Jazz na Cidade Canção

Maringá recebe atrações de Jazz no final de semana

Sapere Aude
SAPERE AUDE CMM

--

Na última semana de outubro, Maringá será palco de grandes acontecimentos musicais. Nos dias 24 e 25 de outubro sedia a terceira edição do Maringá Jazz Festival, além de receber no dia 26 de outubro (domingo) a apresentação de Hermeto Pascoal e grupo, músico compositor e multi-instrumentista brasileiro.

A editoria de cultura do Furo no Muro entrevistou Paulo Petrini, assistente de produção do Maringá Jazz Festival, para descobrir um pouco mais sobre o evento e este estilo musical marcado pela improvisação.

O estilo musical

Manifestação artístico-musical originária dos Estados Unidos durante o início do século XX, o jazz possui características essenciais. Segundo Petrini, além dos improvisos, se destaca a dose carregada de personalidade de seus músicos. A mistura de instrumentos variados, como baterias, instrumentos de corda e metais, unida àcontribuição de cada personalidade de dentro da banda é, para ele, a essência do jazz, que gira em torno também das contribuições vindas dos mais diversos lugares e influências.

Existem maneiras diferentes de se empregar a palavra Jazz. Ela pode representar tanto a música instrumental americana (em suas diversas vertentes), quanto rotular qualquer música instrumental que obtenha improvisação. O caráter fundamentalmente original do estilo garante que, mesmo que seguindo um tema ou prestando uma homenagem a algum outro compositor, um jazzista nunca faz uma imitação ou cover, pois sempre imprime sua própria personalidade e bagagem dentro de sua interpretação.

A relação do brasileiro com o Jazz se fortaleceu durante os anos 80, graças a festivais nos Estados Unidos divulgadores de grandes nomes americanos dentro do Brasil. A facilitação do acesso a discos de Jazz também aproximou o gênero da população. A influência direta do Jazz dentro da música brasileira vem de diversas formas e, graças à riqueza de ritmos do país, torna-se fácil a mistura de elementos característicos do estilo. A mescla de gêneros musicais essencialmente brasileiros como o choro, o samba, a bossa nova e o baião e o estilo americano resulta em músicas instrumentais que podem ser ditas brasileiras por serem tocadas com o “sotaque” do Brasil.

Um exemplo desse sotaque é a produção de Airto Moreira, musicista brasileiro que, mesmo residente nos Estados Unidos desde os anos 60, produz música instrumental brasileira, ainda que com grandes influências americanas. Uma das bandas convidadas pelo festival maringaense é a banda Três de Paus que, formada por compositores brasileiros, prestará uma homenagem a Airto, imprimindo, claro, suas próprias interpretações, estas temperadas com muito samba, baião e maracatu.

Um festival livre

O Maringá Jazz Festival , a exemplo das edições anteriores, terá o acesso gratuito, podendo o público interessado retirar os ingressos no mesmo dia do evento. Ao oferecer em um mesmo espaço e em um curto período de tempo atrações de grandes nomes da música instrumental brasileira, muitas vezes desconhecidas ao grande público, o festival pretende dar continuidade a um processo de aproximação da população maringaense com o gênero musical de forma acessível a todos.

A iniciativa de organizar festivais de Jazz no Paraná veio após o sucesso do free jazz nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, estilo que propõe uma intensa liberdade de improvisação musical. Maringá tem um histórico de demanda desse tipo de evento e, desde sua primeira edição, o público maringaense recebeu muito bem o festival, esgotando os ingressos das outras edições. O apoio de empresas como a Viapar e Máquinas – John Deer através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) tornou possível a realização de mais uma edição.

O Maringá Jazz Festival segue os moldes do Cascavel Jazz Festival, evento que já se encontra em sua 18ª edição e compartilha algumas atrações com o festival maringaense, além de oferecer workshops com grandes nomes da música instrumental. Espera-se que o festival maringaense obtenha o mesmo reconhecimento e ocorra por muito mais anos.

O que o público irá encontrar

A primeira noite do festival contará com a performance da banda Três de Paus que, ao prestar uma homenagem ao músico Airto Moreira traz ao público o que chamam de “música instrumental sem rótulos”, muito enriquecida com ritmos genuinamente brasileiros. A noite conta também com a apresentação de Marcel Powell, músico nascido em Paris que desde os 9 anos de idade já apresentava formação profissional, tendo como professor o pai Baden Powell, ícone da música brasileira. Com mais de 6 discos lançados, é uma atração muito esperada pela organização do evento.

O segundo dia de festival contará com a apresentação do grupo Cuca Teixeira Reunion, que conta com Cuca Teixeira, músico profissional desde os 15 anos de idade e um dos maiores bateristas brasileiros da atualidade. A banda Makimatrio é a segunda atração do dia 25 que, ao explorar diferentes estruturas harmônicas e assumir o experimentalismo, merece destaque. Conta ainda com a participação de Marcelo Martins, músico arranjador e multi-instrumentista do sopro, contribuição de peso para a apresentação.

A diversidade de linguagens, formações instrumentais e origens presentes no festival são uma forma de fornecer ao público diferentes impressões sobre a música instrumental brasileira. O festival é uma oportunidade de entrar em contato com músicos, instrumentos, gêneros e ritmos diferentes, além de uma forma de acompanhar e prestigiar a música instrumental brasileira.

No domingo (26), Maringá também contará com a apresentação de Hermeto Pascoal, alagoano compositor arranjador e multi-instrumentista que, aos 78 anos, possui mais de 20 discos e se apresenta com mais de cinco formações diferentes. Famoso por sua capacidade de extrair sons de qualquer coisa, desde chaleiras e brinquedos até a voz das pessoas, a longa carreira do músico e suas influências vindas de diversos lugares do mundo fazem de sua apresentação única e uma oportunidade de acompanhar de perto um dos gigantes da música brasileira. Os ingressos custam R$120,00 (inteira) e podem ser adquiridos na Genko Mix do shopping Maringá Park.

Mais informações em:
Site do Festival: http://maringajazz.com.br/2014/
Portal Hermeto Pascoal: http://www.hermetopascoal.com.br/

Escrito por: Luisa Krauze
Fonte (imagem):
Maringá Jazz Festival [Edição 2013]

Volte à página inicial da SAPERE AUDE

Volte à página inicial da FURO NO MURO

--

--