Vai lá e faz! Tay Cakes conquistou seu espaço na doceria gourmet em Sapiranga

Cássia Marques Martins
Sapiranga Empreende
4 min readApr 16, 2021
Tayla comemora o resultado da Páscoa 2021 (Foto: Arquivo pessoal)

Ninho com Nutella: a combinação que dá água na boca faz parte da rotina da sapiranguense Tayla Mainara Machado. A empreendedora de 22 anos faz sucesso com seus doces gourmet e cada vez amplia mais o cardápio. Apenas na Páscoa deste ano foram mais de 200 ovos de colher produzidos.

Boa parte das vendas vêm do Ifood e do Instagram. O lado fotógrafa ajuda na construção de um feed que brilha aos olhos. Mas nem sempre ela consegue atualizar na frequência que gostaria, já que a vida de Micro Empreendedora Individual é corrida. Precisa divulgar, cuidar das finanças, comprar insumos, produzir e vender. Em datas especiais o apoio da família e dos amigos é fundamental para dar conta da demanda.

Tayla completa, em 17 de abril, 1 ano da formalização do seu negócio, mas a ideia de fazer doces surgiu quando ela ainda estava no ensino médio e levava cupcakes para vender aos colegas de escola. “Aí surgiu o nome. Um amigo falou: abre um negócio e coloca o nome de Tay Cakes”, relembra. Ela não levou adiante naquele momento, mas guardou a ideia com carinho.

Até que no final de 2018 fez uma aposta: gastou tudo que tinha em produtos para fazer bolos de pote. Divulgou no grupo de jovens da igreja e foi o maior sucesso, vendeu tudo! Os comentários se espalharam e no primeiro mês foram quase 300 bolos vendidos. Após um tempo, com a queda nas vendas, Tayla interrompeu a produção por alguns meses.

A Páscoa de 2020 foi a virada de chave. Surgiu a Tay Cakes no Instagram, com os populares ovos de colher. Foram cerca de 70 pedidos. “No final não tinha mais nem chocolate, até as últimas horas estava aceitando pedidos. Eu não tinha a mínima ideia de organização e planejamento, nunca tinha feito isso, foi uma loucura”, conta. Mas deu certo! Ali ela percebeu que esse seria seu negócio, de fato.

Em um ano, que coincidiu com a pandemia, Tayla conquistou um público além do seu círculo social. No Natal de 2020 foram mais de 70 chocotones gourmet vendidos. Na Páscoa de 2021 as vendas quase triplicaram e mais de 80% dos pedidos vieram de clientes desconhecidos.

Hoje faz entregas diárias. A partir de R$ 10 é possível experimentar os doces conceituados. A qualidade e o capricho são elogiados pelos clientes no Ifood. O cardápio inclui: bolos de pote, brigadeiros gourmet, copos supreme e coxinhas doce. Os bolos de festa são produzidos por encomenda. “Isso foi desafiador, são bolos bem mais complexos que os de pote, mas sempre busco me capacitar, fazendo cursos e me profissionalizando cada vez mais nessa área”, relata.

Empreender é um desafio

Ser responsável por um negócio, sendo jovem, não é tão simples. Tayla conta que o mais desafiador foi o medo de não dar certo. “Muitas vezes eu pensei: será que realmente vou conseguir? Mas ter meu negócio sempre foi meu objetivo. Via vagas de emprego, largava currículos, e pensava: eu não quero isso”, relembra.

As parcerias são muito importantes para quem está começando, pois têm potencial de atingir mais pessoas. Tay conta com parceiros locais como Play Delivery, Caramelane, Camila Vargas Ateliê e Personalizados da Drika, que agregam muito ao seu negócio.

E uma rede de apoio é fundamental, mesmo que seja em forma de incentivo. “Quando estava começando, uma pessoa me falou: vai lá e faz, vai que vai dar certo. E eu fui lá e fiz! Meu conselho pra quem está começando é: não desista. É muito difícil empreender tendo a idade que eu tenho, é muita coisa pra pensar e dar conta, mas não podemos desistir dos nossos sonhos. Se a gente não for atrás, as coisas não vão acontecer. Mas, se insistir, a gente chega lá”, finaliza.

Acesse o cardápio digital e as redes sociais da Tay Cakes:

https://linktr.ee/taycakes

https://www.instagram.com/taycakes__/

Brigadeiros gourmet, chocotone, bolo de festa, ovo de colher (Fotos: Arquivo pessoal)

--

--