O que é um servidor Samba Standalone ?

Alexander Silva
Samba Server PRO
Published in
3 min readFeb 19, 2024

Há alguns papéis que o Samba pode exercer na infraestrutura de rede e um deles é como servidor standalone . e é o que vamos entender como funciona neste post.

Com o Samba 4 há algumas possibilidades de uso e configuração em uma rede e uma delas é o modo servidor de arquivos standalone, ou usando uma tradução livre, servidor de arquivos autossuficiente. E, como o nome já diz, ele não precisa de uma estrutura como outros servidores para funcionar.

Então, entendamos algumas coisas.

Em uma infraestrutura de rede que envolve servidor de arquivos, o Samba 4 você precisa de dois servidores:

Controlador de Domínio e o servidor de arquivos.

A função do controlador de domínio é centralizar uma base de dados de usuários e grupos e fornecer a autorização de quem pode ou não pode acessar arquivos e diretórios no servidor de arquivos, fazendo desse último apenas o servidor de recursos, que no caso são arquivos.

Então, quando um usuário que é do grupo RH e tenta acessar arquivos do FINANCEIRO, ele então é proibido de acessar, uma vez que não tem a autorização dada pelo controlador de domínio.

O controlador de domínio e o servidor de arquivos samba podem estar no mesmo servidor ou separados.

Já em um ambiente onde o servidor samba é um servidor de arquivos standalone ele provem tanto os recursos (arquivos) como também a autenticação, fazendo dele um servidor autossuficiente.

Vantagens e desvantagens do servidor Samba standalone.

A vantagem dessa abordagem você já entendeu, não há necessidade de um controlador de domínio.
Mas a desvantagem é que como não há um ponto central de autenticação com AD é necessário criar um usuário que irá acessar o arquivo ou diretório no servidor Samba e também o mesmo usuário e a mesma senha em cada estação que aquele usuário irá usar.

Em um ambiente que 5 estações de trabalho, tudo bem, simples de administrar, mas imagine com uma rede com mais de 10 estações de trabalho, seria inviável.

Quando usar um servidor de arquivos Samba standalone ?

Em seu uso doméstico.
Em um pequeno escritório com 9 máquinas no máximo.
Em um ambiente que necessita de um compartilhamento de arquivos rápido.

Outra vantagem desse modo é que apenas precisamos que os serviços sbmd e o nmdd estejam rodando na versão 4 ou superior do Samba, dispensando assim o provisionamento.

💬 Precisa de um especialista em Samba para o seu projeto ? entre contato comigo por e-mail alexander@astreinamentos.com.br ou no WhatsApp

E antes e ir embora não se esqueça de clicar no botão Follow para não perder nenhuma publicação.

--

--

Alexander Silva
Samba Server PRO

Trabalha com treinamento e capacitação de profissionais de TI,preparando alunos para as mais importantes certificações.