Campanha Março Lilás: prevenção do Câncer de Colo de Útero

Mariane Arantes
Sala de imprensa | BoaConsulta
2 min readMar 7, 2019

Você sabia que Março é o mês da campanha de prevenção do Câncer de Colo de Útero? Além de conter o dia Internacional da Mulher, o mês é dedicado também a campanha de prevenção do tumor maligno que afeta a parte inferior do útero. A doença é uma das maiores causas de morte por câncer entre mulheres no mundo.

Um dos principais fatores que levam ao desenvolvimento do câncer de colo de útero é o vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), que infecta a pele e mucosas e é transmitido por meio de relações sexuais. Existem mais de 200 tipos de HPV, e somente 14 podem causar câncer.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer uterino é o terceiro tipo de câncer mais comum no país, ficando atrás apenas do câncer de mama e câncer colorretal. A doença atinge majoritariamente mulheres na faixa de idade dos 45 aos 49 anos, sendo que a maior incidência é na região Norte.

A profilaxia do câncer de colo de útero é feita, principalmente, por prevenção do HPV. As medidas envolvem que as mulheres façam prática de sexo seguro, realizem o exame papanicolau anualmente e se consultem com médico ginecologista, oncologista e clínico geral regularmente.

Nas bases do BoaConsulta, a busca por ginecologistas no período de fevereiro, quando comparadas ao mesmo período do ano passado, dobrou. O resultado evidencia a progressão da conscientização causada pela Campanha do Março Lilás.

--

--