Saiba como pesquisar tendências de mercado

Cássia Marques Martins
Sapiranga Empreende
3 min readMay 11, 2017

Como e onde buscar informações sobre sua profissão ou negócio

Imagem: Pixabay

Como se manter atualizado sobre as tendências do mercado e identificar oportunidades? Tão importante quanto o autoconhecimento é olhar para fora e conhecer o ambiente em que se encontra ou pretende ingressar. No artigo anterior foi indicada a realização da Matriz Swot, para identificar forças e fraquezas, relacionadas a uma análise interna, e oportunidades e ameaças, em uma perspectiva externa. De que forma reconhecer estes últimos aspectos é o que será aprofundado nesta etapa, pois é indispensável considerar situações e circunstâncias que podem impactar e refletir em seu negócio. Confira as dicas:

Utilize o Google Trends: A ferramenta do Google informa tendências, dados e buscas do momento, além da evolução nos últimos anos. As possibilidades são inúmeras: pesquisas que foram destaque em temas relacionados ao seu negócio; termos mais buscados e tópicos relacionados; segmentação por local e hora; buscas em ascensão e as que perderam audiência; além dos meses em que há maior procura por determinados produtos ou serviços. Você pode pesquisar, por exemplo, o termo “Startup” e selecionar categorias de interesse, como Compras, Automóveis e Veículos, Saúde, Finanças, etc., além de comparar com outras palavras-chave. Mas não se limite a isso! O Google Trends é apenas um guia para nortear uma busca aprofundada sobre a área de atuação do seu negócio.

Não se limite a sua região: É muito importante conhecer o mercado na sua cidade, região ou estado, saber quem são os concorrentes diretos e indiretos, o que estão fazendo, o que tem atraído clientes e os nichos pouco explorados. Mas é fundamental conhecer as referências nacionais e mundiais em seu ramo. Liste empresas de destaque em diferentes níveis, quais foram as principais mudanças nos últimos anos e o que está sendo feito atualmente. Identifique produtos ou serviços que podem ser agregados ao seu empreendimento e no que não investir. Faça buscas em inglês e outros idiomas, o que ampliará consideravelmente o escopo, com resultados qualificados e diferentes do que todos estão acessando.

Siga canais de conteúdos especializados: Você deve se informar constantemente sobre assuntos relacionados ao seu negócio. A segmentação é uma tendência em conteúdos, por isso não vai ser difícil encontrar revistas específicas de sua área, canais no YouTube, sites, blogs, e-books. Verifique quem são os influenciadores e o que os levou a esta posição. Outra dica é seguir profissionais no LinkedIn — a plataforma tem se consolidado não apenas como uma rede social profissional, mas como um espaço de artigos qualificados e relevantes sobre o mercado de trabalho, negócios, empreendedorismo e carreira. Não sabe por onde começar? Conheça os Top Voices, quinze brasileiros que mais se destacaram por seus artigos e insights no LinkedIn em 2016.

Pesquise premiações: Concursos promovidos por instituições notáveis costumam ser um bom parâmetro e o objetivo não precisa ser, necessariamente, ganhar prêmios. A busca revelará iniciativas relevantes e inovadoras, além, é claro, de valorizar seus diferenciais e possibilitar mais reconhecimento em sua atividade, caso participe e seja contemplado.

Busque produções científicas: O Google Acadêmico é um grande aliado na exploração de pesquisas, periódicos, artigos e teses de universidades por todo o mundo. Saber as correntes de pesquisa, resultados, dados e indicadores também pode revelar tendências do mercado. Além de fornecer bases teóricas, caso você atue no compartilhamento e produção de conteúdo. Estudos governamentais também são uma fonte confiável de informações sobre o perfil dos consumidores e seus hábitos.

Identifique a temporalidade das tendências: Depois de reconhecer as tendências você deve ser capaz de filtrá-las para diferenciar as que são de curto, médio ou longo prazo, e decidir no que vale a pena investir. Uma forma de classificação é por modismos, tendências e megatendências. Os modismos são casos que surgem sem previsão e, possivelmente, o fim será súbito como o início. Podem ser explorados por um tempo, mas normalmente não oferecem significado econômico ou social. As tendências são baseadas em uma sequência de fatores, manifestam estabilidade e indicam direções. Por fim, as megatendências representam mudanças de paradigmas sociais, políticos, econômicos. São construídas aos poucos e podem perdurar por muito tempo.

Se você tem uma equipe de trabalho, estimule que todos busquem novidades e pensem em possibilidades de aplicação destes conhecimentos. Sugiro que crie uma pasta compartilhada no Google Drive, onde todos possam publicar links, ideias e referências. E continue acompanhando a série 30 passos na jornada do empreendedor. Toda semana uma nova dica!

--

--