Tendências para as redes sociais em 2019

Miguel Mendes
Salesianos Comunicação
2 min readMar 24, 2019

Todos os anos os “peritos” analisam o mercado das redes sociais e fazem uma previsão da sua utilização e quais as tendências para esse ano. São muitas as análises feitas e os artigos gerados, mas geralmente a informação não varia muito já que essa análise resulta mais de um processo de observação do que propriamente “adivinhação”.

Após ler alguns desses artigos, selecionei algumas das tendências que podem, e devem, estar atentos enquanto comunicadores salesianos.

1. Instagram

O Instagram vai continuar a crescer, especialmente junto dos jovens, colocando cada vez mais o Facebook em segundo plano. A ferramenta Stories será fundamental em 2019 para consolidar essa liderança.

2. Facebook

O Facebook continuará a ser a rede social com mais utilizadores, apesar de perder relevância. De todos os conteúdos partilhados, prevê-se que apenas a partilha de conteúdos informativos e os criativos, tem espaço para crescer e captar interesse.

3. Vídeo

Especialistas estimam que em 2019, 80% do que consumimos online será em vídeo. As redes sociais têm incentivado esse consumo através da criação de mais ferramentas audiovisuais e as possibilidades já são muitas: vídeos gravados e editados, vídeos ao vivo, uso de realidade virtual, entre outras.

4. Conteúdos de valor acrescentado

É importante perceber que as redes sociais são um excelente meio para criar relações e por isso não podemos limitar-nos a partilhar informações e notícias. Partilha de dicas, tutoriais, sugestões são uma boa maneira de reforçar essa ligação.

5. Verdade e Transparência

Com a recente crise de notícias falsas e manipulação de dados nas redes sociais, é importante, mais do que nunca, que comuniquemos com a verdade, de forma transparente, e verificando sempre as nossas fontes. Só assim conseguiremos ultrapassar o clima de desconfiança generalizado que existe nos utilizadores de redes sociais.

6. Aplicativos de mensagens privadas

Em 2019 deverá verificar-se a tendência de utilização de aplicações como o Whatsapp e o Facebook Messenger por parte das empresas e organizações. Além de ser um meio de comunicação mais íntimo, permite também a comunicação através de chatbots.

Existem artigos e relatórios bastante mais específicos e completos que podem e devem ler se tiverem interesse nesta área. Esta é apenas uma seleção das tendências que devemos estar mais atentos.

--

--