Vivendo em comunidades


Este post faz parte de uma série que busca apresentar o samhaus ao mundo.

Samhaus é um aplicativo multi-plataforma desenvolvido para gestão de relacionamentos e QdS (Qualidade de Serviço) para prédios residenciais ou comerciais.


Construindo comunidades amigáveis

Esse é o um dos nossos objetivos. Gostamos de dizer que oferecemos superpoderes aos condomínios para que eles sejam mais organizados e sustentáveis. Mas isso é uma longa história. Neste episódio vamos falar de comunidades.

Communities for a Better Environment — Transformando bairros menos favorecidos http://www.cbecal.org/

Nós descobrimos que o segredo de boas vizinhanças é um tenro senso de comunidade. Fazer parte de um grupo de pessoas que são amigas e que compartilham a mesma visão é muito melhor. A afinidade de opinião e visão é um poderoso criador de comunidades, pois os integrantes se atraem naturalmente em seus ideais.

O poder numérico aliado a unidade de visão levam a grandes transformações no meio — é só parar um momento para pensar nos movimentos que colocaram fim a descriminação de negros nos EUA e nos trabalhos solidários/missionários que algumas igrejas desenvolvem em milhares de outras comunidades menos favorecidas pelo mundo.

A empatia entre os integrantes de uma comunidade aumenta consideravelmente a qualidade de vida pois amigos se ajudam e se importam com o meio e visão onde estão inseridos.

Grandes cidades possuem uma variedade dessas comunidades em forma de condomínios, verticais ou horizontais. Também é grande a variedade de atritos e problemas entre vizinhos, pois apesar de serem comunidades, faltam-lhes organização e visão para que tenham mais empatia na hora de resolver os problemas.

Comunidades são um grupo de pessoas que resolvem viver juntas para se beneficiar das vantagens de uma coletividade. Segurança, relacionamentos e senso de pertencimento são algumas das vantagens. Cada pessoa deve cuidar para que o grupo possa desfrutar de um ambiente melhor.

O que dizer então de grandes condomínios verticais que mais parecem campos de batalha entre moradores do que uma comunidade? Este é o nosso ponto de partida: Para começar, precisamos de um recurso que seja discreto e disponível 24h para que os moradores possam vigiar as regras de boa convivência. Um mecanismo de organização acessível a todos moradores onde cada um é um guardião da visão do condomínio: Construir uma comunidade amigável.

O Ticket


Um ticket pode ser uma reclamação, um problema estrutural, uma ocorrência ou até mesmo uma sugestão para os administradores do condomínio. É um recurso privado e deve ser usado para qualquer caso. Quanto mais tickets, mais dados disponíveis para a administração tomar medidas preventivas.

O ticket pode ser enviado via smartphone ou pelo navegador. Para aqueles que não gostam de computadores, disponibilizamos uma ouvidoria telefônica para a abertura de tickets através do auto-atendimento — que apelidamos de Senhor Severino.

A solução de problemas através de tickets é mais amistosa do que conversas exaltadas ou interfones. Podem ser acompanhadas e geram dados analíticos. São discretos e permanecem até que uma solução apareça.

Solucionar problemas mais amistosamente é o primeiro passo para a edificação de uma boa comunidade. Para saber quais são os outros recursos que desenvolvemos, fique de olho em nossa coleção ou acesse samhaus.com e descubra o que preparamos.