O Contador é a prévia do Ben Affleck que veremos no próximo Batman

Vinicius Machado
SALA SETE
Published in
4 min readOct 27, 2016

A vida de Ben Affleck teve uma reviravolta positiva depois de 2012. Depois de receber o Oscar de Melhor filme na direção de Argo, o ator, uma das figuras mais criticadas pelo público e mídia especializada, passou a ser respeitado e bem conceituado em Hollywood. Depois, veio BvS e, mesmo com o fracasso de crítica, o nome de Affleck permaneceu intacto por conta de um Batman do bom trabalho do ator na pele do morcegão, que resultou no anuncio de um filme solo do herói com o próprio ator na direção, que estreia em 2018.

Sim, 2018 tá longe, mas ainda assim é uma prévia do que podemos ver do ator em ação nos próximos anos. Isso porque O Contador, filme em que é protagonista, estreou na última semana.

O filme gira em torno de Christian Wolff, um portador da Síndrome de Savant com mais afinidade por números do que por pessoas e que possui escritório de contabilidade em uma cidadezinha para mascarar seu verdadeiro emprego: contador autônomo das maiores organizações perigosas do mundo. Ao aceitar fazer o levantamento financeiro de uma empresa de robótica, ele descobre que há uma discrepância nos valores e possivelmente um caso de desvio que envolve milhões de dólares, o que pode lhe causar diversos problemas.

O diretor Gavin O Connor possui poucos filmes conhecidos, como Guerreiro (2011) e Força Policial (2008), mas ele desempenha um ótimo trabalho neste aqui, principalmente na dinâmica que o filme impõe. Com um roteiro um tanto quanto confuso, ele consegue organizar bem todas as ideias colocadas, o que ajuda muito a não deixar o filme maçante. Além disso, ele sabe explorar muito bem o que o enredo tem de diferente: a deficiência do protagonista.

Portador de um tipo de autismo, o personagem tem todos seus elementos explorados, desde sua dificuldade em se relacionar com as pessoas e seu desespero quando algo sai do controle, até sua dedicação total no que faz, o tornando bom em praticamente tudo, seja no tiro, combate corporal ou até mesmo nos próprios números.

Obviamente, nada disso seria possível sem o belo trabalho de Ben Affleck. O ator faz aqui um de seus melhores papéis na carreira e se mostra o quão maduro está na atuação. É bem verdade que o papel é pouco exigente, mas é fato que ele soube captar a essência do personagem, entendendo também o que o diretor quis identificar quando se trata de suas particularidades. Não é demérito nenhum saber suas limitações e escolher papéis que se encaixam em seu perfil. Depois que Affleck percebeu isso, suas escolhas de projetos tem sido cada vez mais favoráveis. Me arrisco a dizer que seu personagem é basicamente uma prévia do Bruce Wayne que vamos ver em The Batman.

A própria DC fez uma HQ inspirada, confira acima.

O roteiro, por sua vez, pode deixar a desejar em muito momentos. Se o espectador parar para analisar o enredo e seus acontecimentos, provavelmente ele encontrará diversas falhas de conexão e até mesmo uma certa superficialidade nele. O desfecho é um tanto quanto novelesco e todos os pontos explicados no fim dão a entender que é o roteiro mais inteligente do mundo, não é. Inclusive, existe uma subtrama totalmente desnecessária, que envolve a dupla de investigadores interpretados por Cynthia Addai-Robinson e J.K. Simmons, que só aumenta o tempo de duração.

Mas não se engane, por mais que alguns destes problemas estejam em evidência, o mérito do diretor em transformar um filme que poderia ser um fiasco num produto divertido de puro entretenimento é algo para se reconhecer.

Ao fim de tudo, O Contador não é brilhante, mas ainda assim é um dos filmes mais divertidos do ano. Uma grata surpresa. Uma ação bem desenvolvida, com alguns pontos diferentes do convencional e um ótimo trabalho de direção. Muito mais que isso é ver como Affleck superou as criticas e as chacotas para se tornar, com todo o mérito, um dos maiores nomes de Hollywood. Parece que a Warner/DC achou o tom de seu homem-morcego, mas desta vez, sem a roupa do herói. Esse fica pra 2018.

EXTRA!

Você já foi ao cinema e passou nervoso por conta da falta de educação das pessoas? Então dá um conferida no novo vídeo do canal. Veja, curta e compartilhe. Vamos melhorar a educação dentro das sessões de cinemas.

Não se esqueça também de se inscrever no canal e curtir nossa fanpage o/

--

--

Vinicius Machado
SALA SETE

Jornalista, cinéfilo, fanático por Star Wars e editor do blog Sala Sete. Escreve sobre filmes e não dispensa uma boa conversa sobre o assunto.