitários para ganhar o cliente pela aparência.

O “appetite apeal”, ou o desejo de comer, é o elemento chave para a fotografia de gastronomia. A apresentação do alimento é o que conta na imagem e, para ressaltar as suas qualidades, alguns truques são empregados na produção da fotografia — seja através do ajuste da cor e do brilho dos produtos ou o frescor dos alimentos. Tudo é pensado e produzido para provocar a vontade de comer no consumidor final, sendo um fator decisivo na compra.

Um dos casos mais comuns, de imagens sedutoras feitas para induzir os clientes a consumir, são as produções da rede de fast food “McDonald’s”. Toda a abordagem da campanha, público-alvo e o lifestyle por trás da marca são pensados pelo marketing, mas quem executa a ideia é o fotógrafo de gastronomia. Para isso, toda atenção no manuseio, composição dos itens decorativos e no equipamento que será utilizado é fundamental.

No vídeo abaixo, o “McDonald’s” fez um making of da campanha de um novo hambúrguer, servido em suas filiais do Canadá. Em resposta à pergunta de uma consumidora, que questiona a diferença entre o produto final e as as imagens que ilustram os lanches, o fast food apresenta aos consumidores como é feita a produção de foto dos seus produtos.

Os simples truques apresentados no vídeo mostram como é indispensável escolher os melhores alimentos, até mesmo os que não tenham destaque na foto. Além disso, a montagem e a manipulação dos ingredientes são um processo meticuloso. A carne, por exemplo, é grelhada na hora para parecer mais apetitosa e as fatias de queijo são derretidas nas pontas com uma espátula aquecida. Itens como ketchup e mostarda são adicionados no final, com seringas.

Depois da produção, a equipe seleciona a melhor fotografia, que ainda recebe um tratamento final, para corrigir pequenas falhas e adicionar mais cor e brilho aos produtos. Todos estes segredos são simples e podem ser facilmente reproduzidos. Aprenda no curso online Fotografia de gastronomia: os simples segredos da publicidade para fotos saborosas, com Felipe Djanikian, a melhorar a aparência de um produto e torná-lo mais bonito e apetitoso para provocar os sentidos do consumidor.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Isabella de Almeida Prado’s story.