“A treatment from within” | Arte por Raul Andreo de Paiva

Tratamento que vem de dentro

O poder dos Chakras para o equilíbrio e o bem-estar interior

Jéssica Passos
Salus: Uma ode à prevenção
10 min readNov 25, 2020

--

A microempreendedora Kátia teve uma infância difícil. Seus pais se separaram quando ela estava com apenas três anos de idade. Ela e a mãe foram morar com a avó. Com elas viveu até os 10 anos. Foi quando a mãe de Kátia saiu de casa por conta da dependência química, e a menina então foi morar com o pai. Mas diante de tantos problemas, tinha uma pessoa com quem ela sempre podia contar, financeiramente e emocionalmente: sua madrinha sempre deu conselhos, carinho e incentivo. Kátia não é o verdadeiro nome da personagem, estamos usando Kátia, pois ela não quis se identificar.

Durante a pandemia do novo coronavírus, Kátia passou por um episódio complicado. Teve depressão e ficou por cinco meses sem conversar com quase ninguém, sem ânimo para viver, foi quando pediu ajuda ao seu pai. Ele a aconselhou a escutar um programa de rádio. Nesse programa, ela conheceu a terapia de barra de access.

“E mesmo sem forças, mesmo sem vontade alguma de viver, eu me forcei a ir conversar com a Josi e isso mudou a minha vida”.

Josiane Samara Tondo - Psicóloga e Terapeuta

Josiane Samara Tondo é psicóloga há seis anos e terapeuta há dois. Ela trabalha com as barras de Access, PNL (Programação Neurolinguística),ThetaHealing. Foi ela quem recebeu Kátia e realizou os atendimentos.

A terapeuta conta que Kátia chegou para os atendimentos sem saber que caminho seguir na vida.

“Ela estava bem perdida, não sabia qual faculdade escolher, depois das sessões de barras de access, eu acredito que ela teve uma boa melhora”.

Graças às terapias, Kátia se reergueu e está mais forte e determinada. Recentemente, ela abriu um negócio de doces gourmet. Com ajuda das terapias, Carolina conseguiu se levantar e recomeçar a viver.

“A sensação é muito boa, eu tinha me perdido de mim mesma e me reencontrei, me sinto muito mais forte, feliz, com vontade de viver. Graças a Deus hoje estou bem, e eu devo isso tudo à Josi, se não fosse essa terapia, eu não teria conseguido sair do fundo do poço. Eu só dormia e acordava desejando morrer, tudo isso durou quase cinco meses, então só tenho a agradecer”.

Kátia viveu por muito tempo sem ter contato com a mãe, mas agora elas estão vivendo uma nova etapa na vida. Por estarem mais próximas, sua mãe até fez uma consulta com a psicóloga. O sonho de Kátia é que ela, a mãe e a avó façam a terapia de constelação familiar.

O que são os chakras?

A palavra chacra vem do sânscrito e significa “roda de luz”. São centros ou campos energéticos que estão conectados ao nosso corpo. São esses pontos que absorvem energias positivas e negativas que ficam ao nosso redor. No entanto, as energias pesadas e de más influências causam um problema de desalinhamento. Acredita-se que eles são furacões que não param de girar, com a função de energizar o corpo, alinhando-o energeticamente, na forma física e mental. Os chacras ficam ao longo da coluna vertebral, em diferentes pontos.

Existem sete tipos de chacras: Coronário, Frontal, Laríngeo, Cardíaco, Umbilical, Sexual e Chacra Básico.

Chacra Coronário: fica no alto da cabeça, é representado pelas cores lilás e dourado, está ligado à energia superior Deus. A função deste chacra é a conexão com o ser superior, e a evolução. Quando esse chacra está em desequilíbrio, a pessoa fica fora de sintonia com a espiritualidade, com sentimento de confusão, sem saber o propósito de estar vivendo, o que pode gerar uma depressão.

Foi o que aconteceu com a advogada Ana Claudia Cirino Taborda, de 26 anos. Ela estava passando por um momento de confusão e despropósito de vida.

“Minha vida estava bem desorganizada. Me sentia desorientada e sem respostas. Dentre vários tipos de terapia que já realizei, como sessão de psicanálise, Reiki, Thetahealing e cursos online de aprimoramento pessoal, me encontrei ainda mais pelo método de cura quântica e Barras de Access”.

Ana Claudia Cirino - Advogada

Cura quântica: trata-se do “poder da mente e da consciência na busca da saúde”. Essa frase é do professor de ayurveda, espiritualidade e medicina corpo-mente, Deepak Chopra. O objetivo desta terapia é que suas ideias e informações criem uma disposição psicoemocional que determinem a forma como você enxerga, escolhe, age ou reage e percebe a realidade, o que possibilita uma facilidade em ter escolhas, mesmo que tenha que mudá-las.

Barras de Access: uma terapia feita através de toques em 32 pontos (ou barras) de energia em torno da cabeça, cada um deles ligados a aspectos da nossa vida. Os terapeutas especialistas na prática dizem ser possível reprogramar o pensamento e, consequentemente, modificar atitudes nocivas e restritivas. Os benefícios desta terapia são: disposição física, clareza mental, melhor qualidade no sono, diminuição de dores, mais criatividade, sensação de paz e bem-estar.

Com essas duas terapias, a advogada conseguiu um equilíbrio mental e físico, facilitando as decisões da vida.

“Hoje me sinto segura, mais leve, consciente e feliz, pois aprendi que a cura interior se desenvolve vagarosamente e exige vontade, escolhas, persistência e paciência”.

Chacra Frontal: é relacionado com a glândula pineal, representado pelo azul índigo. Ele é responsável por regular as atividades intelectuais, como também é o ponto de abertura da visão interior, da intuição. Quando está em desequilíbrio, causa desinteresse no presente e medo do futuro.

Chacra Laríngeo: situado na laringe, a cor dele é o azul claro. Está ligado a maneira que cada pessoa tem de se expressar. Quando em desequilíbrio, gera insegurança, indecisões, dúvidas e desânimo.

Chacra Cardíaco: localizado no coração, é representado pelas cores verde e rosa. Simboliza as emoções, traz o amor, a sabedoria, tudo o que diz respeito às relações emocionais fica neste chacra. Ele gera confiança, estabilidade. Em desequilíbrio, pode gerar aperto, dor e angústia no peito.

Chacra do Plexo Solar: localizado acima do umbigo, é representado pela cor amarela, que simboliza a força, a força de vontade e o poder. Mostra como digerimos as situações, e como está o humor. Quando em desequilíbrio, sentimos medo, temos pensamentos egoístas, raiva, ódio.

Chacra Sacro: é representado pela cor laranja, está ligado a nossa vitalidade, criatividade, disposição, autoestima, energia sexual, é responsável pelo bem-estar físico. Quando em desequilíbrio, pode gerar dificuldade sexual, ausência de objetivos, sentimento de impotência, pensamentos confusos, inveja, ciúmes, sentimento de posse.

Chacra Básico: é representado pela cor vermelha, fica abaixo da virilha. A função dele é a sobrevivência, o que nos faz lutar pela vida. Rege as necessidades básicas da vida, como água, comida, sono, sexo e abrigo, segurança. Quando está em desequilíbrio, gera insegurança, a pessoa se torna mais violenta, gananciosa, furiosa, é quando deixamos os instintos primitivos mais aflorados.

Existem cinco terapias que alinham e equilibram os chakras: Reiki, Yoga, mentalizações energéticas, cristais e meditação.

· Reiki: atua diretamente em todos os chakras ou em algum em especial. Esta técnica relaxa e reduz o estresse. Para potencializar os efeitos dele, o aplicador pode utilizar incensos artesanais ou óleos essenciais

· Yoga: melhora a postura e fortalece a musculatura. Atua no equilíbrio dos chacras, ativa as energias do campo energético, principalmente aquelas que ficam na coluna. As posições indicadas para cada chacra trazem tranquilidade e confiança, bem como aumentam a autoestima e trabalham as emoções.

· Mentalizações energéticas: essa terapia requer mudança de hábitos e pensamentos. Para estimular os chacras por meio desta terapia, é necessário peneirar os pensamentos, é necessário ver o lado positivo das coisas, entender o próximo, ter mais compaixão e amor.

· Cristais: é uma técnica que utiliza pedras e cristais para conexão com o divino e com o sentimento de serenidade. Esta terapia é poderosa, pois desde sempre a terra possui pedras e cristais e isso faz com que as energias negativas sejam absorvidas, levando à renovação interior.

· E, por último, a terapia que é indicada pela terapeuta Josiane é a meditação. É o contato com o “eu superior”, é você aquietar a sua mente. A nossa mente é igual a um “macaco louco” que pula de galho em galho, a gente sempre tem que buscar acalmar a mente”.

Terapia barra de access -Josiane Samara Tondo — Teobaldo Timotio Wille

Consultor Técnico

As terapias possibilitam a cura e a renovação interior, o que faz com que a pessoa enxergue os dilemas e encontre a solução. Às vezes, a vida é tão corrida que não olhamos para nós mesmos, Josiane explica que não devemos adiar, é necessário dar atenção às doenças da alma.

“Quando temos uma doença física, nós buscamos ajuda, agora, quando são as doenças da alma, a gente posterga e acaba buscando ajuda quando já está no fundo do poço. Nós devemos cuidar da nossa mente; com a mente sã, conseguimos melhorar a autoestima, ter autocuidado, amor próprio”.

Lorena Trujillo, professora de yoga, praticando yoga para favorecer o chakra.

Sabe aquela energia boa que você tem dentro de si e não sabe nomear?

O 3º chakra do nosso corpo é o plexo solar, também conhecido como manipura, é amarelo dourado como o Sol

Por Thalia Ramão

O 3º Chakra é conhecido pelo poder pessoal, bem conhecido como um centro de energia, e através dele que podemos nos relacionar com o mundo e com as pessoas a nossa volta, este fica localizado atrás do estômago embaixo do diafragma, com a cor amarela sendo conhecida pelo elemento fogo. A digestão, as emoções e o metabolismo são aspectos funcionais deste manipura. Sua principal função é distribuir bem estar, para dar a energia da ação, como uma emissão de dar e receber.

Símbolo do chakra Plexo Solar, localizando o estômago.

‘’ Relacionado as trocas energéticas com o meio em que vivemos, as pessoas que nos cercam. Ele é também o centro da energia pessoal, da ação, vitalidade, força. Quando ele está desequilibrado as pessoas sentem-se abatidas, fracas, sem energia para as pautas do dia a dia; e quando está em equilíbrio, se sentem cheios de vontade de ir além!’’ Nos relata a Terapeuta de Holísticas e Relaxamento, Juliana Coczenski.

Este chakra é como um sol, como se estivesse no corpo um pequeno sol, ele estando pleno na sua energia, a pessoa terá muita força, se tornando muito brilhante, ou seja, ele está ligado ao poder pessoal. Os órgãos relacionados a ele são o pâncreas, a vesícula biliar, o baço, o fígado e o sistema digestivo como um todo. Ele diz respeito ao nosso apetite e a forma como digerimos, desde alimento em geral até as questões emocionais. No momento em que o sistema digestivo consome e digere os materiais, o cérebro, digere e consome as impressões imateriais do mundo.

Você deve estar se perguntando, mas como fazer para manter, ativar ou até mesmo equilibrar este chakra. Para equilibrar este plexo é necessário ativar os serviços, ou seja, fazer TUDO com atenção, amor e carinho. Para a Terapeuta em Reiki, Apometria Quântica e Xamânica e Barra de Acess, Eliana Alberton, ‘’Plexo solar é um centro de força, então ele deve ser sempre observado, pegar sol é importante para equilibrá-lo, para que este sol dentro das pessoas, transmiti-lo pensando no plexo solar, não somente pegar sol por pegar, mas sim com a intenção. Respirações, yoga, exercícios físicos , a dança do ventre, conviver com pessoas espirituosas, o espírito de alegria, pensamentos positivos, o reiki, o taixi, tigela de cristais e cristais.’’

Este chakra rege o ego, a auto estima, a motivação pelos objetivos, ele está ligado com a relação da pessoa para a própria pessoa, ou seja o poder pessoal, quando a pessoa digere as situações com mais facilidade, isso é digerir emocionalmente, naturalmente a pessoa também irá digerir fisicamente as situações. Quando a pessoa está com uma indigestão ou algo que você não processou, muito antes disso a pessoa deve ter tido o desequilíbrio emocional de algo que ela não engoliu, ou digeriu.

Este manipura possui alguns tratamentos, a Terapeuta Holística Regina Rastelli comenta: ‘’Muitas técnicas holísticas podem auxiliar neste tratamento, mas a forma de lidar com as emoções vai determinar o andamento desta autocura. Nos atendimentos realizados, é recuperado os chakras e estudado o que os hábitos mentais estão fazendo com que tudo se desequilibre. Somente desta forma, com consciência as mudanças verdadeiras podem ser realizadas com segurança.’’

Algumas pessoas não sabem exatamente o que fazer para ativar este plexo solar. A Eliane Alberton nos deixa algumas dicas simples. Entoar o mantra ram, que é o mantra pertencente ao 3º chakra. Fazendo mudra, é conhecido como o sinal que fazemos com as mãos, conectando dedos, palmas das mãos, é uma ‘chave’ ou até mesmo ‘ligação’ para acionar a energia, que está nas pontas dos dedos ou nas palmas das mãos, este mudra pode ser colocado na frente do estômago ou apoiado no colo as mãos, concentrando no plexo solar e entoar a vogal ‘O’. Além de utilizar algumas frases de afirmações, como ‘Eu sou luz’, ‘Eu sou prosperidade’, ‘Eu sou energia, ‘Eu sou vitalidade’.

Todos ser vivo é composto de energia, de prana, porém somente alguns animais, contando com os seres humanos, possuem estes centros energéticos. Os chakras são elementos de ligação entre o nosso corpo, e essa força vital que anima o corpo podemos chamar de o prana.

https://www.youtube.com/watch?v=Zz-dVhnNm70

Símbolo do Chakra Plexo Solar.

--

--