Procura por nutricionistas e dermatologistas cresce no final do ano

Mariane Arantes
Sala de imprensa | BoaConsulta
2 min readDec 13, 2018

O verão inicia oficialmente no dia 21 de dezembro e terminará no dia 20 de março de 2019. Por ser a estação mais quente do ano, as pessoas costumam expor mais o corpo nas praias e piscinas e é comum ouvir comentários sobre o que foi feito para o “projeto verão”, termo que se popularizou entre aqueles que buscam cuidados com a aparência física por meio de procedimentos estéticos, exercícios físicos e de melhorias na alimentação.

As férias de final de ano e a maior exposição do corpo ao sol incentivam muitas pessoas a se preocuparem com a aparência e a buscarem uma alimentação mais saudável, além de outros tratamentos médicos e estéticos. De acordo com a plataforma do BoaConsulta, esse período é evidenciado pelos maiores índices de busca por dermatologistas e nutricionistas.

A procura por esses especialistas iniciam-se já em outubro e persistem até o mês de janeiro. Juntas, as buscas somam mais da metade da procura, comparado aos outros meses do ano.

Busca por dermatologistas

Uma das principais razões pelas quais as pessoas procuram dermatologistas nessa época de final de ano é para realizar tratamentos estéticos. Alguns tipos envolvem a remoção de pelos, como o laser de díodo e laser de alexandrite. Outros procedimentos são o peeling químico, indicado para amenizar a celulite, estrias e cicatrizes da pele.

Vale também lembrar que nessa época do ano acontece a campanha de conscientização do Dezembro Laranja que alerta para a prevenção do câncer de pele. Para a dermatologista Dra. Luci Mari Ito Gerhard, “a prevenção do câncer de pele é feita evitando a exposição solar nos horários de maior incidência dos raios solares UVB, entre 10:00 e 16:00 horas, usando chapéus, óculos escuros e roupas com proteção UV, e ainda aplicando o fotoprotetores a cada 2 horas durante a exposição solar”.

Nutricionistas: especialistas em alimentação

A empolgação aliada ao imediatismo de muita gente que deseja obter resultados estéticos rápidos incentiva a procura por nutricionistas para selecionar um cardápio e obter dicas de hábitos de alimentação saudáveis.

Segundo a nutricionista clínica Mikaelle Pessoa, as principais queixas das pessoas nesse período do ano são o acúmulo de gordura corporal, o sedentarismo, o ganho de peso excessivo, a retenção de líquido e baixa autoestima, acompanhado de frustração por inúmeras tentativas de emagrecimento, bem como o curto espaço de tempo para atingir todos esses objetivos.

Alguns passos para o emagrecimento recomendados pela nutricionista são eliminar todos os alimentos industrializados (produtos alimentícios), recorrer à dietas desintoxicantes, diminuir a ingestão de doces e fast foods, hidratar-se adequadamente, realizar atividades físicas e, o mais importante, fazer o acompanhamento com um bom profissional para adequação de um plano alimentar que favoreça efetivamente o emagrecimento.

--

--