4 regras (e meia) para escrever bem no Digital

Miguel Mendes
Salesianos Comunicação
2 min readMay 23, 2019

--

Cada vez mais utilizamos plataformas online como websites, redes sociais e newsletters, para comunicar uns com os outros. Para o fazermos bem, independentemente do nosso estilo de escrita, há quatro regras (e meia) que devemos cumprir quando escrevemos para estes canais digitais.

1. Curto

Um texto escrito para o digital deve ser curto e sucinto, concentrando o essencial das ideias em poucas frases, o que não significa que tenha que ser pobre na informação que transmite.

Por vezes temos tendência a transpor do papel a nossa forma de escrever, utilizando frases longas e complexas, mas lembrem-se que quem vos lê pode estar a fazê-lo em casa, num transporte público ou até enquanto anda.

2. Claro

A clareza é outra característica fundamental nos conteúdos digitais. Comecem pela informação mais importante, seguida da informação complementar, e se necessário, terminem com outro tipo de informação relacionada com a que estão a transmitir.

A escrita por tópicos e a utilização de frases curtas são boas técnicas a utilizar quando escrevem para um site, newsletter ou rede social.

3. Rigor

Ser simples não é o mesmo que ser simplista. Após a publicação numa plataforma digital, o texto está disponível para ser lido, partilhado e comentado. É, por isso, fundamental que sejamos rigorosos com o que escrevemos e como o fazemos, tendo sempre o cuidado de confirmar a informação.

4. Criatividade

Aproveite a informalidade do suporte para ser criativo. Pode manter o tom sério de uma comunicação institucional se for necessário, mas liberte-se dos limites do papel e pense multimédia. Complemente as palavras com as imagens, os gráficos com os sons, e deixe-se levar pela imaginação.

4 ½. Ler antes de publicar

Esta não consta da lista, pelo simples facto de que devia ser um hábito sempre que escrevemos algo, seja para o digital ou para o papel. Reler o que escrevemos é fundamental para detetar erros e até reorganizar ideias. Na dúvida escreva sempre o texto no Word para detetar erros básicos.

O que acham? Concordam?

--

--