League of Legends | Flamengo terá time de LOL já em 2017

Arthur Tinoco
Saideira
Published in
2 min readJul 6, 2017

Na noite dessa segunda-feira (3/7), foi confirmada a participação do Flamengo no mercado mais emergente do Brasil: o mercado dos e-Sports. A notícia foi confirmada por um tweet “engraçadinho” do vice-presidente de Marketing, Daniel Orlean:

Na minha época, LOL era “Eu tô rindo muito” (tempos do mIRC, coroas entenderão). Agora é uma nova modalidade do Mengão — escreveu o dirigente

A ideia do time carioca é montar um time do zero e não fazer parceria com times já existentes, o que foi uma tendência dos clubes que investiam no mercado. Para isso, o time do Flamengo e-Sports deve se apresentar para competir no Circuito Desafiante, uma espécie de segunda divisão do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CbLOL), para poder participar da elite do League of Legends no ano que vem. Quem seriam os integrantes do time ainda é um mistério, mas se supõe que seja uma mescla de jogadores novatos com um ou outro veterano, para dar uma maior experiência ao time. No entanto, não existem muitas alternativas dentre os jogadores sem contrato, o que pode se provar uma dificuldade para a montagem do time.

A iniciativa do Flamengo não é exatamente nova, já que outros clubes brasileiros já tinham feito parcerias com times de e-Sports. O Santos foi o primeiro time brasileiro a investir no cenário de jogos online, com o anúncio da parceria com a Dexterity Team (se tornando Santos.DeX), que contava com times de League of Legends, CS:GO, RainbowSix e CrossFire. Além do clube paulista, o Remo fechou um acordo de 1 ano com a Braves, se tornando Remo Braves, um dos times rebaixados para o circuito desafiante no CbLOL do primeiro split. O investimento de times de futebol em times de e-Sports é uma tendência crescente no modelo de marketing atual, levando a marca para um mercado em franca ascenção.

Bom, para mim já mais que passou da hora dos times participarem mais desse mercado, com a visibilidade incrível que os clubes de futebol possuem no Brasil e a ascenção enorme que o mercado de e-Sports tem tido, é uma situação que as duas partes se dariam bem: os clubes estariam expandindo sua marca para um mercado inexplorado (e, se bem sucedido, internacionalizando-a) e pros times de e-Sports, os investimentos em novas gaming houses, novos equipamentos e em mais estrutura. Acho que o Flamengo acertou na mosca com essa iniciativa!

Siga o Saideira no Twitter e também no Instagram para acompanhar nossas video reviews no Stories. Curta o Saideira no Facebook e receba as nossas atualizações.

--

--

Arthur Tinoco
Saideira

Co-Criador, host e escritor pro Saideira. Fanático por jogos e cultura pop. Considero o SuperNES a melhor invenção do homem.