Guia de materiais de estudos em PT-BR para ingressar na carreia Front-end

Bianca Pereira
Sailor Geek
Published in
4 min readJan 31, 2019

Sempre gostei de ensinar e ajudar pessoas interessadas no Front-end, por esse motivo resolvi criar este guia contendo materiais e tutoriais que me ajudaram - e me ajudam até hoje - a programar páginas web com HTML, CSS e Javascript. Ah, e são todos em português e gratuitos, tá?

O início de tudo

Começar a programar significa aprender a se comunicar e enviar comandos para a máquina interpretar, sendo assim, a Lógica de Programação é essencial para dar início ao seu aprendizado.

Todos os cursos do Curso em Vídeo, lecionados pelo professor Guanabara, tem uma didática incrível e são muito agradáveis de acompanhar. Mesmo que você não goste muito de assistir a vídeos, eu recomendo ver mesmo assim, por ser um conteúdo muito teórico.

Também adicionei o ebook do Dicas de Programação, pois achei o conteúdo muito didático e simples de entender. Quem prefere aprender lendo, fica a dica! E quem não gosta, também vale passar pelo índice do livro, depois de assistir o curso do professor Guanabara. Se ficou alguma dúvida em um tópico, você pode dar uma lida para se aprofundar ainda mais no assunto.

HTML e CSS

Seguindo a jornada, o próximo passo é aprender a usar HTML e CSS. HTML é uma linguagem de marcação que indica onde cada elemento vai estar, como um menu, uma imagem, um título ou um parágrafo. O CSS é uma folha de estilos, portanto, será responsável para dizer ao navegador como cada elemento vai aparecer. Deixar um título rosa, uma imagem redonda, posicionar o menu fixo no topo, enfim, a aparência de cada elemento.

Existem ferramentas como o Bootstrap (é um framework bem conhecido, vocês já ouviram falar?), que possibilitaram a tarefa de escrever CSS muito mais fácil. No Bootstrap, já existem botões bonitos, formulários, títulos, blocos, tudo lindo e formatado para você.

Então, por quê aprender CSS?

Existem algumas desvantagens em usar frameworks, mas o motivo principal, no meu ponto de vista, é não aprender a fazer o código você mesmo. Aprender CSS será um importante ponto de partida na sua carreira, porque você irá aprender como tudo está rodando por baixo dos panos, além de te ajudar futuramente. Imagina que durante o desenvolvimento de um projeto, ocorra um erro. Saber como o CSS funciona possibilitará entender e resolver o problema por si mesmo.

Agora, vamos aos tutoriais e recursos:

Javascript

Chegamos na parte onde a magia acontece. Tudo que você aprendeu sobre lógica de programação será necessário para criar elementos dinâmicos na sua página, usando o Javascript (ou JS para os íntimos).

Muitos efeitos de animações hoje em dia podem ser realizados com CSS, mas existem coisas que não podem ser feitas com CSS ou então ficam muito mais simples usando apenas algumas linhas de código em JS. Slides de fotos, coisas voando pela tela, movimentos de arrasta e solta, entre outras infinitas possibilidades de interação num site web são feitas em JavaScript. Depois do HTML e do CSS, o Javascript é a nossa ferramenta mais poderosa!

Conheça a comunidade

Ingressar na área de programação é um processo demorado na maioria dos casos, mas querer desistir dela é muito fácil. Parece que eu estou tentando desmotivar vocês nessa altura do campeonato. Mas não é bem assim.

Aprender algo demanda muito tempo e vontade de aprender, e sabemos que muitas vezes nesse processo a vontade de largar tudo e ir assistir uma série na Netflix grita mais alto, por isso, o remédio para isso é participar da comunidade.

Ter amigos que te escutam e entendem seus problemas é TUDO

Calma, não precisa ser a aquela pessoa super sociável para isso. Basta comparecer em eventos, workshops, meetups. Naturalmente, você vai acabar conhecendo pessoas e com o tempo, fazer boas amizades. O melhor é que muitos desses eventos são gratuitos, e, portanto muito acessíveis.

Comece já baixando o app Meetup (Android e iOS) ou acessando o site deles. Se inscreva em palestras de tecnologia de seu interesse, porque além de se engajar em aprender algo novo e conhecer pessoas com o mesmo desejo de aprendizagem, você ainda fica ligado nas tendências do mercado. Eu recomendo muito essa parte, até mais que os cursos que citei acima.

#girlpower

Ah, e se você for mulher, não se acanhe e parta já para os meetups do DevGirlz (“subgrupo” no Nerdzão), WoMakersCode, JSLadies, PyLadiesSP, entre outros. ❤

Meninas, também não deixem de se inscrever em todas as redes sociais do Reprograma, não percam a oportunidade de participarem desse projeto maravilhoso que incentiva as mulheres a participarem de uma área tão cheia de homens e tão carente de mulheres.

Outros recursos

Um passo adiante

E uma dica de ouro: procurem sempre tirar dúvidas nas documentações oficiais. Nem sempre elas estão disponíveis em português, mas tem o recurso de tradução de páginas do Google que funciona muito bem nessas horas!

Se tiverem dúvidas, podem me contatar pelo Telegram (@biibis), Instagram (@biibis_) ou pelo e-mail (heybiibis@gmail.com).

É isso, bons estudos a todos. ❤

--

--

Bianca Pereira
Sailor Geek

Programadora Front-end, falo sobre tecnologia, viagens, cultura asiática e tudo que eu achar interessante compartilhar do meu universo. 👩🏽‍💻🐱🌈