Verão a todo vapor

Expedição à fantástica fábrica de camisetas: fotógrafa registra bastidores da produção das camisetas da Santacosta

Amanda R.
Amanda R.
Nov 6 · 4 min read

A fotógrafa Genevieve Bernardoni foi explorar a fábrica onde são produzidas as peças da Santacosta e contou com um time especial de modelos.

Você já parou para pensar como são feitas as camisetas da Santacosta? Como surge a ideia para criar os produtos? Como são produzidas, e quem está por trás de cada peça?

Nessa vida corrida, estamos tão acostumados a ter as coisas prontas que nem pensamos no ciclo de vida do produto e o como ele chega até nós. Esquecemos de pensar nas mãos que produzem cada camiseta que vestimos. E foi essa curiosidade que levou a fotógrafa Genevieve até a fábrica da Santacosta para desvendar os bastidores da fabricação das peças. E o toque especial ficou por conta dos funcionários que foram modelos por 1 dia.

“Pela primeira vez eu fotografei um número expressivo de pessoas, foram 60 rostos diferentes. Várias personalidades, uns mais tímidos, outros ansiosos com aquele momento. Foi um mar de rostos e meu desafio foi captar a essência de cada um. Foi um trabalho inspirador” , relata Genevieve.

O ensaio com os colaboradores ajuda a criar o elo entre os clientes e quem faz as peças, gerando empatia e ressaltando o lado humano da marca. Além de demonstrar o comprometimento com a responsabilidade social em meio a tantas denúncias de trabalhos em péssimas condições na indústria têxtil em todo mundo.

“Quem melhor do que as pessoas que fazem os produtos para estampar o ensaio das nossas camisetas do verão? Eles entendem dessas peças como ninguém, participam da criação desde o início, ajudam dando ideias e realmente vestem a camisa, porém ninguém sabe quem são. Com essa iniciativa colocamos a equipe como protagonista da marca, aumentando sua auto estima e olhando cada indivíduo como único e especial”, comenta Jeffferson Matias, um dos fundadores da Santacosta.

Para muitos foi a primeira vez posando para as lentes de um fotógrafo em meio a uma produção, com direto a maquiagem profissional feita por Carolina Nanni e Rafael Fiorentinni.

Luane Stihler, estilista da marca, ressalta o carinho que recebe do pessoal da fábrica: “São homens e mulheres que se dedicam para criar nossas peças com todo cuidado, desde o corte do tecido até a estamparia. Essa é a nossa forma de agradecer a todas as mãos que passam por uma camiseta até ela chegar na casa das pessoas”.

Para Christopher Stoner, sócio e fundador da Santacosta é gratificante ver o sorriso estampado no rosto dos colaboradores dessa fábrica parceira a tantos anos. “ Temos muito orgulho de produzir nossas peças em Santa Catarina, um estado que sempre nos inspira. Desde no nome da marca e até as camisetas de praias da região. Valorizamos a produção local e ficamos muito felizes em sempre poder contar com o Luíz Afonso Coelho e a Gisele Rocha Coelho(proprietários da indústria têxtil) que embarcaram com a gente nesse sonho desde o começo e abriram suas portas para receber esse projeto tão bonito”.

Gisele e Luis Afonso

O resultado dessa manhã na fantástica fábrica de camisetas? Com certeza, uma equipe mais unida, inspirada, se sentindo reconhecida e valorizada. Como bem disse a Gene: “cada um daqueles rostos se tornou uma janela que se abre para contar a história da Santacosta além do chão da fábrica”.

Santacosta

Nascida na praia, inspirada e produzida no Brasil. Nossas lojas: Praia Brava de Itajaí, Guarda do Embaú, Florianópolis e Navegantes.

Amanda R.

Written by

Amanda R.

Santacosta

Nascida na praia, inspirada e produzida no Brasil. Nossas lojas: Praia Brava de Itajaí, Guarda do Embaú, Florianópolis e Navegantes.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade