Ghost B.C | Novo music video da banda tem críticas pesadas

Depois de muita espera, saiu o mais novo clipe do Ghost B.C, dessa vez sobre a música “He Is”. Ghost é uma banda que ficou famosa tanto pela polêmica do tema “satânico” quanto pelo visual peculiar: Nenhum de seus membros tem o rosto a mostra, inclusive o vocalista, Papa Emeritus (que já está na sua terceira “versão”), usando uma pintura de fantasma para ocultar sua identidade. A identidade verdadeira dos membros da banda é um mistério, supostamente com vários artistas famosos tendo passado pela rotação de membros, como Dave Grohl e Kothaar (Ex-Bathory). Atualmente, a única identidade confirmada é a do vocalista, Tobias Forge, após um processo de ex-membros sobre divisão de dinheiro.
Sem mais delongas, o clipe:
O clipe tem uma crítica bem clara ao “mercado” da salvação, com as igrejas caça-níquel que se importam mais com o show, o espetáculo e, claro, com o dinheiro dos seus fiéis. A principal referência parodiada é um evangelista chamado Tony Alamo e sua Alamo Christian Foundation. O líder religioso teve diversos problemas com a lei, sendo preso em 2009 sob acusações de abuso infantil. O clipe inclusive usa uma das fotos autografadas de Alamo, falecido em maio deste ano, como uma “mensagem subliminar”, aparecendo em um frame específico da música:

A mensagem passada no clipe é justamente essa, de que um líder espiritual pode ser um picareta ou um charlatão. Ainda tem um detalhe na letra da música, que seria impossivel distinguir se a música fala sobre Jesus ou Lúcifer.
O Ghost tem uma tradição de clipes de sucesso, como o da música Cirice ou o da música From the Pinnacle to the Pit, sempre com sacadas criativas para resolver o “problema” de falar sobre temas religiosos tão criticamente. Com certeza, valem o clique!
Cara, quem me conhece, sabe o quanto eu adoro Ghost. De certa forma, a banda é uma daquelas que eu mais escuto nas minhas playlists, normalmente com o CD inteiro, algo raríssimo em uma banda, ainda mais com os TRÊS CDs completinhos. Minha felicidade de vê-los ao vivo no Rio foi imensa, a presença de palco dos caras é incrível e a música deles é sensacional. Um clipe novo e ainda meio que de surpresa é algo que me fez quase pular de alegria. Este novo clipe é, na minha opinião, muito bem feito na critica dele, sendo ao mesmo tempo poético e escrachado. Pra mim, foi um acertaço usar um ator no lugar do vocalista (não, não é o Papa), aumentando a noção de que todos podem ser Ghost, como eles mesmos cansam de dizer.
E você? Também é Ghost?
Curtiu? Deixe um “👏” e um comentário.
Siga o Saideira no Twitter e também no Instagram para acompanhar nossas video reviews no Stories. Assine o feed do SaideiraCast, o podcast do Saideira.
