Google I/O 2017

As novidades para os designers

O Google apresentou muitas novidades na criação de novas experiências para os seus produtos. E antes de apresentar todas, ele demonstrou o tamanho de sua influência no mundo digital, com números de respeito, principalmente no Android.

É incrível pensar o poder de penetração que existe esse sistema operacional ao redor do mundo. Além do sistema, o Google mostrou que outras plataformas continuam crescendo e ganhando cada vez mais relevância, como Drive, Maps, Photos e YouTube.

Continuando seu processo de evolução, foram apresentadas as seguintes novidades:

1. Google Assistant

No ano passado foi apresentado uma assistente pessoal para facilitar as tarefas em diferentes dispositivos Android. Ela funciona de forma similar a Siri, permitindo interações por voz ou texto, executando determinadas tarefas.

A novidade ficou por conta da disponibilização para iOS e um recurso que chama Google Lens, que transforma a câmera do smartphone em uma espécie de buscador visual, permitindo reconhecimento de objetos.

2. Google Home

A corrida para conquistar a liderança dessa nova categoria está acirrada entre Amazon e Google, sem contar o rumor de que a Apple também pretende entrar nesse mercado com sua solução.

Agora o Google permite a conexão por Bluetooth, permitindo assim conectar outras funcionalidades ao Home, como fazer ligações ou tocar músicas do próprio device.

3. Android O

Esse ano não tivemos grandes novidades para o sistema operacional. O foco ficou para a otimização sistêmica e fluidez de navegação baseado no seu antecessor.

As melhorias de experiência ficaram para os “dots” que alertam o usuário quando o aplicativo possui alguma notificação, similar ao iOS. O recurso picture-in-picture que permite continuar assistindo um vídeo e executar outra tarefa, com uma versão reduzida.

Para aqueles que não gostam de ficar guardando várias senhas, a atualização disponibilizou um recurso chamado autofill que permite gravar o login e senha dos aplicativos, similar ao que o Chrome faz em sites, sem necessidade de preencher os campos para se logar.

O último recurso é uma espécie de 3D touch, permitindo executar ações sem precisar abrir o aplicativo.

4. Android Go

Pensando em ampliar sua influência no mundo, o Google possui uma iniciativa que se chama "Building for Billions" que refine diretrizes para a criação de experiências para locais que ainda não possuem infraestrutura desenvolvida, como o que acontece em países emergentes.

O Go é uma versão otimizada do Android para dispositivos mais simples, com menor capacidade de processamento, permitindo maior fluidez e melhor experiência para os usuários. Para esse sistema, o Google otimizou o Google Play destacando aplicativos já desenvolvidos para esse cenário, como Facebook Lite e Skype Lite por exemplo.

5. Instant Apps

Apresentado no ano passado, os Instant Apps são a resposta para o modularização dos aplicativos, permitindo fragmentar a experiência de determinadas sessões. Por meio de um link, as pessoas poderão acessar essas experiências sem a necessidade de downloads. A novidade ficou por conta da liberação para todos os desenvolvedores.

6. Daydream

Uma das principais apostas do Google para o futuro de suas experiências no mundo digital é sua plataforma Daydream. Nela é possível mesclar Realidade Virtual com Realidade Aumentada. Uma das maiores críticas desse tipo de tecnologia são os headsets que dependem de outros dispositivos para iniciar a experiência, como smartphones ou computadores.

A Microsoft já solucionou esse problema com o Hololens, sendo este totalmente independente de outros devices. O Google anunciou headsets imersivos independentes, sem nenhum tipo de dependência, assim como seu concorrente. Isso amplia as possibilidades de interação e eliminam um dos principais problemas para esse tipo de tecnologia.

Conclusão

O Google continua criando novos meios para proporcionar experiências cada vez mais ricas para os usuários de seus produtos. A cada ano ele consegui atingir novos mercados e ampliar suas fronteiras com sistemas operacionais mais acessíveis e soluções em diferentes meios digitais.

Algumas das novidades apresentadas levarão mais tempo para se popularizar, mas outras já fazem parte de nosso cotidiano, como o robozinho verde. Para o cenário brasileiro, as experiências que mais me chamaram a atenção foram o Android Go e os Instant Apps, devido a relevância que essas tecnologias podem proporcionar para as pessoas no Brasil.