Salesianos de Portugal: em missão no continente digital (Parte 1)

Miguel Mendes
Salesianos Comunicação
3 min readJan 23, 2019

A Internet faz parte do nosso dia-a-dia há já alguns anos e provocou alterações na nossa sociedade que seriam inimagináveis há apenas 10 anos atrás.

A Comunicação é uma das áreas que mais alterações sofreu e a utilização de meios digitais passou a ser, em muitos casos, a principal forma de comunicação entre as organizações e os seus públicos.

Numa organização como a dos Salesianos, com uma missão tão vasta e públicos tão desiguais, estes canais digitais de comunicação são, além de uma necessidade, uma mais valia que nos permite chegar a novas pessoas e também direcionar a nossa comunicação para quem de facto nos quer escutar.

Este trabalho tem vindo a ser feito há vários anos, embalado pela criação da Fundação Salesianos, e começou com a remodelação dos sites “centrais” dos Salesianos, a criação e uniformização dos sites das várias presenças salesianas em Portugal, e, mais recentemente com a implementação de uma plataforma profissional de envio de newsletters e reorganização das nossas redes sociais.

Os Salesianos Portugal e as redes sociais

Comunicar no digital requer dinamismo, organização, planeamento e acima de tudo uma reflexão e aprendizagem constantes que nos possibilitem acompanhar a realidade e estar ao nível do que melhor se faz nesta área. Especialmente quando existem mais de 30 perfis (que tenhamos conhecimento) ligados, de alguma forma, aos Salesianos em território nacional.

Os Salesianos de Portugal, como organização, estão atualmente presentes em cinco redes sociais, cada uma com a sua especificidade e com o seu público especifico, o que leva a que procuremos ter em todas elas uma postura diferente de forma a cumprir os objetivos.

Facebook

www.facebook.com/SalesianosPT

Direcionada ao público externo e interno em geral, após a fusão da página da Fundação com a da Província, esta página passou a ser o grande canal de comunicação dos Salesianos no mundo das redes sociais e nela são comunicados todos os aspetos da vida dos Salesianos. Escolas, Pastoral, Solidariedade, Família Salesiana… tudo faz parte da missão dos Salesianos de Dom Bosco e por isso tudo tem lugar nesta página através da publicação de artigos, fotografias, vídeos que, de forma dinâmica, procuram reforçar o sentimento de pertença a esta grande família fundada por D. Bosco.

Youtube

www.youtube.com/c/salesianosportugal

O vídeo, como suporte de comunicação, tem assumido cada vez mais importância e destaque nas redes sociais. O nosso canal de Youtube, organizado em listas de reprodução, tem refletido essa realidade e os números parecem dar-nos razão. Nos últimos meses, o aumento do número de vídeos tem levado a um aumento nas visualizações e também nos subscritores do canal. Além de funcionar como um repositório de vídeos, tem sido também utilizado para transmitir eventos culturais e desportivos em direto.

Instagram

www.instagram.com/salesianosPT

A conta de Instagram dos Salesianos de Portugal é recente, mas tem tido uma boa aceitação por parte dos utilizadores daquela rede social. Numa rede social em que a imagem é rainha, iniciativas como os “31 dias com D. Bosco”, partilha de fotografias de arquivo e de momentos significativos, têm contribuído para a sua dinamização e aceitação de um público que, à semelhança do Facebook, se quer amplo e com interesse em todas as áreas da vida e missão dos Salesianos.

Twitter

www.twitter.com/salesianospt

Os Salesianos têm uma conta de Twitter que, em reflexo da realidade da própria rede social em Portugal, tem pouca expressão. Ao contrário de outras redes sociais, no Twitter a comunicação é rápida e imediata, sendo uma ótima ferramenta para comunicação de eventos, resultados desportivos, e também para estar em contacto com outras províncias salesianas que fazem uma utilização intensiva desta rede social.

LinkedIn

www.linkedin.com/school/salesianospt

Os Salesianos também estão presentes no LinkedIn. Por ser uma rede social dedicada ao mundo empresarial, aqui a opção passou por utilizar a marca “Fundação Salesianos” porque é esta que melhor comunica com o mundo empresarial. O tipo de conteúdos partilhado também difere de todas as outras redes sociais sendo maioritariamente composto por informação institucional. Uma particularidade: sendo uma school page, além de cada um de nós poder identificar-se como colaborador da fundação, quem estudou ou estuda numa das nossas escolas também pode fazê-lo como aluno/antigo aluno.

No próximo artigo vamos falar sobre a presença da Pastoral Juvenil Salesiana nas redes sociais, em especial no Facebook, onde optámos pela criação de páginas locais ligadas à página principal.

--

--