Como personalizar a instalação do samba 4

Alexander Silva
Samba Server PRO
Published in
3 min readAug 30, 2023

Se você está pensando em instalar o Samba 4 via código fonte , ou seja , compilado, você saber que basta executar

./configure && Make && make install

dentro do ditretório descompactado do samba que ele será instalado.

Mas talvez o que você não saiba é que todas as opções serão padrão com recursos desnecessários e em locais dentro do seu Linux que não seria ideal para o seu projeto . Neste post vou te ensinar personalizar a instalação.

Como é feita a personalização do samba 4 ?

A personalização do samba é feita com o comando ./ configure com algumas opções. Basta descompactar o arquivo do código-fonte do samba entra na pasta e executar o comando.

Personalizando diretórios de instalação.

Por padrão o samba compilado é instalado em /usr/local/samba neste diretório ficarão todos os binários, arquivos de configurações, temporários e etc. Mas podemos separara-los com o comando abaixo :

./configure --prefix=/usr --bindir=/usr/bin --sbindir=/usr/sbin --libdir=/usr/lib --sysconfdir=/etc --localstatedir=/var

Explicação das opções :

bindir=/usr/bin: aqui estou definido onde os binários executáveis serão instalados. Os binários executáveis são os recursos do samba que você pode executar no terminal. Que serão instalados no diretório /usr/bin.

sbindir=/usr/sbin: Aqui ficarão os binários executáveis do sistema. Esses só podem ser executados com privilégios elevados (como root) pois estão relacionados à administração do sistema. Eles serão instalados no diretório /usr/sbin.

libdir=/usr/lib: Isso define o diretório onde as bibliotecas (arquivos compartilhados usados por vários programas) serão instaladas. As bibliotecas do Samba serão instaladas no diretório /usr/lib.

sysconfdir=/etc: Isso define o diretório onde os arquivos de configuração do sistema serão instalados. É aqui que ficará o arquivo smb.conf responsável por ditar como será o papel e o comportamento do samba na rede. Eles serão instalados no diretório /etc.

localstatedir=/var: Isso define o diretório onde os dados variáveis do programa serão armazenados. Que são arquivos temporários, caches e outros dados que podem mudar durante a execução do programa. Eles serão instalados no diretório /var.

Personalizando funções rerecursos.

Desabilitar o suporte a LDAP:
Para desabilitar o suporte a LDAP no Samba, use a opção — without-ldap:

./configure - without-ldap

Desabilitar o suporte a ACLs:
Para desabilitar o suporte a ACLs (Listas de Controle de Acesso) no Samba, use a opção — without-acl-support:

./configure - without-acl-support

Desabilitar o suporte a quotas:
Se você não precisa de suporte a quotas no Samba, use a opção — without-quota:

./configure - without-quota

Desabilitar o suporte a impressão:
Se você não precisa de recursos de compartilhamento de impressora, pode desabilitar esse suporte usando a opção — without-cups:

./configure - disable-cups

Desabilitar o suporte a clustering:
Para desabilitar o suporte a clustering no Samba, use a opção — without-cluster-support:

./configure - without-cluster-support

Depois que você qualquer um destas opções de comando ./configure ser executado basta executar os comando make e make install para proceguir com a compilação e instalação

Observações importantes

  • As opções mencionadas acima podem mudar de versão para versão, portanto verifique se uma dessas opções foram removidas ou modificadas como o comando:
./configure -h
  • Antes de desabilitar recursos, certifique-se de entender como isso afetará o comportamento geral do Samba e as funcionalidades que você precisa.

Agora preste atenção

💎As inscrições para o Método Infra Open já estão abertas .No método eu ensino infraestrutura de redes com sistemas open source com Samba 4 e outros sistemas .Reserve aqui.

💬 Precisa de um especialista em Samba para o seu projeto ? entre contato comigo por e-mail alexander@astreinamentos.com.br ou no WhatsApp

E antes e ir embora não se esqueça de clicar no botão Follow para não perder nenhuma publicação.

--

--

Alexander Silva
Samba Server PRO

Trabalha com treinamento e capacitação de profissionais de TI,preparando alunos para as mais importantes certificações.