Eu acordei. Agora ninguém me segura.

Menê Inpu Marvena
Papiro Estelar
Published in
7 min readSep 23, 2020

Bom dia, tarde ou noite minhes querides! Tudo bem com vocês?

Por aqui tudo ótimo! Precisei de uma pausa para refletir e repensar uma série de coisas… E olha, valeu super a pena! Precisamos descansar e parar de vez em sempre! Com a pandemia acabamos nos esquecendo disso, levando tudo no piloto automático e ultrapassando vários dos nossos limites sem nem perceber. Ao longo deste período de soneca, pensei muito em criar conteúdos voltados para o isolamento, casa doze(12) e como podemos testemunhar isso nos nossos mapas.

Dito e feito hoje iremos falar sobre a décima segunda casa, seus significados, testemunhos e veremos alguns exemplos muito marcantes na prática em natividades anônimas. Vindo da boca de alguém que vivenciou essa casa recentemente na pele… O conteúdo e contexto não poderia ser melhor!

Vamos começar então pela casa doze e os seus múltiplos significados maléficos e simbólicos — Aqui temos as prisões, vícios, autodestruição, exílios, minorias sociais, pânico, solidão, espionagem, mentira, conspiração, marginalização, tabus sociais, cenários de vulnerabilidade e abandono, repouso forçado, hospitais, manicômios, inimigues ocultes, magias maléficas com efeitos destrutivos, depressão e ansiedade. Aos olhos de qualquer pessoa desavisada esta casa pode se tratar apenas de malefícios, certo? Errado em partes! Nesta casa nós também temos o serviço social, psicóloges, psiquiátras, carcereires, médices, enfermeires, ONGs e projetos sociais.

Viram? Apesar de ser considerada uma casa cadente (fraca no nível de força na hierarquia das casas) e maléfica por não enxergar o ascendente, extraímos recursos vitais para a sobrevivência do ser humano como a medicina, assistência social, ONGs e todos os trabalhos que visam ajudar as pessoas inseridas nestes cenários de vulnerabilidade. É até mesmo interessante parar e pensar: aqui nós temos todos os tabus sociais! Aquilo que ninguém fala mas precisa ser debatido, caso contrário se tornam conspirações que aos poucos nos consomem como sociedade e levam inúmeros grupos marginalizados a morrer diariamente.

Aqui também temos o júbilo, ou seja, alegria e força de Saturno — O grande maléfico significador das pedras, construções, estruturas, paralisia, escuridão, morte, doenças, limites, restrições, do tempo, assim como das pessoas em situação de fragilidade, ambiciosas, falsas, conspiradoras, administradoras dos recursos dos outros e marginalizadas. Com certeza a casa doze é onde vemos a fragilidade e realidade das coisas. Se você tem Saturno na décima segunda casa do seu mapa natal, pode ter certeza que ele está feliz ali dentro e conferindo forças aos seus assuntos dentro da natividade.

A essa altura do campeonato vocês devem ter refletido e percebido… Que a casa doze apesar de ser considerada “ruim “ para todos os efeitos técnicos e práticos, com contexto & análise profunda, podemos extrair coisas “benéficas “ dela. Alguns testemunhos associados a essa casa são justamente a hospitalização, cirurgias, prisão, isolamento, exílio, ataques energéticos maléficos, crises de pânico, vícios, adoecimento mental, trabalhos sociais, medicinais, carcerários ou investigativos de uma pessoa. Então sempre que passar por situações como essas ou for investigar uma natividade com estes tipos de eventos, busque a casa doze e seus regentes para ter maiores detalhes do corrido — Com certeza eles estarão envolvidos na parada.

Um outro ponto interessante sobre essa casa, é que pela ordem caldaica (velocidade de locomoção dos planetas) Vênus está associada aos temas da doze. De fato os mesmos prazeres e relacionamentos interpessoais podem se tornar prisões, relações abusivas ou até mesmo vícios sem que a gente perceba. Se você possuí algum planeta na décima segunda casa saiba que ele se encontra debilitado e enfraquecido no mapa.

Por último vale salientar que as minorias sociais marginalizadas vivem aspectos de casa 12 (doze) desde sempre, eu enquanto prete, gay e afeminade sempre me vi colocade a margem, preso em grades invisíveis dos tabus e preconceitos sociais. Condicionado sempre a me sentir errado, proibido e restrito a ser quem sou longe do mundo, com minha figura demonizada, sem visibilidade alguma. Pode ser gay mas não afeminade, prete em lugar de conquista e visibilidade? Não pode, para a sociedade colonial e supremacista branca es pretes sempre devem ser pobres e morar na periferia, excluídos de tudo sem acesso a nada. Ter essas vivências também é um testemunho claro, na prática de se experimentar a décima segunda casa na pele.

Mesmo sem ter aspectos de casa doze muito relevantes no seu mapa, caso pertença a alguma minoria ou sua existência provoque tabus sociais. Tu estarás condicionade a viver os assuntos da décima segunda casa na pele, mesmo que de maneira mais sutil e não tão relevante na sua vida. A astrologia é política e social, para se ter uma boa interpretação é necessário estar consciente dos contextos históricos, culturais e sociais nos quais a pessoa dona do mapa está inserida.

Exemplo prático de análise da décima segunda casa

Mapa exemplo — Iremos trabalhar em cima dele.
  1. O primeiro passo para se investigar os testemunhos de casa doze, é justamente identificar o seu regente dentro do mapa. Portanto olhando para o nosso modelo acima, podemos claramente observar o signo de capricórnio abrigando a décima segunda casa, portanto, Saturno (planeta circulado em vermelho) o regente por domicílio deste signo será o representante destes assuntos no mapa.
  2. O segundo passo é avaliar qual é a condição deste regente na natividade. Neste caso temos um Saturno domiciliado, dentro da seita do mapa (diurno), jubilado (alegre e forte por estar na casa doze) e dentro dos seus próprios termos egípcios. Claramente um planeta digno e de grande relevância dentro do mapa. A partir desta análise das dignidades essenciais e acidentais, podemos afirmar que os assuntos representados por Saturno no mapa estão bem colocados, favorecendo assim as promessas deste planeta dentro do mapa. Apesar de ser o grande maléfico, quando digno ele tende a favorecer e native — Lembrando sempre: Por ser o regente da décima segunda casa e apesar de estar digno, Saturno continua sendo o grande maléfico favorecendo os assuntos negativos desta casa. Estar favorecido só ameniza estes fatos.
  3. O terceiro passo a se seguir é descobrir os significados acidentais de Saturno (regente da casa doze) dentro do mapa. Para isso consultamos a tabela de dignidades e debilidades feita por Ptolomeu, a fim de identificar quais casas Saturno tem regência por domicilio e exaltação. Neste caso Saturno possuí regência por domicilio das casas 1 (um) e 12 (doze), sendo também regente por exaltação da casa 9 (nove). Feito isso já descobrimos que Saturno nesse mapa fala sobre e próprie native done do mapa (casa um ou ascendente), seu isolamento(casa doze) e formações acadêmicas ou atividades religiosas (casa nove). E que os temas destas casas estão direcionados de forma digna para a casa doze, ou seja, e native assim como os seus bens e formação superior estão colocados nos assuntos da casa doze.
  4. O quarto passo depois de tudo isso que nós já fizemos seria observar quais aspectos Saturno recebe no mapa. Neste caso Saturno faz conjunção separativa com júpiter, recebe uma oposição aplicativa de Vênus na casa 6 (seis), um trigono aplicativo do Sol e Mercúrio na casa 8 (oito), finalizando com uma quadratura separativa de Marte na casa 3 (três). Ao realizar esta etapa saberemos quais os outros assuntos do mapa que se direcionam para a casa doze e os temas levados até ela.
  5. O quinto passo é juntar tudo o que descobrimos e formular uma interpretação simbólica, baseada nos significados dos planetas e aspectos envolvendo Saturno neste mapa. Recomendo que você tente interpretar sozinhe e depois veja a resposta. Esta vem de maneira completa logo a seguir na conclusão da análise deste exemplo.

Conclusão — Conforme o construído e estudado ao longo de toda a análise, Saturno representa e native colocado desde cedo nos cenários complicados de casa 12 (doze), resultando no seu isolamento e familiaridade com estes temas. É interessante observar que e native (Saturno) recebe um trigono aplicativo do Sol regente da casa sete(significador do outro) e Mercúrio regente da casa oito(o dinheiro do outro, heranças e morte), representando assim a busca de terceiros pela pessoa dona do mapa para administrar e solucionar questões de casa 12 (doze), associadas aos temas das casas sete e oito — Mediações, questões interpessoais e psicológicas, heranças e a própria morte. Outro ponto a se levar em conta é a quadratura separativa com Marte, regente da casa 3(três) e 10 (dez) responsável por representar o ensino fundamental, irmãos, deslocamentos, mudanças, carreira, mãe e reputação. Resultando assim em possíveis mudanças de carreira, conflitos, traumas, mal entendidos e distanciamento envolvendo a mãe, irmãos ou acidentes de trânsito que levem a hospitalização. É necessário e recomendado cuidar da própria saúde mental na terapia. As formações superiores se colocam voltadas para a área da saúde, social ou de pesquisas envolvendo os temas das casas doze, oito, sete, cinco e seis (mortes, heranças, angustias alheias, lidar com pessoas em situação de vulnerabilidade, crianças, o estudo das doenças e sexualidade). Por último mas não menos importante, existe grande honra e satisfação vinda das atividades profissionais de native apesar das dificuldades financeiras.

AVISO IMPORTANTE: Essa é uma interpretação feita com base SOMENTE no mapa, em um atendimento real busque sempre conversar com a pessoa dona do mapa astral. Recebendo muito contexto e sempre fazendo uma leitura com parcimônia e empatia. Este é um exemplo meramente ilustrativo e 100% (cem por cento) técnico, a fim de ajuda-los a compreender o raciocínio por trás de uma interpretação tradicional. Vale ressaltar que eu apenas analise o contexto parcialmente isolado da décima segunda casa, o mapa é sempre maior e mais extenso do que esta interpretação. Dando assim margem para novas descobertas e interpretações ao longo do estudo da carta.

Gostou? Compartilhe e me marque nos seus stories do instagram!

Redes sociais (clique ou toque para acessa-las):

Instagram: @SarcofagodeSaturno

Youtube: Prisma Astral — Luz e Autoconhecimento

Podcast: Papiro Estelar

Material de Apoio:

--

--

Menê Inpu Marvena
Papiro Estelar

Travesti. Trabalho fazem 8 anos com astrologia em diversas redes sociais. Busco ensinar e trazer acessibilidade pela escrita.