Serviço de agendamento online

Mariane Arantes
Sala de imprensa | BoaConsulta
3 min readMay 9, 2019

Atualmente, por meio dos aplicativos de smartphones, é possível realizar diversos serviços em instantes. É comum pedir uma refeição, solicitar uma entrega ou um meio de transporte e até agendar consultas médicas. Muita gente está optando por deixar o caderninho do convênio de lado e parar de pedir a conhecidos indicações de profissionais da saúde para usar a tecnologia.

Os aplicativos de agendamento de consultas e exames online surgiram no início dessa década e se consolidaram como imprescindíveis para aqueles que desejam soluções rápidas, práticas e seguras para escolher um médico, realizar um check up e marcar consultas de emergência.

Quem são as pessoas que agendam consultas online?

Desde 2016 até hoje, segundo pesquisa do BoaConsulta, aplicativo pioneiro em agendamento online, 64% dos agendamentos de consultas médicas online são feitas por mulheres, enquanto apenas 30% são feitas por homens.

Essa concentração numérica no sexo feminino pode ser explicada pelo caráter preventivo das mulheres que buscam profissionais da saúde, pois desde pequenas são ensinadas a se preocuparem com sua saúde e da família. Apesar disso, os homens também estão se conscientizando cada vez mais e a sua parcela nos agendamentos cresce ano a ano. Uma particularidade, porém, do agendamento feito por homens é o foco em especialidades específicas para cuidar de problemas pontuais.

Por que avaliar o profissional de saúde?

Mesmo com a credibilidade e segurança que as avaliações geram, a porcentagem de pacientes que dão feedback aos médicos após uma consulta ainda é baixa.

Conforme estudo mostrado acima, apenas 20,0% das mulheres avaliam os médicos. Quando falamos do sexo masculino, este número sobe para 24%. Estes dados evidenciam a falta de consciência dos pacientes com relação a importância de avaliarem os médicos.

Entre os principais motivos para avaliar um médico, estão a melhoria constante da plataforma de agendamento, o auxílio a outros usuários na hora de escolher um profissional e garantia de que o próprio médico avalie seu atendimento e possa melhorar.

Qual o nível de satisfação dos usuários de agendamento online?

Na pesquisa mostrada na imagem acima, analisou-se a satisfação das pessoas que utilizam agendamento online. As avaliações consideradas positivas são as que o paciente avalia com 4 ou 5 estrelas, as negativas são de 3 estrelas para baixo.

Entre o público feminino, 89% avaliam positivamente a experiência com agendamentos online. Este público é mais sensível a condutas médicas não adequadas, por isso, uma plataforma de agendamento e as avaliações dos profissionais fornecem segurança no processo.

Quando falamos de homens, a satisfação é até maior. 90,3% dos homens avaliam positivamente, mesmo com caráter menos preventivo. Isso mostra que o agendamento online evolui em termos de oferta de datas próximas e número de médicos para agendamento.

Você conhece o BoaConsulta?

Desde sua fundação em 2012, o BoaConsulta chega com a proposta de ser a melhor plataforma de agendamento de consultas online, tornando possível para que pessoas encontrem profissionais de saúde de confiança e que prestem bom atendimento.

Usar o BoaConsulta é muito simples. Através da seleção do especialista, localidade, escolha por convênio ou particular, é possível encontrar profissionais bem avaliados próximos. Depois, é só escolher um e indicar dia e horário, criar um perfil em menos de 2 minutos, preencher as informações para consulta e pronto!

No BoaConsulta, estão disponíveis especialistas de diversos segmentos da saúde, como médicos, dentistas, fisioterapeutas, terepeutas-ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos e nutricionistas. Para garantir a segurança do paciente, todos profissionais têm que estar registrados em seus conselhos.

Além disso, é possível procurar por procedimentos, entre os quais estão disponíveis: exames, procedimentos cirúrgicos, procedimentos estéticos, próteses dentárias, acupuntura, e muitos outros.

Conheça agora o BoaConsulta!

--

--