Caracteristicas do arquivo smb.conf no Samba 4 — Parte 01

Alexander Silva
Samba Server PRO
Published in
3 min readSep 11, 2023

O arquivo smb.conf é o principal arquivo de configuração do Samba 4, seja ele na função de Controlador de dominio , servidor de arquivos ou de impressão, ele tem características importantes e nesse post eu vou te mostra quais são elas .

Localização do arquivos smb.conf

Se você estalou o Samba 4 usando o gerenciador de pacote da sua distribuição geralmente está localizado em /etc/samba/smb.conf, mas se a instalação foi feita usando o código fonte ( compilado)e se você não personalizou a implantação então ele ficará localizado em /usr/local/samba/etc/smb.conf.

Se você no momento da copilação e usou o parâmetro do comando ./configure como abaixo então /opt/samba/etc esse será o caminho onde ele deve está localizado .

./configure --sysconfdir/opt/samba/etc

Para ficar mis fácil use o comando find para encontra-lo

¬find / -iname smb.conf

Seções do arquivos smb.conf

O arquivos smb.conf é dividido em seções e cada uma delas tem o seu propósito .Os nomes da seções são marcadas com [ ] colchetes e são elas :

  • Global
  • Share
  • Printers
  • Homes

A seção Global leva todos os parâmetros que serão aplicados no Samba por inteiro , independente das configurações personalizadas nas demais seções , aqui você coloca o que vai ser aplicado de forma mandatória para todas as outras seções . Por exemplo que quero que todos os compartilhamentos no meu samba seja visível (navegável) e seja gravável,então basta eu colocar na seção global ,e se eu tiver que configurar 10 compartilhamentos eu não preciso definir os parâmetros em cada um deles.

[global]
workgroup = WORKGROUP
server string = Servidor Samba
read only = No
browseable = Yes

A seção share é usada para definir compartilhamentos e pode ser nomeada com nome que você queira que o compartilhamento tenha. Por exemplo, eu quero que o compartilhamento chame “Dados” então defino a seção share com esse nome como no exemplo abaixo

[Dados]
comment = Compartilhamento de Arquivos
path = /caminho /para/compartilhamento

A seção printers é usada para definir as impressoras que serão compartilhadas na rede , aqui você pode definir parâmetros que terão valor sobre as impressoras e os recursos que elas fornecem, como no exempto abaixo:

[printers]
comment = Impressoras Compartilhadas
path = /var/spool/samba
browseable = no
guest ok = yes
printable = yes
print ok = yes
use client driver = yes
create mask = 0700

A seção home é uma seção para você definir o compartilhamento do diretório pessoal do usuário, assim ele terá acesso a um compartilhamento que seja somente de sua propriedade.

[homes]
comment = Diretórios Pessoais
browseable = no
read only = no
create mask = 0700
directory mask = 0700

Na parte 2 deste post iremos ver outras questões a respeito do arquivo smb.conf como parâmetros, valores, comentários , sinonimos , espaços tabulações , cases sentitives e etc.

Vamos para o próximo post aqui.

💬 Precisa de um especialista em Samba para o seu projeto ? entre contato comigo por e-mail alexander@astreinamentos.com.br ou no WhatsApp

E antes e ir embora não se esqueça de clicar no botão Follow para não perder nenhuma publicação.

--

--

Alexander Silva
Samba Server PRO

Trabalha com treinamento e capacitação de profissionais de TI,preparando alunos para as mais importantes certificações.