O bom lettering não surge do nada

Rafael Costa
Saibalá
Published in
5 min readJun 13, 2016

10 fontes prontas para melhorar a sua técnica

Olá! Eu me chamo Rafael Costa e sou professor da Saibalá no curso de Lettering: Fundamentos Básicos. E hoje eu estou aqui para compartilhar com vocês uma dica sobre… lettering.

Algo extremamente importante quando estamos planejando o nosso lettering é ter boas referências na hora de criar. Isso fica ainda mais importante quando estamos começando a estudar o desenho de letras, pois muitas vezes o nosso repertório criativo é um pouco limitado.

Eu sempre digo que um bom lettering nunca surge do nada, existe um processo de criação por trás do desenho. Esse processo envolve planejamento, experimentação e claro, referências.

Quer aprender o passo a passo da criação de um lettering? Confira meu curso online de fundamentos básicos!

Para quem está começando, as referências são um ótimo apoio, pois através delas podemos ter um bom embasamento quanto ao desenho das letras, saber qual a proporção delas, o contraste correto, possíveis ornamentos, etc. Uma dica valiosa que gosto de citar com relação a referências é basear nosso lettering em fontes prontas. Sim, essas fontes que você pode encontrar no seu computador, por exemplo.

Basear-se em uma fonte pronta vai ajudá-lo a manter a unidade no alfabeto do seu lettering, afinal de contas ele perde harmonia se as letras não demonstram pertencerem a um mesmo alfabeto.

Então hoje, para ajudar vocês a melhorarem a unidade e harmonia do seu lettering, eu selecionei 10 fontes prontas que podem servir como referência para o seu lettering.

As fontes que selecionei são todas no estilo brush letter ou seja, semelhantes ao traçado feito por um pincel. Escolhi esse estilo por ser bem fácil de se trabalhar, tanto para os mais avançados quanto para os iniciantes.

Quero deixar bem claro que não estou dizendo que vocês precisam comprar essas fontes. Quando vocês acessarem o link de cada uma delas irão perceber que elas estão a venda. Porém vocês não precisam necessariamente ter a fonte instalada no seu computador para utilizá-la como referência no seu lettering.

Todas as fontes foram selecionadas do site myfonts.com e é possível utilizá-las como referência unicamente observando as imagens que são colocadas no site como demonstração. É exatamente assim que eu faço quando estou planejando os meus trabalhos com lettering e tenho absoluta certeza que vocês podem aprender bastante praticando dessa forma.

Muito bem, vamos deixar então a conversa de lado e dar uma olhada nas fontes que eu separei como uma sugestão para servir de referência nos seus próximos trabalhos com lettering. Para acessar o link delas basta clicar no título com o nome de cada uma das fontes.

01 — Zulia Pro

02 — Quotes

03 — Indie

04 — Hollie Script Pro

05 — Paintlay

06 — Ventography

07 — Frost

08 — TT Inters

09 — Sanelma

10 — Ollie

Usar fontes prontas como referência é uma ótima maneira para trabalhar a unidade de seus letterings. Isso, aliado a observação do trabalho de outros artistas pode te ajudar a desenvolver o seu estilo próprio e a aperfeiçoar cada vez mais a sua técnica. Se você quiser mais conteúdos e técnicas sobre lettering, caligrafia e fundamentos da tipografia, confira meu canal no Youtube! Faça bom proveito!

--

--